O movimento maker, ou “faça você mesmo”, descontrói os padrões de atividades estanques e permite que os alunos desenvolvam seu conhecimento teórico através da prática. Com as atividades maker, os alunos aprendem a partir da construção de seus projetos, tornando o aprendizado um processo prazeroso.
Com as devidas adaptações, a escola pode ser tornar um grande espaço maker ao associar o ensino à inovação, substituindo o obsoleto modelo da sala de aula tradicional. Um bom exemplo disso são as aulas de robótica, em que os alunos se tornam inventores de robôs prototipados para resolverem um problema proposto.
Na prática, é interessante ter salas equipadas com computadores, drones, impressoras 3D e outras tecnologias para que o aluno exerça a sua capacidade criativa.
Abaixo, compartilho cinco dicas para inspirar a criação do seu espaço maker:
Esse é um movimento moderno, Maker é uma palavra da língua inglesa que significa: fabricante, criador, construtor, autor. ... Isso significa que pessoas comuns podem construir, consertar, fabricar e modificar diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.
Podemos dizer que a Cultura Maker possui quatro pilares:
Quais são os valores do movimento maker?
Além de ferramentas tradicionais e de marcenaria, como martelos e serrotes, o Espaço Maker pode contar também com uma série de outras tecnologias. Máquinas de fabricação digital, como impressoras 3D e cortadoras a laser, trazem mais possibilidades para o espaço.
4 projetos maker que podem ser aplicados em sala de aula
Acompanhando o movimento de preparar os alunos para Nova Economia, a Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg – Max Nordau, o Eliezer Max, do Rio de Janeiro, começou seu Espaço Maker temporário há dois anos, após conhecer o trabalho do professor Paulo Blikstein, um dos primeiros a difundir o Movimento Maker nas escolas brasileiras.
O foco da educação maker – termo em inglês que significa fazer – é transformar os espaços de aprendizagem. Isso faz com que a escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento.
Com a educação maker, os estudantes desenvolvem autonomia, criatividade e pensamento crítico em um processo que também envolve a relação da teoria à prática.
O Movimento começou no colégio há dois anos, através dos projetos desenvolvidos no [email protected] Criativo – nome que deram ao Espaço Maker da escola. No início, as atividades no local eram realizadas com o auxílio de parceiros externos e destinadas apenas aos alunos do ensino integral.
O que é lazer e quais os tipos?
O que causa hemorragia no corpo?
Quanto tempo ficar com gesso no tornozelo?
Qual a diferença entre um recrutador e de um selecionador de pessoas?
Qual é o valor da causa no cumprimento de sentença?
O que é um projeto segundo o PMI?
Como é a arte pública no Brasil?
Como fazer uma viagem sem gastar dinheiro?
Qual o valor salário mínimo 2021?
Qual é o certo Record ou recorde?
Como ocorre a variação linguística?
Como funciona o feitiço lumos?
O que significa a sigla AC dos Correios?
Quais instituições do tipo de ONGs você conhece Cite duas ligadas ao meio ambiente?