Comunismo (do latim communis) é uma ideologia e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sobre as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...
Anticomunismo é um movimento político e ideológico contrário ao comunismo. Tem sido proeminente em movimentos de resistência contra o comunismo sob estados socialistas governados por partidos comunistas ao longo da história.
Um partido comunista é um partido político que tem como objetivo a aplicação política, social, cultural e econômica dos princípios do Comunismo através de um governo. O nome origina-se da obra O Manifesto do Partido Comunista (1848), dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.
Um Estado comunista, também conhecido como Estado Marxista-Leninista, é um Estado unipartidário que é administrado e governado por um partido comunista guiado pelo Marxismo-Leninismo.
Uma sociedade comunista é caracterizada pela propriedade comum dos meios de produção com livre acesso aos artigos de consumo e é sem classe e sem Estado, implicando o fim da exploração do trabalho.
Atualmente, os Estados comunistas existentes no mundo encontram-se na China, Cuba, Laos e Vietname. Estes Estados comunistas muitas vezes não afirmam ter alcançado o socialismo ou o comunismo nos seus países, mas sim estar a construir e a trabalhar para o estabelecimento do socialismo nos seus países.
Podemos dizer que o capitalismo é o oposto do socialismo, pois este defende a propriedade social dos meios de produção – não a propriedade privada.
Atualmente, há cinco partidos que se denominam com ideologias comunistas no Brasil: o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e sua ala juvenil União da Juventude Comunista (UJC), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), o Partido da Causa Operária (PCO) e a Unidade ...
No socialismo, os recursos da economia são geridos e controlados pelas próprias pessoas através de conselhos, enquanto no comunismo, a gestão e o controle estão nas mãos de um único partido autoritário.
No manifesto, os filósofos criticaram algumas formas de socialismo já concebidas na época e descreveram o regime como um estágio de transição obrigatório que precede o comunismo. As reflexões contidas no documento serviram como base para o surgimento do chamado Marxismo.
O socialismo também nunca foi totalmente adotado em nenhum país. Porém, alguns países como a Noruega, a Suécia e o Canadá têm muitas políticas socialistas, como sistemas de saúde gratuitos, além de um papel preponderante do governo em muitos setores.
Recebeu esse nome por ser o socialismo de fato implantado, e para fazer sentido no dia a dia, algumas características foram adaptadas e colocadas em prática. Um exemplo delas é a centralização do poder nas mãos de um único partido de orientação socialista. Para entender o socialismo, precisamos conhecer alguns pensadores mais a fundo.
Como é formada a escala pentatônica?
Como se fala os signos em inglês?
Como foram formadas as comunidades quilombolas?
Quando e como Allende governou o Chile em que ele acreditava quais foram seus decretos?
Como tratar alergia de pulga em gatos?
Onde pode ser encontrado o carbonato de cálcio?
Como tratar fissura em parede de concreto?
O que é uma cadeia carbônica Como se explica a formação de cadeias carbônicas longas?
Como formamos frases no modo interrogativo do present perfect?
Como tratar lesão muscular na panturrilha?
Qual foi o cientista que descobriu a eletricidade?
Como podemos classificar as depressões?
Qual era a forma de organização social dos bantos?
Como podemos entender a influência da cultura oriental para Filosofia grega?
Como podemos diferenciar a água dos oceanos dos lençóis freáticos?
Como podemos entender o papel da gestão pública como criador de valor?
Como regularizar o PIS inconsistente pela internet?