Matinta Perera é uma personagem do folclore brasileiro, mais precisamente na Região Norte do país.
Na Região Norte do Brasil, muita gente conta histórias sobre a Matinta Perera, uma bruxa velha que se transforma num pássaro de mau agouro. Quando a noite vai caindo, o pássaro agourento voa sobre as casas e seu canto estridente assusta os moradores.
Dizem que de noite, quando sai para cumprir seu fado, a Matinta sobrevoa a casa daqueles que zombam dela ou que a trataram mal durante o dia, assombrando os moradores da casa e assustando criações de galinhas, porcos, cavalos ou cachorros. Dizem ainda que a Matinta gosta de mascar tabaco.
Lendas do matinta-pereira ou outro nome conhecido
Quando, a horas mortas da noite, ouvem cantar a mati-taperê, quem a ouve e está dentro de casa, diz logo: “Matinta, amanhã podes vir buscar tabaco”.
Personagem mais popular e forte do nosso folclore e dos contos de tradição popular, o Saci – também conhecido como Saci-Pererê, Matim-Pererê, Matita Perê e Matintapereira – é um menino travesso, que diverte-se fazendo traquinagens. Nasce em brotos de bambu, onde vive por sete anos.
45 curiosidades que você vai gostar
Precisamente entre os Mundurucu, Cascudo (2002) registra que a Matinta significa a visita de um antepassado falecido, que retorna à aldeia na forma física de uma ave. Cabe dizer que, em muitas culturas, aves e/ou pássaros simbolizam almas de pessoas mortas.
Armadilha. Há quem diga que existe um jeito de prender a Matinta e os materiais são simples: uma tesoura, uma chave comum, um rosário bento e uma vassoura virgem. A chave deve ser enterrada e a tesoura fincada em cima do local, o rosário se põe por cima da tesoura.
Matinta Pereira é uma bruxa velha que assombra as casas das redondezas durante à noite, momento em que ela se torna um pássaro, o “Rasga Mortalha”.
Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.
O que se deve fazer em caso de trovoada?
Como escrever uma carta a pedir ajuda?
Pode deixar o Azelan o dia todo no rosto?
Como tirar de vez uma pessoa da cabeça?
Como ser doador de órgãos após a morte?
É permitido a entrada de animais em supermercados?
Quem paga a Defensoria Pública?
Que cor de tinta tem pigmento verde?
Qual o piso salarial do professor em 2021?
Como conseguir um visto de trabalho na Bélgica?
É possível engravidar no período Luteo?