A intoxicação é o conjunto de sinais e sintomas que surgem pela exposição a substâncias químicas tóxicas para o organismo, como remédios em doses excessivas, picadas de animais venenosos, metais pesados, como chumbo e mercúrio, ou exposição a inseticidas e agrotóxicos.
Definição: Intoxicação refere-se ao desenvolvimento de efeitos adversos associados à exposição a determinadas doses de substâncias químicas, fármacos ou outros xenobióticos.
Os sintomas da intoxicação celular podem ser inúmeros, com diferentes graus de gravidade, mas alguns dos principais são: efeitos nos sistemas respiratório, cardiovascular, nervoso e hematopoiético; problemas no sistema respiratório com irritações e danos, por exemplo, nas mucosas nasais, laringe e brônquios, o que ...
O envenenamento ou intoxicação aguda ocorre quando uma pessoa inala, entra em contato direto com a pele ou ingere alguma substância tóxica. A maior parte dos casos de envenenamento ocorre dentro de casa, envolvendo crianças.
Intoxicação
A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele. Falaremos agora sobre cada uma dessas vias de exposição das substâncias tóxicas.
É o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas (sinais e sintomas) ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação entre o agente tóxico com o sistema biológico.
A intoxicação por medicamentos pode causar sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento, sedação e até a morte. Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação.
Intoxicação exógena é o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico.
A intoxicação ocorre quando uma substância entra em contato com um organismo e provoca uma série de efeitos adversos, afetando a homeostase dele, rompendo o equilíbrio orgânico.
Além disso, para evitar qualquer tipo de intoxicação, é importante ter atenção aos produtos que se entra em contato no dia-a-dia, principalmente pessoas que trabalham com produtos químicos, como em fábricas ou plantações, sendo imprescindível o uso dos equipamentos de proteção individual.
De acordo com o tempo em que os sintomas demorem em aparecer, a intoxicação por medicamentos pode se classificar da seguinte forma: Intoxicação aguda: nesses casos, os sintomas aparecem em menos de 24 horas e sua evolução pode ser variável. Intoxicações subagudas: os distúrbios ocorrem em diferentes níveis.
Quando algum organismo é intoxicado, para que seja feita a desintoxicação e o estudo do caso, é necessário saber qual a substância que provocou a intoxicação, qual organismo foi intoxicado e a quantidade de substância que o organismo teve contato. Qualquer substância, quando ingerida em excesso causa um tipo de reação de intoxicação no organismo.
Como saber se o seu CPF está sujo?
Como podemos usar a prática da humanização no dia a dia?
Como sabemos quando precisamos nos alimentar ou beber água?
Como imprimir uma página da internet pelo celular?
Como polir roda de alumínio da moto?
Como compartilhar Wi-fi de um celular para o outro?
Como pontuar de forma correta?
O que pode ser feito para acabar com a desertificação?
O que é espaçamento entre linhas 1 5?
Como por exemplo entre vírgulas?
Como funciona a tomada de força do trator?
Como fazer uma casinha de cachorro simples e fácil?
O que são as papilas gustativas da língua humana?
Como funciona a entrega da TNT?
Como é feita a escolha do Oscar?