Martin Grootveld, professor da Universidade de Montfort, no Reino Unido, recomenda o azeite de oliva tanto para fritar, quanto para cozinhar. "Primeiro, porque ele gera níveis menores dessas substâncias tóxicas, e segundo porque as substâncias que se formam são menos danosos para o corpo humano", garante Grootveld.
Portanto, a recomendação é que o azeite seja utilizado em alimentos após o preparo, como em saladas, molhos e em finalizações. Em altas temperaturas, como para frituras, o óleo é mais resistente, mas, se requentado, também perde nutrientes.
Além de apresentar um tipo de gordura mais “saudável”, o azeite possui vitamina E e tem ação antioxidante, contrastando com a ação inflamatória presente na maioria dos alimentos fritos no óleo comum. O azeite também ajuda o organismo a absorver os nutrientes presentes em qualquer que seja o alimento frito/cozido nele.
Mesmo quando aquecido, o azeite aumenta os níveis de HDL (chamado de bom colesterol) e diminui os níveis de LDL (o colesterol ruim). Além disso, ele reduz a pressão arterial, diminui os riscos de doenças cardíacas e previne câncer. Logo, cozinhar com o azeite é mais saudável que óleo.
Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."
37 curiosidades que você vai gostar
Quais são os óleos mais saudáveis para cozinhar?Azeite de oliva. Utilizado para refogar e cozinhar alimentos, ou então para temperar saladas e massa, o azeite é rico em compostos fenólicos que são capazes de combater os radicais livres. ... Óleo de canola. ... Óleo de farelo de arroz. ... Óleo de girassol.
Sabia que o Azeite Extra Virgem é o melhor óleo para fritar que um óleo de sementes de girassol? O que ocorre é que os óleos de sementes como girassol, canola, milho, soja contém gorduras poliinsaturadas, as quais se degradam mais facilmente, produzindo compostos de oxidação que não são nada bons para a nossa saúde.
Óleo X Azeite: pode substituir em todas as receitas, porém o azeite tem sabor acentuado, enquanto o óleo quase não tem, então se você não achar que o sabor do azeite pode ser prejudicial à receita, pode trocar. ... Substituição de vegetais: Se você for trocar algum vegetal de uma receita use o princípio da semelhança.
Enquanto o óleo, em sua proporção correta, não deixa nem sabor nem cheiro, o azeite deixa rastros. Quem não se incomoda com isso, pode consumir naturalmente, já que é uma opção muito mais saudável. ... Para fazer a substituição correta do óleo, basta utilizar a mesma medida, já que ambos têm a mesma consistência.
Em que áreas você pode atuar na indústria de alimentos?
Que comida levar para acampamento?
Qual o principal local que o movimento de hip hop chegou no Brasil?
É possível usar o FGTS para comprar terreno?
Como sair de um contrato de fiador?
Como marcar texto em PDF no tablet?
O que é o Estado de guerra para Locke?
Quem é o historiador segundo Marc Bloch?
Como estudar para a Unesp 2021?
O que é bom para dengue caseiro?
Como se dar bem no Enem 2020 livro?
Como aumentar o número de soldados no Age of Empires 3?
O que cai em linguagens e códigos?