Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada.
As mutações podem ser divididas em duas categorias principais: Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula; Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.
Mutações acontecem por várias razões.DNA não se replica corretamente. A maioria das mutações que pensamos ser importantes para a evolução ocorrem naturalmente. ... Influências externas podem criar mutações. Mutações podem também ser causadas por exposição a produtos químicos específicos ou a radiação.
As mutações acontecem quando o vírus se adapta ao ambiente para sobreviver. Ao invadir uma célula, o vírus entrega seu material genético aos ribossomos, estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Os ribossomos montam as cópias do vírus.
As mutações gênicas podem ocorrer por adição, perda ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA durante sua duplicação.
28 curiosidades que você vai gostar
Algumas mutações podem levar o gene a uma condição de "sempre ligado”, produzindo mais proteínas do que o habitual. Algumas mutações não têm um efeito perceptível, mas outras podem levar a uma doença. Por exemplo, determinada mutação no gene para a hemoglobina causa a anemia falciforme.
Consequências das mutações
Se a mutação ocorrer nas células germinativas do indivíduo, essas células mutadas gerarão gametas mutados. Dessa forma, a informação alterada será passada adiante, gerando descendentes com a mesma mutação.
Mutação é o nome dado para o efeito ou ação de mudar, alterar ou transformar algo; uma metamorfose ou evolução.
As mutações podem ser ainda gênicas ou cromossômicas. As mutações gênicas são aquelas em que as alterações ocorrem nos genes, e as cromossômicas são aquelas em que ocorrem alterações em partes inteiras de cromossomos.
As mutações podem ocorrer em qualquer célula do corpo, sejam elas células somáticas (células da pele, do fígado, do coração etc.) ... Na mutação gênica ocorre a alteração de um trecho da molécula de DNA, levando a uma modificação na proteína sintetizada, como ocorre em uma doença conhecida como anemia falciforme.
O tipo mais frequente envolve as chamadas mutações pontuais, substituições de um nucleotídeo por outro, na molécula do DNA, durante a replicação.
Mutações cromossômicas estruturais
Alterações estruturais em cromossomos, também chamadas rearranjos, englobam várias classes de eventos importantes: deleções, duplicações, inversões e translocações. Os rearranjos são menos comuns que aneuploidias, sendo presentes em cerca de 1 : 375 neonatos.
Modificação celular pela radiação
As mudanças na molécula de DNA podem resultar num processo conhecido como transformação neoplásica.
São linhagens em cujos genomas ocorreram mutações espontâneas as quais passaram a ser transmitidas aos descendentes de forma permantente sendo possível a manutenção da linhagem que passa a ser chamada de “Mutante” em relação à linhagem selvagem.
Mutações gênicas são alterações que acontecem dentro da estrutura do DNA, o material hereditário da vida. Quando se pensa em mutação associa-se imediatamente aos aspectos ruins, mas elas também podem trazer benefícios e favorecer a adaptação e evolução de determinadas espécies.
A mutação pode ser definida como qualquer alteração no material genético de um organismo. Essa alteração pode ocasionar uma mudança correspondente no fenótipo do indivíduo. As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida. De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA.
Mutação é uma mudança na sequência de DNA ou RNA, que pode ser benéfica, maléfica ou neutra. Os vírus sofrem mutações à medida que se replicam, processo que requer cópia da informação genética. Nesse processo, podem ocorrer mutações no material genético.
A mutação e suas consequências
Se a alteração na sequência de aminoácidos na proteína não afetar o funcionamento da molécula e não prejudicar o organismo, de modo geral ela passa despercebida, é indiferente. Outras vezes, a alteração leva a um favorecimento.
Quando uma mutação altera uma proteína que desempenha um papel crítico no organismo, pode perturbar o desenvolvimento normal ou causar uma condição médica. ... Uma condição causada por mutações em um ou mais genes é chamada de desordem genética.
Doenças provocadas por mutações génicasFibrose Quística. ... Doença de Huntington ou Coreia de Huntington. ... Fenilcetonúria (PKU) ... Daltonismo. ... Hemofilia. ... Síndrome do grito do gato. ... Síndrome de Patau – Trissomia 13. ... Síndrome de Down – Trissomia 21.
A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética, garantem que os indivíduos sejam geneticamente diferentes a cada geração. Sem os processos de variabilidade genética, como a recombinação gênica e a mutação, a evolução seria extremamente lenta.
Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc. ...
Os efeitos biológicos da radiação podem ser divididos em duas categorias gerais, estocásticos e deterministas. Como o nome indica os efeitos estocásticos são aqueles que ocorrem de uma forma estatística.
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
As alterações cromossômicas estruturais, que envolvem alterações na morfologia dos cromossomos, podem ser de quatro tipos básicos: deleções, duplicações, inversões ou translocações. Os cromossomos estão sujeitos a modificações frequentemente, seja em número (euploidias e aneuploidias), seja em sua estrutura.
Quais são as estruturas da psicanálise?
Quais os riscos de uma gravidez aos 44 anos?
Quantos cromossomos um homem recebe de seu pai?
Quais são os espaços públicos?
O que é uma tatuagem Freehand?
Qual linha encosta na linha de cota?
Como funciona o sistema ambulacrário dos equinodermos?
O que é necessário para formar uma frase?
Como consultar uma execução no Juizado Especial Cível?
Em que episódio Sam descobre que Dean matou Amy?
Qual o sintomas da nova gripe?
O que é herança quantitativa ou poligênica?
Quando o hormônio do crescimento é liberado?