O niquelado com níquel químico é um revestimento que visa tornar a peça mais resistente contra corrosão, o que concede à ela uma lubricidade natural e um excelente acabamento estético.
O niquelado químico é um material bastante maleável. Quando usado para revestir uma superfície, independente da forma ou da rugosidade que ela tenha, a camada do niquelado químico será uniforme e cobrirá a peça por completo. Além disso, o niquelado apresenta alta resistência à corrosão e ao desgaste.
As Conexões em Latão Niquelado são produtos que possuem extrema dureza e grande resistência, além de garantir segurança contra choques mecânicos, golpes e vibrações, são equipamentos fabricados para diversas aplicações nos mais variados segmentos.
O método de niquelação química consiste em aplicar um revestimento – no caso, o níquel químico – de alta qualidade em peças metálicas. Neste procedimento, é possível obter, em caráter simultâneo, alta proteção contra agentes corrosivos, resistência à abrasão e ainda obter peças com um tom decorativo.
A cromagem é apenas um dos tipos de tratamentos de superfície pelo qual pode passar um material e trata-se de um processo de galvanoplastia* assim como a zincagem, niquelação, prateação e outros (aplicação de zinco, níquel e prata, respectivamente). ...
42 curiosidades que você vai gostar
A eletrodeposição é um processo utilizado para realizar o recobrimento de peças através de um metal condutor ou outra substância, sendo que a obtenção do resultado, se dá, com a emigração de partículas carregadas eletricamente através de uma solução aquosa iônica, uma vez que haja o auxílio de uma corrente elétrica com ...
O latão também terá um desempenho superior ao zamac, assim como os acabamentos cromados resistem melhor à abrasão do que os pintados. “Mas vale lembrar que um processamento criterioso somado a aplicação e utilização adequadas são fundamentais para se obter um bom resultado”, ressalta.
Essencial em diversas aplicações industriais, o Zamac é uma liga metálica de altíssimo padrão e que é composta por outros quatro elementos principais. São eles: Zinco, Alumínio, Magnésio e Cobre.
O alumínio tem boa resistência à oxidação, por isso é indicado para utilização em vestuário, calçados e objetos de couro. Esse tipo de metal tem valor intermediário, quando comparado com o latão e o ferro. Uma de suas desvantagens é não ser poder ser banhado, o que diminui um pouco suas opções de acabamentos.
Sintomas da alergia ao níquel
Em geral, a alergia ao níquel causa sintomas como irritação na pele, coceira e feridas, especialmente na região das pálpebras, no pescoço, nas dobras dos braços e dos dedos, nas palmas das mãos, nas virilhas, na região interna das coxas, nas dobras dos joelhos e nas plantas dos pés.
Semijoias “níquel free” são peças que não levam níquel em seu processo de fabricação. Com isso, elas são consideradas antialérgicas, pois o fabricante retirou da composição do produto o principal causador de irritações na pele.
O níquel é um metal prata que não corrói nem oxida facilmente. Ele é usado na fabricação de aço inoxidável. É utilizado como camada intermediaria na bijuteria, entre o metal base e o metal nobre, para nivelar imperfeições e dar mais brilho a peça.
Isso porque ele dá origem a diversas ligas metálicas, incluindo bronze e latão e, portanto, está presente em nossa rotina. Seu ciclo de vida é bastante longo, visto que ele é maleável e bastante resistente, podendo chegar a até 80 anos com baixa manutenção.
Basicamente, o latão não é um metal puro, já que é produzido em larga escala para integrar objetos de uso cotidiano. Trata-se de uma liga metálica formada pela união de cobre e zinco que pode ser adaptado para integrar diversos produtos. Maleável, ele pode ser transformado em chapas e lâminas bem finas.
Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo. Outro importante detalhe é que a baixa oxidação também significa que existem menos partículas de metal se desprendendo.
O Banho Dourado em Zamac é um processo de galvanoplastia ao qual são submetidas peças diversas, geralmente fabricadas em metais menos nobres, com o intuito de dar-lhes uma característica dourada, semelhante à do ouro, o que lhes proporciona uma bela aparência, além de maior resistência à oxidação e ao desgaste.
O magnésio também é melhor para fundir componentes com paredes mais finas e tolerâncias mais estreitas do que o alumínio. No entanto, mesmo com as muitas vantagens do magnésio, o alumínio continua sendo uma alternativa menos cara para fundição sob pressão.
O zamac é uma Liga de Zinco composto por quatro componentes metálicos básicos para sua formação (liga): Alumínio (Al), Cobre (Cu), Magnésio (Mg) e Zinco (Zn) SHG 99,999. Possui boa resistência à corrosão, tração, choques e desgastes, e tem uma tonalidade cinza.
Aço inox. O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção. Independentemente da força ou frequência de uso, raramente revela vestígios de amassados ou arranhões, mesmo após anos.
Revestimentos em materiais como cerâmica, porcelanato, pastilhas e tintas acrílicas resistem bem à corrosão e podem ser utilizados, desde que se tome cuidado com rejuntes. Madeira, vidro e granito são bons substitutos para mesas, e outros móveis com metal.
O aço comercial mais recomendado para o litoral é o inox 304, que tem resistência elevada à corrosão e preço viável.
A eletrodeposição tem por objetivo melhorar a superfície de um substrato, onde a camada eletroformada terá varias funções, como aumentar a dureza, evitar ataques ao metal base (corrosão), melhorar a condutibilidade e resistência e, também é utilizada para fins decorativos.
A galvanoplastia ou galvanização é um tratamento de superfície que consiste em depositar um metal sobre um substrato (metálico ou não), através da redução química ou eletrolítica para proteção, melhor condutividade e melhor capacitação para se soldar sobre a superfície tratada.
Entre outras aplicações, a eletrólise é muito usada para revestir peças com metais que se oxidam mais facilmente que o metal constituinte da peça, protegendo-o contra a corrosão. O nome desse processo é eletrodeposição e pode se dar de duas maneiras principais: por eletrólise de purificação e também por galvanoplastia.
Latão: suas propriedades, ligas e aplicações
O latão é uma liga metálica composta de cobre e zinco, com a possibilidade de variação na proporção dos elementos. Podem, ainda, ser adicionados outros elementos à liga, tais como chumbo, estanho e alumínio. Assim, o metal ganha mais resistência mecânica e física.
Qual é a fórmula de microgotas?
O que significa 60 horas-aula?
Qual a principal característica da leucemia?
Porque Israel é chamado de Efraim?
Quais as consequências de se pedir moratória?
Como chamar Maria Padilha das almas?
É preciso fazer inventário quando não há bens?
Quais os princípios da racionalidade?
Qual a empresa mais rica de São Paulo?
Quais os grupos que mais sofrem preconceito?
Qual o maior mamífero terrestre que vive nas savanas da África?