São conjuntos de verbos que, numa frase, desempenham papel equivalente ao de um verbo único. Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, surge sempre numa de suas formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Observe os exemplos: Estou lendo o jornal.
Quando dois verbos ou mais aparecem um ao lado do outro em uma sentença, agindo como se fossem apenas um verbo, temos uma locução verbal, que é constituída por um verbo auxiliar flexionado ao lado de um verbo principal.
As locuções verbais são uma sequência de dois ou mais verbos que, juntos, exercem a função morfológica de um só verbo. Elas são formadas por um ou mais verbos auxiliares e um verbo principal.
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
O verbo principal aparece numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo ou particípio. Exemplos de locuções verbais com verbo principal no gerúndio: Estou esperando minha vizinha. Meu marido está andando no calçadão.
24 curiosidades que você vai gostar
Para estruturar uma locução verbal, a regra é simples: o verbo auxiliar deve aparecer conjugado de acordo com o tempo e o modo verbais convenientes, já o verbo principal deve aparecer em uma das três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio ou particípio.
Nas locuções, eles desempenham o papel de expandir a função do verbo principal. Os mais comuns são os seguintes: ser, estar, ter, haver, andar, deixar, tornar, ir, começar, dever, acabar, querer, precisar e pretender.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Divindade, na Bíblia, é um atributo exclusivo do Deus único e verdadeiro que, em grego, língua original do Novo Testamento, é “Theos”. Já Jesus Cristo em grego é “Logos”, em latim “Verbum”, e em português “Verbo”, palavra, discurso, razão.
Para que serve dexametasona 4 mg?
O que é o ego auxiliar no Psicodrama?
Quanto custa um óculos de grau completo?
Qual o benefício do ácido glicólico?
Qual é o mais gostoso peru ou chester?
Como consultar seguro defeso 2022?
Qual a habilidade do stand do Giorno?
Como limpar o banheiro mais rápido?
Como amaciar picanha para churrasco?
Como saber se o leite tá ácido?
O que fazer para tirar melanina da pele?
O que significa sanear processo na Receita Federal?
Quais feriados de 2022 foram antecipados São Paulo?
Quais são as espécies de ação penal de suas principais características?