Equilíbrio ambiental, ou equilíbrio ecológico, é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas.
O termo “homeostase” é utilizado para indicar um estado de equilíbrio do meio interno independente das alterações que ocorrem no meio externo.
A questão do equilíbrio ecológico e ambiental a nível planetário é tratada de forma contraditória. Nota-se que anualmente, inúmeras nações reúnem-se em prol da redução de atividades que geram degradação ambiental e intensificação do efeito estufa.
A conservação dos ecossistemas é essencial para garantir o equilíbrio e fluxo dos serviços ambientais que sustentam a vida no planeta, incluindo o sequestro de carbono da atmosfera e a purificação da água. O desafio é como equilibrar o crescimento econômico com equidade social e preservação ambiental.
vazar petróleo em plataformas em alto mar; extrair madeira de forma ilegal; queimar material orgânico em grande quantidade, o que aumenta a concentração de CO2 na atmosfera; jogar lixo em locais inapropriados, poluindo não só a vegetação, mas contaminando também o lençol freático.
A fauna possui um papel muito importante para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois são os animais os responsáveis pela dispersão de sementes das árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.
Equilíbrio Ecológico. Quando falamos em equilíbrio ecológico, estamos falando sobre uma relação estabelecida entre os organismos e que são vitais para a manutenção dessa espécies. A extinção de determinada espécie ou população pode acabar afetando o equilíbrio ecológico existente em uma comunidade.
Situação de perfeito equilíbrio entre os seres vivos e seu ambiente natural. É o melhor momento do jogo, em que todos estão ganhando. Pensando no planeta como um todo, podemos refletir sobre o conceito de Sociedade.
A atividade humana sobre o meio ambiente pode levar ao desequilíbrio ambiental através da perda da biodiversidade e da alteração das condições ambientais – essas condições aumentam a suscetibilidade humana para os agentes infecciosos.
Equilíbrio biológico é um mecanismo dinâmico que ocorre em um ecossistema pelo qual os organismos (espécies) se interagem e se adaptam uns aos outros. São eventos muito esporádicos, imprevisíveis, como grandes furacões, terremotos, tempestades, maremotos, vendavais, etc., os quais tendem a gerar intensa destruição nos ambientes onde ocorrem.
Quais temas as comédias gregas costumavam abordar?
O que são e para que servem os indicadores sociais?
Como é que surgiu a psicologia?
Como fazer a armadura mais forte do Minecraft?
Porque a Caixa Econômica foi criada?
Como criar um gabarito de prova no Word?
O que significa o feriado dos Finados?
Quais são as peças formas geométricas que compõem o Tangram?
Como fazer um esboço de um texto?