São conjuntos de verbos que, numa frase, desempenham papel equivalente ao de um verbo único. Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, surge sempre numa de suas formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Observe os exemplos: Estou lendo o jornal.
Quando dois verbos ou mais aparecem um ao lado do outro em uma sentença, agindo como se fossem apenas um verbo, temos uma locução verbal, que é constituída por um verbo auxiliar flexionado ao lado de um verbo principal.
As locuções verbais são uma sequência de dois ou mais verbos que, juntos, exercem a função morfológica de um só verbo. Elas são formadas por um ou mais verbos auxiliares e um verbo principal.
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
O verbo principal aparece numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo ou particípio. Exemplos de locuções verbais com verbo principal no gerúndio: Estou esperando minha vizinha. Meu marido está andando no calçadão.
24 curiosidades que você vai gostar
Para estruturar uma locução verbal, a regra é simples: o verbo auxiliar deve aparecer conjugado de acordo com o tempo e o modo verbais convenientes, já o verbo principal deve aparecer em uma das três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio ou particípio.
Nas locuções, eles desempenham o papel de expandir a função do verbo principal. Os mais comuns são os seguintes: ser, estar, ter, haver, andar, deixar, tornar, ir, começar, dever, acabar, querer, precisar e pretender.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Divindade, na Bíblia, é um atributo exclusivo do Deus único e verdadeiro que, em grego, língua original do Novo Testamento, é “Theos”. Já Jesus Cristo em grego é “Logos”, em latim “Verbum”, e em português “Verbo”, palavra, discurso, razão.
Como calcular hipotenusa com raiz quadrada?
Onde resolver problemas com Caixa Tem?
O que fazer para acabar com a umidade no quarto?
O que fazer quando a página fica em branco?
Como montar um sala de jantar?
Como resolver problemas Matemática online?
Qual o valor da marmita de feijoada?
Como saber se o iPhone está com problema de hardware?
Qual o investimento para abrir uma loja de rodas?
Como ajeitar o microfone do telefone?
Como montar uma sorveteria do zero?
O que colocar na mesa de guloseimas?
O que deve ter dentro de uma sala de emergência?
Como desenvolver o produto notável?