É uma maneira bem concreta de os alunos compartilharem o que estão estudando. Além disso, os colegas de uma série podem colaborar com os de outra também durante o processo, em vez de ter contato apenas com o produto final. Assim, estabelecem-se parcerias.
As aulas devem ter uma organização que permita a interação. Não devem ser apenas expositivas, mas sim, associarem diversas vias para transmissão da informação, nomeadamente, visuais, auditivas e cinestésicas. È importante não esquecer também os afetos, que são fundamentais para o decorrer da aprendizagem.
"Quando constrói uma argumentação e defende seu raciocínio em uma atividade perante um colega ou a classe, o aluno aprende muito." Inês promove essa interação tanto com discussões envolvendo a turma inteira quanto com atividades em grupo. Aí, prefere trabalhar com duplas, juntando alunos com conhecimentos diferentes.
Tais pontos podem ser citados após várias leituras realizadas sobre o tema: é algo diferente; os alunos “abrem suas mentes”; aula interativa; promove a saúde mental; favorece a relação com os demais; se desenvolve a autonomia; começa o processo da vida social; importância desde cedo.
Mesmo interagindo de forma remota, alguns colegas professores têm implementado atividades em pequenos grupos com seus alunos. A ideia é aproveitar o tempo em que todos estão conectados para que os alunos possam falar e interagir para resolver um problema de forma colaborativa.
É uma aula interativa, em que o principal meio é o diálogo, sendo que o professor deve buscar fazer com que todos os alunos participem ativamente. O professor tem importância significativa para que ocorra a interação da maneira desejada: observando os alunos, fazendo com que todos sejam participativos, não deixando sempre os mesmos falar.
A boa interação entre os alunos é fundamental na construção de aprendizagens significativas. Por meio do convívio, eles trocam conhecimentos, aprendem a se relacionar com o outro e constroem valores como cooperação, solidariedade e respeito.
O professor tem importância significativa para que ocorra a interação da maneira desejada: observando os alunos, fazendo com que todos sejam participativos, não deixando sempre os mesmos falar. Desde conteúdos da própria aula como questões extraescolares podem ser tratadas neste tipo de aula, objetivando a interação.
Uma outra prática capaz de gerar muito engajamento na sala de aula virtual é a exploração de recursos a Realidade Aumentada, Realidade Virtual ou mesmo cenas em 360° ou objetos 3D. Com tantas opções disponíveis de forma gratuita, os professores não precisam mais ficar limitados ao espaço da sala de aula virtual.
Quanto tempo de vida tem um idoso com insuficiência cardíaca crônica?
O que é um sistema convencional?
O que acontece com o corpo depois de 24 horas de jejum?
O que é manutenção preventiva baseada na condição?
Como foi que Leonardo teve João Guilherme?
Qual o melhor exercício físico para acelerar o metabolismo?
Como receber o auxílio funeral do INSS?
O que é um termo de compromisso de ajustamento de conduta?
Como atualizar as páginas do sumário no Word?
Qual o nível da água do radiador?