O arresto executivo consiste em medida de sub-rogação em que o Estado-juiz, agindo como se devedor fosse, constringe bens do executado em execução por quantia certa contra devedor solvente, de modo a não possibilitar a este aliená-los após o registro do respectivo ato, fazendo incidir sobre eles as providências ...
O arresto é a forma do credor requerer uma penhora antes mesmo da citação do devedor no processo de execução. Ou seja, é o elemento surpresa! Ele pode ser requerido desde que comprovada a probabilidade do direito e o risco ao processo.
A execução por quantia certa se realiza quando houver condenação ao pagamento de quantia certa em dinheiro. Da mesma forma, sempre que houver condenação para entrega de coisa, certa ou incerta, ou ainda para prestação de fazer ou não fazer, e estas se revelarem de impossível execução.
Arresto é um procedimento determinado pelo juiz, visando a garantia de futura execução judicial. Esta medida é aplicada a bens do devedor. ... A tutela de urgência será concedida pelo juiz quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.
O arresto executivo de que trata o art. 653 do CPC consubstancia a constrição de bens em nome do executado quando este não for encontrado para a citação. Trata-se de medida que objetiva assegurar a efetivação de futura penhora na execução em curso e independe da prévia citação do devedor.
O sistema funciona da seguinte forma: o juiz emite, no sistema BacenJud, que o executado tem uma dívida em certa quantia e que o valor deve ser penhorado.
A execução por quantia certa, também chamada de “execução por expropriação”, é a modalidade executória que incide nas circunstâncias em que há uma obrigação do devedor em pagar a seu credor quantia certa em dinheiro, através de título executivo judicial ou extrajudicial, podendo dirigir-se a devedores solventes (cujo ...
Uma vez efetivado o arresto, o exequente deverá providenciar a citação por edital do executado – caso não haja seu comparecimento espontâneo ou não seja realizada a citação por hora certa, por exemplo. Após a citação, o arresto será convertido em penhora (NCPC, art. 830, § 3º).
Como fazer inspeção em cinto de segurança?
O que fazer para amaciar jeans?
Pode usar clorexidina degermante em feridas?
Como foi o surgimento do circo?
Como foi o processo diário da criação que Deus fez a cada dia?
Como foi fazer 50 tons de cinza?
Como fazer máscara de carvão para pele?
Qual a moral da história do livro A Revolução dos Bichos?
Como foi o final do Êta Mundo Bom?
Como os deuses gregos influenciaram na vida das pessoas?
Como um chapéu deve ficar na cabeça?
Como as asiáticas clareiam a pele?
Como os egípcios acreditavam que o mundo foi criado?
Como usar o celular como um pen drive?
Como a escrita cretense foi desenvolvida?
Como cozinhar coco ralado fresco?