Consiste na relação entre o número de casos de uma doença e a população exposta a adoecer, discriminado em coeficiente de incidência e coeficiente de prevalência.
Assim, por exemplo, o coeficiente de 0,00035 será multiplicado por 100.000 o que o transforma em 35 por 100.000, ou seja, o evento ocorreu 35 vezes (caso, óbito,etc) por 100.000 habitantes.
Indicadores de morbidade e fatores de riscoD.1 Incidência de doenças transmissíveis. ... D.2 Taxa de incidência de doenças transmissíveis. ... D.3 Taxa de detecção de hanseníase.D.4 Índice parasitário anual (IPA) de malária.D.5 Taxa de incidência de neoplasias malignas. ... D.6 Taxa de incidência de doenças relacionadas ao trabalho.
Entre as causas mais prevalentes de morbidade, destacam-se as doenças circulatórias, neoplasias e doenças respiratórias.
É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período. Veja: As vantagens desse indicador são a simplicidade de seu cálculo e a facilidade de obtenção de seus componentes.
19 curiosidades que você vai gostar
Taxa de mortalidade específica por intoxicações e envenenamento: número de óbitos de residentes por intoxicações e envenenamento (X00-X09, X40-X49), para cada 100.000 habitantes.
O cálculo é realizado com base na relação entre o número de mortos no período de um ano e o número de habitantes de um determinado lugar. O resultado é expresso em porcentagem. Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰.
O capítulo XIX (Lesões, envenenamentos e algumas outras conseqüências de causas externas) refere traumatismos, queimaduras, envenenamentos ocasionados nas pessoas, por quaisquer tipos de acidentes, homicídios e suicídios, que são, por sua vez, tratados no capítulo XX (Causas externas de morbidade e mortalidade).
Os agravos provocados por causas externas de morbidade e mortalidade são responsáveis por expressiva parcela dos problemas de saúde. Podem ocasionar conseqüências orgânicas, psicológicas, sociais, econômicas e culturais, trazendo prejuízos consideráveis às populações afetadas.
Com certeza você já ouviu falar do termo “comorbidade.” O termo comorbidade é formado pelo prefixo latino “cum”, que significa correlação, companhia, e pela palavra morbidade, originada de “morbus”, que designa estado patológico ou doença.
Morbidade - Informam a ocorrência e distribuição de doenças e agravos à saúde na população residente na área geográfica referida; Fatores de Risco e de Proteção - Medem os fatores de risco (por ex. tabaco, álcool), e/ou proteção (por ex.
Os indicadores mais usados são a esperança de vida ao nascer, fecundidade, natalidade, a estrutura etária e a distribuição por sexo da população.
São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.
A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.
Para saber como calcular indicadores de desempenho, é preciso conhecer todos os processos e operações de cada área a ser mensurada. Assim, é possível fazer a relação entre tais processos e os objetivos, levantando os números que devem ser levados em consideração.
A taxa de ataque pode ser calculada como o número de pessoas afetadas dividido pelo número de pessoas expostas. Por exemplo, no caso de uma epidemia por intoxicação alimentar, a taxa de ataque é calculada para cada tipo de alimento ingerido e, então, essas taxas são comparadas para se identificar a fonte de infecção.
De acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas relacionados à Saúde (CID 10ª Revisão), os acidentes e violências são denominados de causas externas.
As causas externas estão relacionadas ao traumatismo, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde, intencionais, ou não, de início súbito e que tem como consequência imediata de violência ou outra causa exógena (GONSAGA, 2012).
Podemos definir as mortes causadas por fatores externos como uma morte “não natural”, provocada por uma intervenção voluntária, como por exemplo, o homicídio ou suicídio, ou por uma causa extremamente brutal, como um acidente de trânsito (CHESNAIS,2003).
acidentes domésticos (quedas, queimaduras, intoxicações, afogamentos e outras lesões) e acidentes extra-domiciliares (acidentes de trânsito e de trabalho, afogamentos, intoxicações e outras lesões); e.
As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
Conceitualmente mortes por causas externas englobam dentre outras causas os acidentes de transporte, quedas, afogamentos e submersões acidentais, exposição à fumaça, ao fogo, envenenamento acidental, exposição á substâncias nocivas, lesões autoprovocadas, intervenções ilegais e operações de guerra(11).
Como se calcula taxa por 100 mil habitantes dos municípios? Divide-se o número de determinada infração penal ocorrida no município, durante determinado período (geralmente anual), pelo número de habitantes do município. Então, multiplica-se o resultado por 100.000.
Esse indicador representa o número de óbitos ocorridos no período de um ano. Essa taxa é calculada a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de mortos anuais e a população total de um determinado lugar. Esse resultado é dado em permilagem.
Fórmula de cálculo: ((Total de óbitos) dividido por (Total de internações)) x 100Área: Governo e Órgãos Públicos.Unidade de medida: Percentual.Direção: Decrescente.
Como surgem os conflitos sociais?
O que são países de 1 2 3 mundo?
O que significa equilíbrio químico *?
Como se forma a casca da ferida?
Como surgiram as brincadeiras e jogos?
Como fizeram o Capitão América ficar magro?
O que causa a microbiota intestinal?
Quando é comemorado o Dia Nacional da Matemática e quando foi instituído?
Em que situação os verbos impessoais podem ficar no plural?
Quando foi gravado Liga da Justiça Snyder Cut?
Onde são produzidos os hormônios proteicos?
Como foi desenvolvida a primeira pilha?
Como são transportados os anterozoides das plantas masculinas para as femininas nas briófitas?
Em qual plataforma foi gravado Ilha de Ferro?
Como os Organismos Geneticamente Modificados são vulgarmente chamados?