Milho híbrido é a primeira geração obtida através do cruzamento de linhagens puras, obtendo-se sementes com vigor híbrido, capazes de gerar plantas com produtividade superior.
Milho Híbrido Simples, Duplo e Triplo
Os híbridos simples são os materiais que possuem maior potencial produtivo, sendo indicados para agricultura de alto investimento. Os híbridos duplos já são recomendamos para agricultura de médio investimento e os híbridos triplos para agricultura de médio/alto investimento.
Ao contrário do milho transgênico, o híbrido não tem genes de outras espécies implantadas. Ele é produzido através do cruzamento de duas linhagens puras, que dão origem ao milho híbrido. O grão somente apresenta as características (maior produção de proteína, por exemplo) na primeira geração.
Os tipos de sementes de milho são identificados como híbridos ou variedades, sendo que os híbridos podem ser simples, triplos ou duplos. Os híbridos simples são o resultado do cruzamento de duas linhagens puras e indicados para sistemas de produção que utilizam alta tecnologia, pois possuem o maior potencial produtivo.
Para obtenção do máximo rendimento possível, a seleção do híbrido deve atender alguns requisitos importantes: Elevado potencial produtivo: Analise resultados de colheita de diferentes localidades e ambientes de produção para identificar híbridos com o mais alto potencial de rendimento.
18 curiosidades que você vai gostar
Qual o melhor híbrido de milho para silagem? Um bom híbrido de milho para silagem é aquele que propicia uma silagem com FDN menor que 50% (entre 36 e 48%⁴), Fibra em Detergente Ácido (FDA) menor que 25% e Nutrientes Digestivos Totais (NDT) ao redor ou maior que 70%.
Comece comprando um bom milho. Verifique a cor e o aspecto dos grãos. Se eles estiverem muito amarelos, e um pouco murchos, é porque o milho está mais maduro – mesmo depois de cozido, terá os grãos mais duros e menos suculentos. Se estiver branquinho, com os grãos bem estufados, então ele está mais novo e perfeito.
O híbrido simples é o resultado do cruzamento entre duas linhagens puras e é indicado para sistemas de produção que utilizam alta tecnologia, pois possui o maior potencial produtivo. São também os mais caros.
A multiplicação de uma linhagem pode ser feita por polinisação manual controlada ou em campos isolados. A semente colhida de plantas polinisadas ma- nualmente são aproveitadas para a multiplicação das linhagens em campos isolados, e daí serão uti- lizadas na produção de híbridos simples.
Além dos aspectos relacionados, as cultivares também se diferenciam em outras características morfo e fisiológicas, como: arquitetura de planta, sincronismo de florescimento, empalhamento, decumbência (percentagem de dobramento de espigas após a maturação), tolerância a estresses de seca e temperatura, tolerância às ...
As descobertas foram publicadas em fevereiro na revista científica Scientific Reports. O estudo também reafirmou o consenso científico de que o milho geneticamente modificado não representa riscos para a saúde humana. Pelo contrário, pode até ter benefícios.
Ou seja, a combinação de duas frutas para se tornar outra. Porém, vale ressaltar que não é a união de qualquer fruta. Elas devem ser da mesma família, como por exemplo, as frutas cítricas, (laranja, tangerina, frutas vermelhas, etc) que são mais facilmente transformadas em outras.
O rótulo deve apresentar um triângulo amarelo com um "T" preto dentro, seguido de uma frase indicando que o produto é ou contém transgênico. Além disso, na lista de ingredientes, deve constar a espécie doadora do gene, segundo o Decreto no 4.680/2003, regulamentado pela Portaria no 2.658/2003.
Na obtenção de híbridos, o despendoamento do milho é a prática mais largamente utilizada para o controle dos cruzamentos. Despendoar pode favorecer ou prejudicar a planta, dependendo do método de despendoamento utilizado.
O ciclo de uma cultivar é determinado pelo número de dias da semeadura ao pendoamento e deste à maturação fisiológica ou colheita. Superprecoce: ciclo de 120 dias e florescimento aos 60 dias. No mercado, 25% das cultivares são de ciclo superprecoce. Precoce: ciclo de 120 a 130 dias, florescimento aos 65 dias.
Para acontecer o cruzamento e formar os grãos na espiga é necessário que o pó do pendão tenha contato com o cabelo da boneca. O pó do pendão entra através dos cabelos para o interior da boneca onde se dá a fecundação e a formação do grão. Cada grão de pó de pendão forma um grão de milho.
Produção de Sementes Híbridas
Para a produção de híbridos simples são utilizadas duas linhas puras ou linhagens. ...
No material que servirá como mãe, deve-se retirar a parte masculina, seja na própria flor ou em outro local da planta, como no milho, em que o pendão deverá ser retirado manualmente ou mecanicamente.
TIPOS DE HÍBRIDOS DE LINHAGENS
Os híbridos obtidos a partir do cruzamento de linhagens podem ser divididos em: Simples, Simples Modificado, Triplo, Triplo Modificado, Duplo e Outros (Figura 3). O híbrido simples é obtido pelo cruzamento de duas linhagens.
Linhagem pura é quando os indivíduos se originavam da autofecundação, e não havia variações nas gerações. Quando ocorriam variações, a linhagem era híbrida.
São cultivares que apresentam altura de plantas variando de 2,00 a 2,80 metros, com florescimento masculino dos 75 a 85 dias após a germinação. Devido ao seu porte reduzido, vigor e espessura dos colmos, são indicadas, principalmente, para regiões com sérios problemas de acamamento, ocasionados por ventos fortes.
O BRS 3042 é um híbrido triplo de milho, indicado para a produção de grãos, com ciclo precoce e alta resistência ao acamamento e ao quebramento.
Muita gente começa errando na escolha do milho. O ideal são espigas com grãos de tamanho uniformes, macios e mais clarinhos, como esses da foto acima. A casca que vem com a espiga deve ser verde e fresca e não com aparência de “palha seca”.
Para escolher uma boa semente, o agricultor precisa avaliar algumas características do material que vai ser plantado. Importante também é saber: se a semente é adequada à região de cultivo, se tem ciclo apropriado para o tempo de produção desejado, além de avaliar a resistência da semente contra pragas e doenças.
Normalmente, não existe diferença entre o ciclo do milho safra e safrinha. O que pode ocorrer, como mencionei acima, é um prolongamento do ciclo devido às condições climáticas. Por isso, o ideal é plantar o milho safrinha o mais rápido possível para que a cultura não sofra tanto com falta de água e de luminosidade.
O milho BRS Gorutuba é uma variedade de polinização aberta e ciclo superprecoce, apropriada para regiões onde o período chuvoso pode não ser longo o suficiente para que as cultivares precoces completem seu ciclo reprodutivo, sem redução do potencial produtivo.
Como fazer a biometria no caixa eletrônico da caixa?
Qual era o contexto histórico do Brasil quando aconteceu a Semana da Arte Moderna?
Quantos filmes tem na Amazon Prime?
Qual o valor do INSS para o código 1007?
Quantas moléculas existem em 1 mol?
Qual é a região mais industrializada dos Estados Unidos?
Quantas vezes por semana posso fazer peeling?
O que marcou a Idade do Bronze?
Pode transportar moto com a caçamba aberta?
O que é um fármaco quiral Qual a importância da quiralidade para esse tipo de molécula?
Como lidar com a dor da rejeição?
Quanto tempo de carteira assinada para receber 5 parcelas?
Como aquecer seu cachorro no inverno?
O que a planta precisa para viver?
Porque alguns inibidores seletivos da COX-2 foram retirados do mercado mundial?