Comunismo (do latim communis) é uma ideologia e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sobre as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...
Anticomunismo é um movimento político e ideológico contrário ao comunismo. Tem sido proeminente em movimentos de resistência contra o comunismo sob estados socialistas governados por partidos comunistas ao longo da história.
Um partido comunista é um partido político que tem como objetivo a aplicação política, social, cultural e econômica dos princípios do Comunismo através de um governo. O nome origina-se da obra O Manifesto do Partido Comunista (1848), dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.
Um Estado comunista, também conhecido como Estado Marxista-Leninista, é um Estado unipartidário que é administrado e governado por um partido comunista guiado pelo Marxismo-Leninismo.
Uma sociedade comunista é caracterizada pela propriedade comum dos meios de produção com livre acesso aos artigos de consumo e é sem classe e sem Estado, implicando o fim da exploração do trabalho.
Atualmente, os Estados comunistas existentes no mundo encontram-se na China, Cuba, Laos e Vietname. Estes Estados comunistas muitas vezes não afirmam ter alcançado o socialismo ou o comunismo nos seus países, mas sim estar a construir e a trabalhar para o estabelecimento do socialismo nos seus países.
Podemos dizer que o capitalismo é o oposto do socialismo, pois este defende a propriedade social dos meios de produção – não a propriedade privada.
Atualmente, há cinco partidos que se denominam com ideologias comunistas no Brasil: o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e sua ala juvenil União da Juventude Comunista (UJC), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), o Partido da Causa Operária (PCO) e a Unidade ...
No socialismo, os recursos da economia são geridos e controlados pelas próprias pessoas através de conselhos, enquanto no comunismo, a gestão e o controle estão nas mãos de um único partido autoritário.
No manifesto, os filósofos criticaram algumas formas de socialismo já concebidas na época e descreveram o regime como um estágio de transição obrigatório que precede o comunismo. As reflexões contidas no documento serviram como base para o surgimento do chamado Marxismo.
O socialismo também nunca foi totalmente adotado em nenhum país. Porém, alguns países como a Noruega, a Suécia e o Canadá têm muitas políticas socialistas, como sistemas de saúde gratuitos, além de um papel preponderante do governo em muitos setores.
Recebeu esse nome por ser o socialismo de fato implantado, e para fazer sentido no dia a dia, algumas características foram adaptadas e colocadas em prática. Um exemplo delas é a centralização do poder nas mãos de um único partido de orientação socialista. Para entender o socialismo, precisamos conhecer alguns pensadores mais a fundo.
O que é 4 mil horas de exibição?
O que é um bolão de vaquejada?
Como reconhecer um cristal lemuriano?
Como receber notificações da Netflix no WhatsApp?
O que acontece quando se tem um derrame pleural?
Como identificar se um alimento e in natura minimamente processado processado ou Ultraprocessado?
Como é feito o plano de recuperação judicial?
Como identificar derrame pleural na tomografia?
Como receber restituição do imposto de renda de pessoa falecida?
Como detectar AVC na tomografia?
Como receber mais pesquisas do Google Rewards?
Como receber encomenda caixa postal?
Como identificar curto-circuito na rede elétrica?
O que fazer quando o CPF já está cadastrado no caixa tem?
O que é um discurso ideológico?
Como receber bem amigos para um churrasco?