O que é o crime próprio?

Pergunta de Hélder Dinis Paiva de Batista em 30-05-2022
(6 votos)

Crime próprio é a ação ou omissão de determinadas pessoas especificadas legalmente, e em decorrência disso, é gerado um resultado danoso a algum bem jurídico, já previsto pela legislação penal.

Quais são os crimes próprios?

Os crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas pessoas, tendo em vista que o tipo penal exige certa característica do sujeito ativo. Podemos citar como exemplo o crime de infanticídio, que só pode ser cometido pela mãe, sob influência do estado puerperal (art.


O que é crime comum e próprio?

Os crimes comuns são aqueles que podem ser cometidos por qualquer pessoa, como é o caso do homicídio, do roubo, entre outros delitos. Em contrapartida, crimes próprios são aqueles que exigem sujeito ativo especial, ou seja, podem ser praticados somente por certas pessoas, com determinadas qualidades.

É exemplo de crime próprio salvo?

Crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas classes de pessoas. Por exemplo, o peculato é um crime próprio porque só pode ser cometido por um servidor público. ... Mas aquele mesmo artigo termina dizendo que “salvo quando elementares do crime”, e é aí é que entra o exemplo do peculato.

O que é crime próprio ou impróprio?

Crime omissivo próprio: há somente a omissão de um dever de agir, imposto normativamente, dispensando, via de regra, a investigação sobre a relação de causalidade naturalística (são delitos de mera conduta). Crime omissivo impróprio: o dever de agir é para evitar um resultado concreto.

Classificação e Espécie das Infrações Penais - Crimes Comuns, Próprios e de Mão Própria


21 curiosidades que você vai gostar

Quais são os crimes impróprios?

O crime omissivo impróprio (também chamado de comissivo por omissão), consiste na omissão ou não execução de uma atividade predeterminada e juridicamente exigida do agente. ... Não tem uma tipologia própria, vez que se inserem na tipificação comum dos crimes de resultado, como homicídio, lesão corporal.

Quais são os crimes permanentes?

Exemplos de crimes permanentes: São exemplos de delitos permanentes a ocultação de cadáver, receptação dolosa, depósito, guarda ou transporte de entorpecente, redução à condição análoga à de escravo, sequestro, cárcere privado, violação de domicílio, associação criminosa e extorsão mediante sequestro.

É crime próprio quanto ao sujeito?

Os crimes se classificam, quanto ao sujeito ativo, em comuns, próprios e de mão própria: Crime comum: é aquele que não exige nenhuma qualidade específica do sujeito ativo para sua prática. ... Crime próprio: é aquele que exige determinada qualidade do sujeito ativo para sua prática.

Quem pode cometer o crime próprio?

Os crimes próprios (também chamados de especiais) são aqueles em que se exige uma qualidade ou característica especial do sujeito ativo. Dessa forma, somente aquele que possui esse elemento especial determinado em lei poderá praticar esse crime.



Outras questões

Quem tem justiça gratuita paga litigância de má-fé?

Qual a classificação dos riscos ocupacionais explique cada um deles?

Qual valor da multa por desobediencia?

Qual é a importância da DVA?

O que é beneficiário final no boleto?

Quantos são 50% de R$ 600?

Quais carteiras de estudante são válidas?

Qual pedra usar no trabalho?

Qual é a função do aparelho psíquico?

Como fazer um pedido para Oxalá?

Quantos exercícios em um treino?

Onde se coloca a linha de oitava?

O que são os pareceres?

Como fazer água para perfumar o ambiente?

Qual o número da Credz?

Qual o padrão de energia?

Qual marca de celular emite menos radiação?

O que são exercícios aeróbios exemplos?

O que é a organização pedagógica da escola?

Como pegar carona no BlaBlaCar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com