A luxação de patela em cães é um deslocamento do sulco troclear. Esse deslocamento pode ser medial ou lateral e ainda ter diferentes origens como: congênita, de desenvolvimento ou traumática. Essa é uma condição que pode afetar animais de diferentes raças e normalmente decorre de um trauma na face lateral do joelho.
Normalmente as contusões nas patas dos cães não são graves e o local melhora sozinho após algum tempo. Porém, é sempre aconselhável continuar observando o comportamento deles. Quando o pet continua dando sinais de dor ou não conseguindo apoiar o peso na pata machucada, leve-o ao veterinário o quanto antes.
Como prevenir a luxação de patela em cães A recomendação geral para evitar o problema é proporcionar ao animal hábitos mais saudáveis, para que ele não fique sedentário nem com excesso de peso, que é um dos principais fatores para desencadear o problema.
A principal é ir ao veterinário o mais rapidamente possível e mover o cão o menos possível durante o transporte. Se se têm certos conhecimentos de primeiros socorros, pode imobilizar-se a zona lesionada com uma revista ou jornal atado à volta do membro afetado.
É muito fácil suspeitar de lesão nas patas do seu animal, pois ele vai se movimentar lentamente e mancar, tentando poupar a pata. Além disso, um cachorro com trauma nas patas passa muito tempo deitado e se queixa toda vez que usa a patinha machucada.
Luxação mais grave, no grau 4 a patela sai se desloca de maneira permanente, e nem mesmo com a manipulação do veterinário é possível voltá-la ao local correto. Somente com cirurgia de patela em cachorro é possível amenizar o problema.
Não importa se você viu o cachorro mancando da pata traseira, dianteira ou cachorro mancando e tremendo, ele precisa ser levado ao médico-veterinário. Como há várias causas para a claudicação, o profissional irá fazer a anamnese (perguntar o histórico do pet), fazer o exame físico e poderá solicitar exames.
Vale destacar que cachorros maiores também podem apresentar a doença, principalmente quando estão mais velhos e mais frágeis. A luxação de patela em cães é classificada em 4 graus diferentes, de acordo com a gravidade do problema: O veterinário consegue deslocar a paleta do lugar e ela volta automaticamente para o local correto.
Os olhos merecem atenção e cuidados como qualquer outra parte do corpo do seu cachorrinho. Por isso, para garantir que o pet não desenvolva nenhuma doença ocular, é importante higienizar e limpar regularmente esta região. Dentre as secreções que precisam de limpeza temos a remela, tão comum entre os cães.
Geralmente, o problema se encerra aí, sem maiores dores para o cachorro. Neste caso, a paleta fica saindo e voltando para o lugar correto. Geralmente, o cachorro manca com frequência. Apesar de a rótula voltar para o seu lugar, é recomendado cirurgia para evitar dores e maiores problemas.
Esse deslocamento pode ocorrer para a parte externa da perna (lateral), ou para a parte interna (medial). Ambos os casos causam muita dor ao cachorro e necessitam atenção veterinária o mais breve possível!
Como ter acesso ao histórico escolar?
Como os maias fizeram seu próprio calendário?
Qual a relação entre os problemas ambientais atuais e a saúde humana?
Qual o valor da indenização por assédio moral no trabalho?
Como os padrões afetam a sociedade?
Como os insetos respiram explique?
Como me habilitar em processo com segredo de justiça TJSP?
Qual o objetivo da construção da Fortaleza de São José de Macapá?
Quais são os princípios da educação em direitos humanos?
Como surgiram os primeiros índios no Brasil?
Como os povos nômades passaram a viver e a governar?
Como os portugueses dominaram os índios?
O que são materiais conjugados ou compósitos?
Como os portugueses chegaram na Bahia?