Infecção cruzada é um termo utilizado para referir-se à transferência de microrganismos de uma pessoa (ou objeto) para outra pessoa, resultando necessariamente em uma infecção.
Essa contaminação pode ocorrer de diversas maneiras, como através do contato com itens infectados e até por meio das mãos de trabalhadores da área da saúde, que podem estar “carregando” uma bactéria sem saber. Além disso, vale destacar que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) acolhem pacientes com casos mais graves.
Existem diversos tipos de infecções, que são nomeadas de acordo com o local acometido, por exemplo, infecção de garganta, de ouvido, infecções sexualmente transmissíveis, infecções hospitalares, urinárias, de pele, pneumonias, infecções de sangue, do coração, nos olhos, entre outras.
A infecção cruzada é uma transmissão de agentes infecciosos dentro de um ambiente clínico que pode ser realizada através do contato de pessoa para pessoa, pelo ar ou por meio de objetos contaminados18. A frequência19 com que a infecção cruzada ocorre em ambiente hospitalar varia de 13,0% a 34,6%.
A maioria das DTA são infecções causadas por bactérias e suas toxinas. E sim, elas podem matar.
A propagação das Infecções Hospitalares pode ocorrer por diversas vias: pelo ar, pelo contato, por vetores ou por fonte comum. Além disso, estes materiais e o próprio ambiente podem estar contaminados não só por bactérias, mas também por seus esporos.
Ao pesquisar sobre a infecção hospitalar, constatamos que uma das maiores formas de sua disseminação ocorre por infecção cruzada.
O que é bradipneia na enfermagem?
Quanto tempo dura o seguro de celular?
Quantos anos a Sarada despertou o Sharingan?
O que é a documentação de um software?
Quando o orgulho é pecado mortal?
O que são os exercícios aeróbicos?
Como limpar energeticamente o útero?
Quanto tempo de vida tem um piolho?
Como pedir isenção da taxa moderadora?
Para que serve acrobat reader?
Quanto tempo apos a saida do tampao o bebe nasce?
Quanto custa anunciar no instagram?