A liderança situacional corresponde à liderança que é moldada de acordo com uma situação apresentada. O líder precisa ter a capacidade de fazer a análise do que está acontecendo, e com “jogo de cintura”, decidir qual postura será adequada para aquela ocasião.
Como o nome sugere, um líder situacional é aquele que consegue adaptar seu comportamento a diferentes situações. Ainda, em outras palavras, a eficácia do líder está na sua capacidade de adaptar seu comportamento gerencial ao nível da maturidade ou sofisticação de seus subordinados, ou seja, à situação.
Os estilos gerais de liderança situacional
São eles: Direção: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e baixo grau de apoio. Orientação: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e alto grau de apoio. Apoio: o líder adota um comportamento de baixo grau de direção e alto grau de apoio.
Características da liderança situacional
Um líder situacional deve saber escutar com atenção sua equipe. Assim, pode identificar eventuais conflitos e a origem de reclamações. Além disso, torna-se possível encontrar soluções viáveis propostas por algum membro da equipe que conheça bem a rotina da organização.
Na liderança situacional, líderes devem fazer uma leitura do contexto e do nível de maturidade da equipe ou dos colaboradores, para adotar o melhor estilo de liderança. Ter um cargo de liderança em uma equipe não é uma tarefa fácil. É preciso enfrentar uma série de acontecimentos que surgem no seu dia a dia.
31 curiosidades que você vai gostar
A vantagem da liderança situacional é que ela tem bastante flexibilidade. Os líderes podem transitar entre os estilos de liderança conforme a necessidade daquele momento. Outra vantagem é que a liderança situacional também não transmite uma ideia de que existe somente um estilo de liderança correto.
A liderança situacional é ideal para gestores e empresas que priorizam desenvolver o potencial de funcionários e equipes de trabalho. ... Como resultado, o líder pode extrair o melhor dos seus colaboradores mantendo um bom relacionamento com eles.
A Liderança Situacional baseia-se em uma inter-relação entre a quantidade de orientação e direção que o líder oferece e a quantidade de apoio socioemocional (dado pelo líder) e o nível de prontidão (maturidade) dos subordinados no desem- penho de uma tarefa, função ou objetivo específico.
O líder situacional deve, portanto, tentar conhecer cada um dos estilos de pensar e agir. Assim, ele consegue entender os comportamentos de seus liderados, de modo a potencializar as características de cada um, objetivando atender o que lhes foi proposto, de forma efetiva.
O que é um mecanismo de feedback?
Quais são as duas camadas da derme?
Como ocorre o processo de aquecimento da Terra?
Como se dá o infarto agudo do miocárdio?
Como se divide o ensino fundamental?
Qual a quantidade de sangue é filtrada pelos rins por dia?
Como podem ser detectadas partículas elementares?
Como ocorre o processo de fermentação de vinho?
Qual é a estação do ano em Minas Gerais?
Como ocorre o processo de acoplamento excitação e contração na fibra muscular?
Como são divididas as provas dos autos?
O que fala a obra Os Lusiadas?
Qual a frequência das consultas de Pré-natal?
Quais são os símbolos dos elementos?
Qual o benefício de tomar suco de couve com limão?