O curso NR 10 Complementar SEP(Sistema Elétrico de Potência) tem como objetivo capacitar os participantes para prevenção contra acidentes de origem elétrica, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, que direta ou indiretamente estejam envolvidos em trabalhos com instalações elétricas e serviços com ...
O Curso NR 10 Básico, segundo o Ministério do Trabalho (MTE), é obrigatório para profissionais que tenham contato com baixa e/ou média tensão, ou seja, igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts.
A Norma Regulamentadora 10, estabelece os requisitos e condições mínimas na implementação de medidas de sistemas preventivos e de controle, buscando garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interajam de maneira direta ou indireta com instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.
Qual a aplicação da NR-10? Esta NR se aplica exclusivamente às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.
28 curiosidades que você vai gostar
Para as empresas em que os trabalhadores intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, que exerçam suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco, eles devem receber treinamento de segurança específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas ...
Deve ser observado ainda que no curso Básico – SEC o Eletrotécnico tem autonomia, e para o curso Complementar – SEP deverá ter a responsabilidade legal o Engenheiro Eletricista.
9 – Quem pode ministrar o treinamento da NR 10? Para ministrar o treinamento da NR 10, o profissional é obrigado a ter uma formação na área, em um curso de uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, precisa ter um registro do conselho de classe competente.
Quem ministra ou pode ministrar os treinamentos? Para a realização de treinamentos é necessário um trabalhador ou profissional qualificado que tenha certificado de conclusão no curso da Norma solicitada. Além disso, algumas normas possuem a necessidade do ministrante ter experiência prévia na área.
Dessa forma, podemos ter profissionais qualificados (que comprovem conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino), como técnicos eletrotécnicos e/ou eletricistas com experiência comprovada em carteira ( a profissão eletricista é homologada com CBO – Código Brasileiro de ...
10.6.1.2 As operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão, com materiais e equipamentos elétricos em perfeito estado de conservação, adequados para operação, podem ser realizadas por qualquer pessoa não advertida.
NR 10: 10.8.1 É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétricareconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. 10.8.2 É considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.
Abaixo de 70 cms até 20cms do ponto energizado, somente os trabalhadores com curso de NR10 tem permissão de acesso. Abaixo de 20cms do ponto energizado, somente os trabalhadores com curso de NR10 e que utilizem EPI s, ferramentas e técnicas adequadas poderão realizar trabalhos.
Trabalho em Proximidade: trabalho durante o qual o trabalhador pode entrar na zona controlada, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condu- toras, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que manipule.
Zona Controlada: entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.
ZC = Zona controlada, restrita a trabalhadores autorizados. ZR = Zona de risco, restrita a trabalhadores autorizados e com a adoção de técnicas, instrumentos e equipamentos apropriados ao trabalho. PE = Ponto da instalação energizado.
A responsabilidade pela emissão, controle e aprovação das autorizações de trabalho em eletricidade para funcionários deve ser de profissional habilitado formalmente designado pela empresa como responsável pela elaboração, manutenção e atualização do prontuário das instalações elétricas.
Trabalhador Habilitado é aquele profissional legal e previamente qualificado para a sua atividade com registro no Conselho de Classe profissional competente; Trabalhador Capacitado é aquele que recebe capacitação de profissional legalmente habilitado ou trabalha sob supervisão de profissional habilitado.
É considerado trabalhador capacitado aquele que atenda às condições de capacitação técnica sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado. São considerados autorizados os trabalhadores qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados.
zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho. responsabilizar-se sozinho pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive quanto aos procedimentos internos de segurança e saúde.
PERFIL DO INSTRUTOR
Engenheiro ou técnico eletricista para o conteúdo de elétrica. Engenheiro ou técnico de segurança do trabalho para o conteúdo de segurança. Enfermeiro ou técnico de enfermagem para o conteúdo de primeiros socorros.
Procedimentos administrativos;Análise de Riscos;Ordem de serviço;Prontuário das instalações elétricas;Especificação, utilização e controle de equipamentos de proteção individual e coletiva e ferramentas.
A área da eletricidade é bastante abrangente e o requisito mínimo para trabalhar como eletricista é possuir ensino médio completo e o curso básico de eletricidade. A profissão em si exige conhecimentos nas ciências exatas como, por exemplo, em física e matemática.
Para exercer a profissão de eletricista, não há obrigatoriedade de um diploma. Contudo, é recomendado ensino médio completo e cursos livres ou técnicos que englobem eletricidade e eletrônica básica. Apesar de não ser obrigatório realizar um curso superior, é possível estudar Engenharia Elétrica, neste caso.
O primeiro passo a ser dado deve ser realizar um curso, técnico ou superior, que misture as aulas práticas e teóricas para formar um eletricista. Esses cursos duram, em média, 2 e 5 anos, respectivamente.
Onde tem acento na palavra triângulo?
Qual é significado de trem bala?
Qual a quantidade de UI de vitamina D por dia?
Como o tomate chegou ao Brasil?
Como fazer o cabelo ficar branco de uma vez?
Qual tinta usar para tonalizar luzes?
Como fazer tonalizante com tinta e creme?
Qual a melhor cor colorida para cabelo?
É bom tomar água de alho em jejum?
Qual a melhor cor de tonalizante para cabelos castanhos?
Como preparar água de alho para pressão alta?
Como tonalizar o cabelo ruivo passo a passo?