Início ou inicio Quando a palavra não tem acento agudo na sua segunda sílaba, ou seja, inicio, ela é a forma verbal do verbo iniciar na primeira pessoa do presente do indicativo. Ex: Eu sempre inicio o meu dia com uma música bem alegre.
Se for um verbo, o acento está descartado, pois se trata da conjugação da 1ª pessoa do singular do verbo iniciar (eu inicio). Porém, se você quer utilizar o vocábulo como um substantivo, ele obrigatoriamente é acentuado e escreve-se “início”.
Inicia vem do verbo iniciar. O mesmo que: começa, estreia, inaugura, principia, inicializa.
Por se pautar no Novo Acordo Ortográfico, o Dicio considera i-ní-ci-o a separação silábica correta para a palavra início, classificando-a como proparoxítona, ao invés de paroxítona terminada em ditongo crescente.
Em início (i-ní-ci-o) a sílaba tônica é o ní, sendo uma palavra proparoxítona.
Significado de inceptivo: Que da início a algo, que começa. Ingressivo, iniciante.
Porém, se você quer utilizar o vocábulo como um substantivo, ele obrigatoriamente é acentuado e escreve-se “início”. Uma característica comum entre as palavras paroxítonas terminadas com “cio” e que tenham “i” na sílaba tônica é a acentuação.
Dá início a: 1 inicia, principia, enceta, abre, entabula, inaugura, estreia, instaura, desperta, introduz, estabelece, rompe, surge, debuta, empeça.
Significado de Iniciar verbo transitivo direto e pronominal Começar alguma coisa; principiar: iniciar um projeto; este ano se iniciou bem.
O mesmo que: começam, estreiam, inauguram, principiam, inicializam.
Assim é o novo acordo ortográfico, milhões de pessoas desesperadas para saber como se escreve isso ao aquilo, e, a palavra reanálise é uma delas. Ao que tudo indica, fica assim mesmo: reanálise (palavra significa uma “segunda análise” de algo). Se as vogais que se encontram nos dois termos são diferentes, não usamos o hífen.
A reforma ortográfica altera aproximadamente 0,5% das palavras existentes em nosso vocabulário, mas não se preocupe, pois os brasileiros terão até o ano de 2012 para se adaptar completamente. De uma forma geral, as mudanças estão na eliminação de alguns acentos, uma nova padronização para o hífen e a volta das letras “k”, “w” e “y”.
Agora oficial, a reforma é meramente ortográfica: diz respeito à língua escrita, não à língua falada. Dúvidas como o uso do hífen, do trema e do acento serão esclarecidas, pois podem ser tema de questões de linguagens, além da redação do Enem e de outros vestibulares, que cobram as novas regras, promulgadas pelo Decreto nº 6.583/2008.
Desde janeiro de 2009, quando passou a vigorar o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as segundas opções das grafias citadas acima são as corretas. A reforma ortográfica altera aproximadamente 0,5% das palavras existentes em nosso vocabulário, mas não se preocupe, pois os brasileiros terão até o ano de 2012 para se adaptar completamente.
Qual foi a primeira árvore do Brasil?
Tem como arrancar o dente com abscesso?
Qual o E-book mais vendido na internet?
Quanto custa o Kg de bagagem da GOL?
São bons exemplos de ondas eletromagnéticas?
Como entrar em um ginásio Pokémon GO?
Quando começa e quando termina o dia?
O que é agricultura sustentável e alternativa?
O que é o roaming de dados do iPhone?