Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie vive sobre ou no interior de outra espécie, sem prejudicá-la. O principal recurso buscado pelo inquilino é abrigo e moradia. Bromélias, orquídeas e samambaias que vivem em cima de árvores podem ser citadas como exemplo.
Um exemplo clássico de inquilinismo em animais é a interação entre o pepino-do-mar e o peixe-agulha. Na detecção de algum problema, o peixe-agulha busca proteção abrigando-se no interior do corpo do pepino-do-mar, que é uma espécie de equinodermo.
Alguns autores classificam o inquilinismo como comensalismo. Isso se deve ao fato de que o comensalismo é uma relação ecológica interespecífica na qual um dos envolvidos é beneficiado e o outro não tem prejuízo ou benefício com essa associação, assim como ocorre no inquilinismo.
Rêmora e tubarão
A relação entre a rêmora e o tubarão é um caso clássico de comensalismo. A rêmora é um peixe que se fixa ao corpo dos tubarões com ventosas chamadas apreensórios. A rêmora permanece presa ao tubarão e se alimenta dos restos de comida que saem da boca do animal.
O inquilinismo é uma relação ecológica que ocorre entre organismos de diferentes espécies, ou seja, é uma relação interespecífica. Nesta associação, uma espécie denominada como “inquilina” vive no interior ou sobre outra espécie, chamada de “hospedeira”, que lhe serve de suporte ou abrigo.
41 curiosidades que você vai gostar
Compreendem o inquilinismo, o mutualismo, o comensalismo e a protocooperação. É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Exemplos: peixe-agulha e pepino-do-mar; árvore e epífitas.
O inquilinismo é uma relação ecológica interespecífica harmônica em que apenas uma das partes obtém benefício, sem prejuízo da outra. Geralmente essa associação ocorre como mecanismo de proteção, vivendo uma espécie (inquilina) sobre a superfície ou no interior da outra (hospedeira).
Exemplos de ComensalismoRêmora e Tubarão. Esse é o exemplo mais clássico de comensalismo. ... Homem e Entamoeba coli. Entre o homem e a Entamoeba coli existe uma relação de comensalismo. ... Leões e Hienas. As hienas ficam a espreita da caça dos leões. ... Homem e Urubu. ... Animais carnívoros e Abutres.
O comensalismo é uma relação entre espécies diferentes em que um organismo alimenta-se de restos de alimento deixados por outro. As relações ecológicas interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes e podem ocasionar ganho ou perda individual para um organismo.
Qual o melhor dia da semana para acender vela pra São Jorge?
Quais os principais problemas filosóficos gerais trabalhados pela modernidade?
Qual a importância da qualidade total?
O que acontece quando a vacina BCG não inflama?
O que fazer para crescer mais em altura?
O que fazer para tirar a fibrose?
Quantos quilos tem um saco de adubo?
Como pagar a taxa de Revistoria?
Quais os signos que traíram o zodíaco?
Quais os riscos de uma infiltração na laje?
Quanto é passagem de trem SuperVia?
O que é uma planta secundária?
Quantas malas levar para intercâmbio?
Porque não gostei de Porto de Galinhas?