Assim como na língua portuguesa, o modo imperativo em espanhol é usado para dar ordens, sugestões ou fazer pedidos. Apresenta formas específicas na segunda pessoa do singular e do plural; para as outras pessoas, devemos conjugar o verbo no presente do subjuntivo.
A gramática espanhola aborda o imperativo dividindo-o em formas afirmativas e negativas. A afirmativa apresenta verbos regulares e irregulares, e a negativa não possui irregularidades, pois se baseia na conjugação de outro modo verbal: o subjuntivo.
Imperativo em espanhol
Normalmente, o imperativo se usa para dar ordens diretas. Exemplo: ¡Cállate ahora mismo! (Cala-te agora mesmo!) Somente é possível dar ordens diretas a 2ª pessoa: tú y vosotros (tu e vós).
O imperativo afirmativo consiste em um modo verbal no qual o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. Aqui o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele.
Um verbo no modo imperativo pode indicar ordem, pedido, convite, súplica e conselho. As formas do modo imperativo são: Imperativo afirmativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma afirmação. Imperativo negativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma negação.
27 curiosidades que você vai gostar
No imperativo negativo, a ordem, pedido, convite, conselho, exortação,… é feita através de uma negação.
Já o Imperativo Negativo necessita que um advérbio ou uma locução adverbial de negação acompanhe o verbo conjugado. Aqui o objetivo do falante é levar o interlocutor a não realizar uma ação. Exemplo: a) Não vá embora!
Forma Imperativo Afirmativo
O Imperativo Afirmativo é formado pelo infinitivo sem TO e o sujeito (you) está subentendido. Observe os exemplos abaixo: Eat your meal! (Coma sua refeição!)
Please, come with me. (Por favor, venha comigo)Call the doctor, please. (Ligue para o médico, por favor)Please, don t scream. (Por favor, não grite)Wait for me, please. (Espere por mim, por favor)Let s watch this film, please. (Vamos assistir a esse filme, por favor)
Modo usado para dar uma ordem ou advertência
Não é possível conjugar verbo na 1ª pessoa do singular (eu) em nenhum dos dois tempos verbais usados no modo imperativo, porque não há como dar uma advertência, direção ou ordem a si mesmo. Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra! Faça aqui a sua inscrição.
O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.
Modo imperativo - Negativo
Para conjugar um verbo com a sua forma negativa do imperativo é muito fácil, basta conjugar o verbo como se fosse o presente do subjuntivo com exceção da primeira pessoa (yo) que não existe no modo imperativo.
O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica. No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação.
O imperativo é usado na indicação de uma ordem, um pedido, um conselho, uma súplica, um convite, um comando ou uma exortação.
...
Exemplos de frases no modo imperativoFaçam menos barulho!Pare imediatamente!Arrume essa confusão, por favor.Não espere por mim.Não mexam aí!Continuemos com o nosso trabalho.
Frases com verbos no imperativo afirmativo
Façam silêncio, por favor! Saia daqui imediatamente! Pede o teu cartão de visitante ao porteiro.
1. Que impera ou manda; que exprime ordem, exortação ou pedido (ex.: frase imperativa). 4. [ Gramática ] Modo do verbo que exprime ordem, exortação ou pedido.
Para uma frase negativa no imperativo, usamos “don t” ou “do not” antes do verbo: Do not smoke in the house. (Não fume dentro de casa.)
A diferença entre dizer DON T ou DO NOT e DOESN T ou DOES NOT é apenas de estilo. Ou seja, em contexto formais é preferível escrever/dizer DO NOT e DOES NOT; já em contextos informais, você poderá escrever/dizer DON T e DOESN T. I do not live here. = I don t live here.
Não venha agora, por favor. Não coma tão depressa! Não esperem por mim.
Trata-se de um transtorno neurológico que causa um excesso de energia, em que, além da dificuldade de atenção, a pessoa também apresenta outros sintomas, como impulsividade excessiva, desorganização e inquietude.
O imperativo negativo tem, em todas as formas, uma troca de vocal (morfologicamente estas formas são as do Subjuntivo). A forma de “tú” termina em “-s”. (tú: no compres / vosotros: no compréis / usted: no compre / ustedes: no compren).
Como gravar a tela no iPhone 8?
Como inverter o lado de uma camada no Photoshop?
Como gravar vídeo no PowerPoint com webcam?
Como motivar uma equipe de manutenção?
Como germinar sementes de suculentas no papel toalha?
Como imprimir CRLV Detran-ba pessoa física?
Como governaram os déspotas esclarecidos *?
Como deve ser cumprido o aviso prévio?
Como gravar a voz no PowerPoint?
Como funciona acordo de pensão alimentícia?
Porque o aumento do combustível?
Como girar o desenho no AutoCAD?
Como funciona limite emergencial do Trigg?
Como descobrir a amplitude de uma função Trigonometrica?
Qual a vantagem do aspirador vertical?
Como calcular a potência de um carregador de celular?
Como calcular causa de aumento de pena?
Quais são os benefícios do suco da beterraba?