Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo.
Amor é fogo que arde sem se ver.
—
Vi sorrir o amor que tu me deste.
—
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado.
Significado de Metafórica
O mesmo que: figurada, translata, tropológica.
Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. ... É um tipo de comparação subjetiva, momentânea. Consiste no uso de uma palavra ou uma expressão em um sentido incomum, manifestando de maneira implícita uma relação de semelhança entre dois termos.
Como identificar a metáfora? É possível identificar ainda a metáfora ao perceber a substituição de uma palavra do sentido denotativo (significado literal) e, atribuída ao contexto conotativo (termo fora do conceito literal).
25 curiosidades que você vai gostar
A ironia está presente em textos diversos. Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)
CatacreseO pé da mesa estava quebrado.Descasque dois dentes de alho para a comida.A cabeça do prego está torta.A asa da xícara quebrou-se.Sentou-se no braço da poltrona para descansar.Ele já compôs a cabeça do samba.O inseto é menor que a cabeça do alfinete.
É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.
Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, mesmo opostas no sentido, vão se fundir num mesmo enunciado. ... Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
Exemplos de Frases com Metáfora
O personagem do livro tem coração de pedra. Em vez de dizer que o personagem do livro é insensível, podemos comparar o seu coração a uma pedra para expressar o quanto ele é duro. Essa comparação implícita dá mais ênfase e beleza à frase.
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
Pleonasmo é uma figura de linguagem usada para intensificar o significado de um termo através da repetição da própria palavra ou da ideia contida nela. A palavra pleonasmo tem origem no latim pleonasmus e significa redundância.
De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.
A palavra pleonasmo vem do grego. Na língua de Platão e Aristóteles, quer dizer superabundância. Em bom português: repetição de uma ideia com palavras diferentes. ... Aí, deixam de ser figuras de linguagem e passam a ser vício.
A catacrese é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico, utilizamos um outro por empréstimo a partir de uma semelhança de conceito.
Sinestesia- Sua voz soava docemente pelo salão principal.- A visão fria da morte tomava conta de todos.- O cheiro doce da infância estava naquelas fotos.- soava docemente (audição e paladar)- visão frio (visão e paladar)- cheiro doce (olfato e paladar)
A sinestesia é uma figura de linguagem que faz parte das figuras de palavras. Ela está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão. Sendo assim, essa figura de linguagem estabelece uma relação entre planos sensoriais diferentes.
Sinestesia é o nome dado a um distúrbio neurológico em que as conexões sensoriais (visão, olfato, paladar, audição e tato) se misturam, fazendo com que os estímulos a um sentido desencadeiem outro. Por exemplo, um sinesteta pode ouvir cores, sentir o gosto das formas, cheirar os números etc.
Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.
Existem basicamente três tipos de ironia:oral ou verbal;Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) dramática, teatral ou satírica;de situação.
Use expressões antigas. O sarcasmo poderá passar batido se você for muito sutil — nesse caso, use frases e palavras pouco comuns, como “carambola” e “putzgrila”, antes de fazer um comentário sarcástico.
A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.
O pleonasmo pode ser uma figura de linguagem ou um vício de linguagem. O pleonasmo é caracterizado pela repetição de ideias no mesmo enunciado, gerada pelo uso de termos diferentes que, no entanto, produzem o mesmo significado. ... Quando a redundância ocorre sem a intenção do falante, então é um vício de linguagem.
Os vícios de linguagem são alguns problemas na fala ou na escrita que podem ser evitados depois que passamos a conhecê-los.
...
Quais os tipos dos vícios de linguagem?Arcaísmo. ... Barbarismo. ... Solecismo. ... Neologismo. ... Pleonasmo.
Como se locomove a arara vermelha?
O que é plágio acadêmico e como evitá lo?
Quando termina a taxa de inscrição do Enem?
O que pode ser candidíase frequente?
Como configurar o Macrodroid para falar?
Como saber o CID da minha doença?
Como faço para me inscrever nos cursos gratuitos do Senac?
Onde encontrar o RAT da empresa?
Como ativar o Cleanup do avast?
Como descobrir o MS de um medicamento?
Como saber o Csosn de um produto?
Quando a permetrina faz efeito?