Início ou inicio Quando a palavra não tem acento agudo na sua segunda sílaba, ou seja, inicio, ela é a forma verbal do verbo iniciar na primeira pessoa do presente do indicativo. Ex: Eu sempre inicio o meu dia com uma música bem alegre.
Se for um verbo, o acento está descartado, pois se trata da conjugação da 1ª pessoa do singular do verbo iniciar (eu inicio). Porém, se você quer utilizar o vocábulo como um substantivo, ele obrigatoriamente é acentuado e escreve-se “início”.
Inicia vem do verbo iniciar. O mesmo que: começa, estreia, inaugura, principia, inicializa.
Por se pautar no Novo Acordo Ortográfico, o Dicio considera i-ní-ci-o a separação silábica correta para a palavra início, classificando-a como proparoxítona, ao invés de paroxítona terminada em ditongo crescente.
Em início (i-ní-ci-o) a sílaba tônica é o ní, sendo uma palavra proparoxítona.
Significado de inceptivo: Que da início a algo, que começa. Ingressivo, iniciante.
Porém, se você quer utilizar o vocábulo como um substantivo, ele obrigatoriamente é acentuado e escreve-se “início”. Uma característica comum entre as palavras paroxítonas terminadas com “cio” e que tenham “i” na sílaba tônica é a acentuação.
Dá início a: 1 inicia, principia, enceta, abre, entabula, inaugura, estreia, instaura, desperta, introduz, estabelece, rompe, surge, debuta, empeça.
Significado de Iniciar verbo transitivo direto e pronominal Começar alguma coisa; principiar: iniciar um projeto; este ano se iniciou bem.
O mesmo que: começam, estreiam, inauguram, principiam, inicializam.
Assim é o novo acordo ortográfico, milhões de pessoas desesperadas para saber como se escreve isso ao aquilo, e, a palavra reanálise é uma delas. Ao que tudo indica, fica assim mesmo: reanálise (palavra significa uma “segunda análise” de algo). Se as vogais que se encontram nos dois termos são diferentes, não usamos o hífen.
A reforma ortográfica altera aproximadamente 0,5% das palavras existentes em nosso vocabulário, mas não se preocupe, pois os brasileiros terão até o ano de 2012 para se adaptar completamente. De uma forma geral, as mudanças estão na eliminação de alguns acentos, uma nova padronização para o hífen e a volta das letras “k”, “w” e “y”.
Agora oficial, a reforma é meramente ortográfica: diz respeito à língua escrita, não à língua falada. Dúvidas como o uso do hífen, do trema e do acento serão esclarecidas, pois podem ser tema de questões de linguagens, além da redação do Enem e de outros vestibulares, que cobram as novas regras, promulgadas pelo Decreto nº 6.583/2008.
Desde janeiro de 2009, quando passou a vigorar o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as segundas opções das grafias citadas acima são as corretas. A reforma ortográfica altera aproximadamente 0,5% das palavras existentes em nosso vocabulário, mas não se preocupe, pois os brasileiros terão até o ano de 2012 para se adaptar completamente.
Como finalizar uma planilha Excel?
Como conseguir voucher Dolce Gusto?
Como fixar a tinta no tecido tie dye?
O que fazer para entreter um bebê de 1 ano?
Como ganhar essência azul rápido 2021?
Como fazer um sim ter todas as habilidades?
Onde conseguir cupom de desconto Casas Bahia?
Como ganhar Créditos na Bet365?
Como funcionam as regras da NBA?
Como foram formados os gêmeos Chang e Eng *?
Quais os pontos importantes que devemos considerar no planejamento de um evento?
O que fez com que os fungos foram considerados plantas?
Como foi o primeiro contato entre espanhóis e indígenas?