O que é neuropatia periferica axonal?

Pergunta de José Faria de Silva em 31-05-2022
(50 votos)

A neuropatia periférica é uma condição que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. Isso pode causar perda da sensibilidade, debilidade e atrofia muscular, principalmente em mãos e pernas.

O que é neuropatia axonal?

Na neuropatia axonal o processo patológico está nos neurônios (sensitivos e motores) que originam os axônios. Os neurônios não conseguem manter a integridade estrutural e funcional dos axônios. As porções mais distais dos axônios sofrem mais precocemente que as proximais.


Qual a neuropatia mais grave?

A polineuropatia é o tipo mais grave, podendo se tornar uma doença crônica. Ela atinge vários nervos simultaneamente em todo o organismo, causando diversas reações pelo corpo.

Quais os sintomas da neuropatia?

Os sintomas incluem fraqueza e uma sensação de formigamento ou perda da sensibilidade. Os músculos que controlam a respiração podem ser afetados, causando insuficiência respiratória. Muitas polineuropatias crônicas afetam principalmente a sensibilidade.

O que pode causar neuropatia?

Flávio Sallem, neurologista do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC Oncologia), explica que “a neuropatia pode ocorrer por vários problemas, sendo o mais comum a diabetes. Mas o uso de substâncias, como álcool, algumas medicações, agentes tóxicos, como chumbo ou mercúrio, também podem influenciar”.

NEUROPATIA PERIFÉRICA: O QUE É?


19 curiosidades que você vai gostar

Como tratar a neuropatia nas pernas?

Os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor nos pés, nas pernas e nos braços, mas eles geralmente não trazem de volta a sensibilidade. Analgésicos poderão ser indicados pelos médicos. Os medicamentos usados para tratar outros problemas médicos, como convulsões ou depressão, também podem ajudar a controlar a dor.

Qual a vitamina para neuropatia?

A Neuropatia por deficiência de vitamina B12 é a manifestação clínica mais frequente dos níveis baixos de B12. Ela representa a lesão aos nervos periféricos. Os sintomas são de evolução lenta e incluem: Alterações de sensibilidade nos pés.

Qual exame detecta a neuropatia?

quais os exames que confirma o diagnostico neuropatia? Olá! Além de um exame clínico minucioso, o exame de Eletroneuromiografia é o exame complementar mais indicado para o diagnóstico das Polineuropatias.

Qual o melhor remédio para neuropatia?

Anti-inflamatórios: como Ibuprofeno ou Nimesulida; Antidepressivos: como Amitriptilina, Duloxetina ou Verflaxacina; Anticonvulsivantes: como Gabapentina, Pregabalina ou Topiramato.



Outras questões

Como inserir uma Tarefa no Project?

Como saber se o inventário foi concluído?

Como saber se um mulher de Sagitário está afim de você?

Quanto tempo para solicitar pensão por morte?

Quando podemos dizer que uma equação está balanceada?

Pode trocar o pó Royal por bicarbonato?

Porque não fazer Smash the Cake?

Como substituir fermento biológico pelo seco?

O que fazer quando o advogado da causa morre?

Como substituir fermento biológico por natural?

Qual palavra substitui renovação?

Como substituir fermento biológico fresco pelo seco?

Como baixar Xciptv no Xbox?

Quanto tempo dura o selante do pneu?

Como acessar uma conta privada no Instagram?

Como resolver o problema de conexão limitada?

Como acostumar cachorro a passear?

Como ativar o modo de compatibilidade no Word?

Como acessar o Cadin Federal?

Como resolver problema de memória no notebook?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com