Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Ela se baseia em 4 liberdades: (1) a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; (2) a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades; (3) a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; e (4) a liberdade de aperfeiçoar o programa, e ...
A Definição de Software LivreAs quatro liberdades essenciais. ... Software livre pode ser comercial. ... A liberdade de executar o programa como você desejar. ... A liberdade de estudar o código-fonte e fazer alterações. ... A liberdade de redistribuir se assim desejar: requisitos básicos. ... Copyleft.
GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).
A GPL é a principal licença da fundação e é frequentemente chamada abreviadamente de GNU GPL, ela é utilizada pela maioria dos programas do Projeto GNU assim como muitos outros programas de software livre que não são parte dele.
45 curiosidades que você vai gostar
O Projeto GNU possui duas licenças principais para uso para bibliotecas. ... A escolha da licença faz uma grande diferença: usar a GPL Menor permite o uso da biblioteca em programas privativos; usar a GPL comum para uma biblioteca torna-a disponível apenas para programas livres.
A licença MIT, também chamada de licença X ou de licença X11, é uma licença de programas de computadores (software), criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ela é uma licença permissiva utilizada tanto em software livre quanto em software proprietário.
Assim, copyleft praticamente significa "cópia autorizada". Ainda há o trocadilho com a "Todos os direitos reservados", sempre ao lado do símbolo de copyright. No caso do "copyleft", a frase transforma-se em "All rights reversed", ou seja, "Todos os direitos invertidos".
A licença BSD permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Trabalhos baseados no material podem até ser liberados com licença proprietária.
Software Livre“A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).”“A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1).”“A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).”
Dessa forma, um software livre tem como marcante a característica de dar ao usuário a liberdade de copiar, distribuir, modificar e estudar o programa sem pagar ou pedir permissão ao autor. Para garantir essas liberdades, o software livre garante aos seus usuários acesso a seu código fonte.
Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso.
Elas são as licenças mais utilizadas para softwares de código aberto tendo como principal diferença que a GPL requer que seus derivados sejam licenciados por ela também. Enquanto que a BSD só pede que os autores do código base sejam reconhecidos.
A LGPL (GNU Lesser General Public License) é uma licença de software livre aprovada pela FSF e escrita como um meio-termo entre a GPL e licenças mais permissivas como a licença BSD e a licença MIT.
Quais os tipos de licença de softwares disponíveis?End User License Agreement (EULA) ... Software proprietário. ... Software livre. ... Software comercial. ... Código aberto. ... GNU General Public License (GNU GPL) ... Software gratuito.
Este projeto teve inicio em 1984, idealizado por Richard Stallman, e tem como objetivo criar um sistema operacional totalmente livre, com o código fonte disponível aos programadores, e sem custos. O projeto GNU já desenvolveu vários programas para o seu sistema, todos estes com código fonte livre e disponível na rede.
Em suma: Copyright é uma licença fechada que assegura seus direitos apenas ao autor – que, se quiser, pode acrescentar termos de distribuição para torná-la Copyleft. Copyleft é uma licença aberta, passível de alteração e reprodução por qualquer pessoa, desde que seus direitos livres sejam mantidos.
Richard Stallman foi um dos responsáveis pela popularização inicial do termo copyleft, ao associá-lo, em 1988, à licença GPL. De acordo com Stallman, o termo foi-lhe sugerido pelo artista e programador Don Hopkins, que incluiu a expressão "Copyleft – all rights reversed" numa carta que lhe enviou.
Licenças Permissivas
Estas licenças recebem este nome pelas poucas restrições que impõem às pessoas que obtém o produto. Estas licenças devem ser usadas quando se deseja que o projeto possa atingir um número maior de pessoas para ampla divulgação.
MIT LicenseO código-fonte não precisa ser necessariamente público quando a distribuição do software é feita.Modificações podem ser lançadas sob qualquer licença.Mudanças feitas no código-fonte não precisam ser documentadas.Não tem nenhuma posição em relação ao uso de patentes.
São obras de livre uso, pois não estão sob domínio de direito autoral. Os direitos autorais duram até 70 anos contando do primeiro ano de falecimento do autor. Vale dizer que, apesar das imagens que entraram em domínio público serem de “livre uso”, existem os direitos morais.
Projetos publicos são cobertos pelos Termos de Servicos do GitHub, o que permite que outras pessoas vejam e copiem seu projeto, mas seu trabalho vem sem permissões. Se você quiser que outras pessoas usem, distribuam, modifiquem ou contribuam com seu projeto, você precisa incluir uma licença open source.
A maior vantagem do Apache é seu código fonte, que está disponível gratuitamente para qualquer pessoa, sem que nenhuma licença seja requerida.
O Linux está disponível sob a Licença Pública Geral (GPL) GNU. Isso significa que qualquer pessoa pode executar, estudar, compartilhar e modificar o software.
Segundo eles, as características de um software devem satisfazer necessidades implícitas, propostas inicialmente no projeto e imprescindíveis para a experiência do usuário, e explícitas, relacionadas à qualidade durante o processo, perceptíveis apenas àqueles que trabalharam no seu desenvolvimento.
Quais são os cinco maiores países do mundo?
O que a Bíblia nos ensina sobre a oração?
Quais são as regiões da cavidade nasal?
Que chá é bom para evitar o AVC?
Qual o limite de idade para trabalhar em cruzeiros?
Qual a importância das habilidades interpessoais e sua relação com o comportamento organizacional?
Qual o número de judeus no mundo?
Quais os 5 pilares da gestão de pessoas?
Como apagar arquivos Prefetch?
Quais estabelecimentos farmacêuticos são considerados comunitários?
Pode cancelar o cartão de crédito com contas parceladas?
Qual melhor fritadeira água e óleo ou zona fria?
Quais situações pode chamar um defensor público?
Quais são os 5 pilares do relacionamento?
Quais são as características da literatura infantil?