A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.
Mecanismos de modulação da dor Apesar das evidências sobre a existência de meca- nismos supressores, desde o início deste século, foi com a apresentação da teoria de comporta por MELZACK & WALL, em 1965, segundo a qual a supressão da dor decorreria da inibição pré-sináptica na medula espinal, resultante da colisão ...
A dor tem inicio com a estimulação dos nociceptores que, através das fibras nervosas mielinizadas (tipo Aδ) ou amielinizadas (tipo C), transferem esse estimulo ao sistema nervoso central, onde ocorre à consciência da dor e a reposta do organismo a esse estímulo.
A cronificação da dor leva a um importante impacto biopsicossocial (incluindo incapacidade), o qual pode ser produto de uma doença severa embora em muitos casos o impacto decorra por mecanismos evitáveis.
A dor nociceptiva é causada por uma lesão nos tecidos do corpo. (Consulte também Considerações gerais sobre a dor). A maioria das dores é do tipo nociceptivo. Elas resultam da estimulação dos receptores da dor quando ocorrem lesões no tecido (nociceptores), que estão localizados na pele ou nos órgãos internos.
As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".
O sistema supressor de dor é continuamente ativado por estímulos que alcançam o SNC durante a vida diária normal. É ativado pela dor e por aspectos emocionais e cognitivos ainda não completamente conhecidos. A compreensão deste mecanismo é essencial para qualquer ação em analgesia.
Surgindo aí a teoria de “comportas da dor”. Os estudiosos definiram que emoções positivas modulam a dor, diminuído a mesma, enquanto as emoções negativas exacerbam a dor. Esta modulação ocorrida pelas emoções se dá principalmente pela liberação de opióides endógenos, que são fármacos produzidos pelo próprio organismo.
O mecanismo da dor referida não é totalmente compreendido, mas pode ser relacionado, à convergência de impulso sensorial cutâneo e visceral em células do trato espinotalâmico na medula espinhal.
O manejo da dor consiste na inibição da percepção, da sensibilização central (modulação das etapas medulares), da transmissão (inibição da condução do impulso) e da transdução (inibição da sensibilização periférica dos nociceptores). Seu controle é feito com a administração de analgésicos.
A Associação Internacional para Estudos da Dor define-a como “ uma sensação e experiência emocional desagradável associada com o atual ou potencial dano tecidual ”. Dor é a percepção da nocicepção e, juntamente com outras percepções, é determinada pela interação entre a atividade neurosenssorial, a variedade comportamental e fatores psicológicos.
Quem é a mãe de Artemio na novela indomada?
É correto escrever seres humanos?
Quanto ganha um nutricionista de hospital público?
Qual é a oração mais forte de São Cipriano?
Quais as frutas que pode dar para o bebê?
O que a Bíblia diz sobre semeadura?
Quais são as 10 menores cidades de São Paulo?
Como transferir o iToken Itaú para outro celular?
Quais são os principais do tripé da sustentabilidade discorra sobre cada um dos princípios?
Quantas questões fáceis médias e difíceis Enem 2019?
Qual é o maior país do mundo em área?
Quais são os 4 tipos de estruturas condicionais?
É verdade que as pessoas me veem como eu me vejo no espelho?