A intoxicação é o conjunto de sinais e sintomas que surgem pela exposição a substâncias químicas tóxicas para o organismo, como remédios em doses excessivas, picadas de animais venenosos, metais pesados, como chumbo e mercúrio, ou exposição a inseticidas e agrotóxicos.
Definição: Intoxicação refere-se ao desenvolvimento de efeitos adversos associados à exposição a determinadas doses de substâncias químicas, fármacos ou outros xenobióticos.
Os sintomas da intoxicação celular podem ser inúmeros, com diferentes graus de gravidade, mas alguns dos principais são: efeitos nos sistemas respiratório, cardiovascular, nervoso e hematopoiético; problemas no sistema respiratório com irritações e danos, por exemplo, nas mucosas nasais, laringe e brônquios, o que ...
O envenenamento ou intoxicação aguda ocorre quando uma pessoa inala, entra em contato direto com a pele ou ingere alguma substância tóxica. A maior parte dos casos de envenenamento ocorre dentro de casa, envolvendo crianças.
Intoxicação
A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele. Falaremos agora sobre cada uma dessas vias de exposição das substâncias tóxicas.
É o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas (sinais e sintomas) ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação entre o agente tóxico com o sistema biológico.
A intoxicação por medicamentos pode causar sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento, sedação e até a morte. Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação.
Intoxicação exógena é o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico.
A intoxicação ocorre quando uma substância entra em contato com um organismo e provoca uma série de efeitos adversos, afetando a homeostase dele, rompendo o equilíbrio orgânico.
Além disso, para evitar qualquer tipo de intoxicação, é importante ter atenção aos produtos que se entra em contato no dia-a-dia, principalmente pessoas que trabalham com produtos químicos, como em fábricas ou plantações, sendo imprescindível o uso dos equipamentos de proteção individual.
De acordo com o tempo em que os sintomas demorem em aparecer, a intoxicação por medicamentos pode se classificar da seguinte forma: Intoxicação aguda: nesses casos, os sintomas aparecem em menos de 24 horas e sua evolução pode ser variável. Intoxicações subagudas: os distúrbios ocorrem em diferentes níveis.
Quando algum organismo é intoxicado, para que seja feita a desintoxicação e o estudo do caso, é necessário saber qual a substância que provocou a intoxicação, qual organismo foi intoxicado e a quantidade de substância que o organismo teve contato. Qualquer substância, quando ingerida em excesso causa um tipo de reação de intoxicação no organismo.
Quanto custa para instalar direção elétrica?
Como saber se meu dispositivo tem NFC?
Como funciona um sistema de aquecimento solar para piscina?
Como funcionam as câmeras de infravermelho?
Como q eu faço pra ver se meu diploma está cadastrado no MEC?
Como funciona o sistema de admissão?
O que é bloqueio interno do CPF?
O que fazer com picada de cobra em gato?
Como funciona um sensor de temperatura NTC?
Quem tem direito à cota da Uerj?
Como funciona o sistema de cotas em concursos públicos?
O que pode ser quando o gato não consegue urinar?
Como funciona o sistema de DVR?
Como saber o tamanho do nariz?
Como mudar a cor do Paint Tool SAI?
Quais os sintomas que seu grau aumentou?