A liderança situacional corresponde à liderança que é moldada de acordo com uma situação apresentada. O líder precisa ter a capacidade de fazer a análise do que está acontecendo, e com “jogo de cintura”, decidir qual postura será adequada para aquela ocasião.
Como o nome sugere, um líder situacional é aquele que consegue adaptar seu comportamento a diferentes situações. Ainda, em outras palavras, a eficácia do líder está na sua capacidade de adaptar seu comportamento gerencial ao nível da maturidade ou sofisticação de seus subordinados, ou seja, à situação.
Os estilos gerais de liderança situacional
São eles: Direção: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e baixo grau de apoio. Orientação: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e alto grau de apoio. Apoio: o líder adota um comportamento de baixo grau de direção e alto grau de apoio.
Características da liderança situacional
Um líder situacional deve saber escutar com atenção sua equipe. Assim, pode identificar eventuais conflitos e a origem de reclamações. Além disso, torna-se possível encontrar soluções viáveis propostas por algum membro da equipe que conheça bem a rotina da organização.
Na liderança situacional, líderes devem fazer uma leitura do contexto e do nível de maturidade da equipe ou dos colaboradores, para adotar o melhor estilo de liderança. Ter um cargo de liderança em uma equipe não é uma tarefa fácil. É preciso enfrentar uma série de acontecimentos que surgem no seu dia a dia.
31 curiosidades que você vai gostar
A vantagem da liderança situacional é que ela tem bastante flexibilidade. Os líderes podem transitar entre os estilos de liderança conforme a necessidade daquele momento. Outra vantagem é que a liderança situacional também não transmite uma ideia de que existe somente um estilo de liderança correto.
A liderança situacional é ideal para gestores e empresas que priorizam desenvolver o potencial de funcionários e equipes de trabalho. ... Como resultado, o líder pode extrair o melhor dos seus colaboradores mantendo um bom relacionamento com eles.
A Liderança Situacional baseia-se em uma inter-relação entre a quantidade de orientação e direção que o líder oferece e a quantidade de apoio socioemocional (dado pelo líder) e o nível de prontidão (maturidade) dos subordinados no desem- penho de uma tarefa, função ou objetivo específico.
O líder situacional deve, portanto, tentar conhecer cada um dos estilos de pensar e agir. Assim, ele consegue entender os comportamentos de seus liderados, de modo a potencializar as características de cada um, objetivando atender o que lhes foi proposto, de forma efetiva.
Como funciona uma empreiteira de obras?
Como gerar arquivo ECF no Contmatic?
Como ser distribuidor de papelaria?
Como fazer uma dieta Cutting feminina?
Quais os profissionais necessários para abrir uma creche?
Como fazer uma cozinha americana barata?
Como se tornar um distribuidor de Auto Peças?
Quando a empresa não precisa constituir CIPA?
Como ter uma cozinha bonita e barata?
O que cortar na alimentação para perder barriga?
Como elaborar uma propaganda de um produto?
Como se inscrever pro IBGE 2021?
Como instalar e configurar central de alarme JFL SmartCloud 18?
Quando abre as inscrições para OAB 2021?
Como fazer a inscrição do Passé?