A manutenção produtiva total, também conhecida como total productive maintenance (TPM), trata-se de uma ferramenta utilizada na indústria, com o objetivo de otimizar a eficiência dos processos.
A TPM apoia-se em 3 princípios fundamentais: melhoria das pessoas; melhorias dos equipamentos; qualidade total.
O principal objetivo da manutenção produtiva total é alcançar um nível máximo de produção, que é medido pelo índice OEE (Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Geral do Equipamento), desenvolvido pelo Japan Institute of Plant Maitenance.
A Manutenção Produtiva Total têm como características 3 importantes fatores: - busca da economicidade, ou seja, deve proporcionar lucros; - ser um sistema integrado; - ocorrer manutenção espontânea, executada pelo próprio operador.
Benefícios mensuráveis da TPM, como:
1. Manutenção autônoma. O primeiro dos 8 pilares da TPM transfere a responsabilidade de manutenção rotineira, como limpeza, lubrificação e inspeção dos equipamentos para os operadores, o que gera um senso de "posse" da máquina, aumentando o cuidado por parte dos colaboradores.
O objetivo global do TPM é a melhoria da estrutura da empresa em termos materiais (máquinas, equipamentos, ferramentas, matéria-prima, produtos etc.) e em termos humanos (aprimoramento das capacitações pessoais envolvendo conhecimento, habilidades e atitudes). A meta à ser alcançada é o rendimento operacional global.
A TPM teria como objetivo atingir a eficiência no STM através de um sistema baseado no respeito aos indivíduos e na participação total dos empregados, tendo como princípio a eliminação dos desperdícios e o aprimoramento constante das técnicas e de pessoas envolvidas (NAKAJIMA, 1989).
8 pilares da Manutenção Produtiva Total
A TPM é muito mais do que fazer manutenção. É uma filosofia gerencial que atua na forma organizacional, no comportamento das pessoas de como tratam os problemas, não só os de manutenção, mas todos ligados ao processo produtivo, pois gera um comprometimento dos colaboradores onde todos se sentem parte integrante do processo.
E para que elas tenham uma boa saúde, é necessário que sejam bem operadas e cuidadas. Logo, a TPM é capaz de trazer inúmeros benefícios ao meio industrial, como o aumento da produtividade, confiabilidade, qualidade e preço competitivo. Ela também pode acarretar em benefícios para o meio ambiente e para os operadores.
Para implantar o programa TPM dentro de uma indústria, é preciso que as partes responsáveis saibam exatamente quais serão as áreas abrangidas, as estratégias e a disponibilidade de recursos. Os 8 pilares de um modelo tradicional de implantação do programa TPM ajudam nessa escolha.
Apresentamos agora a Manutenção Produtiva Total (TPM), que além de preocupar-se com as correções e prevenções das falhas, tem como objetivo principal eliminar as perdas geradas no fluxo de produção através da integração dos setores de manutenção e operações.
Como é namorar alguém de Gêmeos?
Como funciona o Chromecast do Google?
Como cadastrar amigo no Coin Master?
Como montar uma planilha de treino de musculação?
Como conquistar um homem que tem uma filha?
O que usar para rejuntar taco?
Como verificar as folhas de um processo?
O que é necessário para embargar uma obra?
Onde pegar Pokémon tipo Dragão?
O que é região de Hoenn Pokémon GO?
Quem tem dengue passa para outra pessoa?
Como se chama a pessoa que torce para vários times?
Como saber se é otite viral ou bacteriana?