Contribuinte é o sujeito passivo de uma obrigação tributária. Em outros termos, é aquele que se sujeita, por previsão legal, ao pagamento de tributos ao fisco.
O sujeito passivo da obrigação principal diz-se: iii. I – contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador”.
Contribuinte é o sujeito passivo de uma obrigação tributária. No Brasil, os contribuintes são registrados no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), se pessoas naturais, ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), se forem sociedades ou firmas individuais. ...
Contribuinte e Responsável Tributário
Contribuinte, nos termos do art. 121, I, do CTN, é aquele que possui relação pessoal e direta com o fato gerador. Isto é, é quem de fato criou a obrigação tributária.
Contribuinte é aquele que tem relação direta com o fato gerador do tributo e recolhe o pagamento aos cofres públicos. Alíquota é o percentual definido em lei para o cálculo do valor do tributo. Fato gerador é a situação prevista em lei que, se acontecer, provoca o nascimento da obrigação tributária.
18 curiosidades que você vai gostar
Contribuinte de direito: pessoa designada pela lei para pagar o imposto. Contribuinte de fato: pessoa que de fato suporta o ônus fiscal. Esse aspecto é de importância fundamental na solução dos problemas de restituição do indébito tributário. O IPI e o ICMS são impostos indiretos.
Em suma tributos com destinações especificas são exações atreladas ao cumprimento de uma finalidade com expressa previsão de destinação do produto da sua arrecadação na lei instituidora. A destinação deve ser observada em dois momentos: na instituição da contribuição pela norma tributária e, no orçamento (art.
214, “Responsáveis tributários em sentido amplo são todos aqueles a quem, não sendo contribuintes, a lei atribui a obrigação de arcar com tributos e/ou penalidades devidas por outrem, abrange o responsável em sentido estrito, o substituto e o sucessor de tributos”.
Quais são as modalidades de responsabilidade tributária? Essa matéria tem duas modalidades principais, sendo elas: por substituição, dividida entre progressiva e regressiva; ou por transferência, podendo ser dos sucessores, de terceiros ou por infrações.
Como recuperar costela de adão?
Como fazer a senha do cartão poupança da Caixa?
Como recuperar antúrio sem folhas?
Como recolher o gás de geladeira?
Quais foram as primeiras sociedades americanas?
Como foi a origem de arremesso de peso?
Qual a origem das quadrilhas como chegou ao Brasil?
Quando surgiram as primeiras árvores?
O que pode substituir meu Deus?
Como surgem as queimadas na Amazônia?
O que usar em ferida com necrose?