A tese nada mais é do que a apresentação do tema a ser discutido e a sua opinião sobre ele. Pense assim, o seu leitor não faz ideia do assunto que será abordado – por mais que ele seja o corretor e já tenha decorado a proposta –, por isso você precisa informá-lo sobre o que será dito.
Os argumentos de um texto são facilmente localizados: identificada a tese, faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o autor é contra a pena de morte (tese). Porque ... (argumentos). Assim podemos dizer que o argumento é a justificativa da tese.
Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.
O que são Argumentos: Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.
Dicas para fazer uma boa argumentação
Na redação modelo Unesp, geralmente a tese está explícita no texto desde a introdução (há exceções, mas falaremos disso em outro post). Então, vamos procurá-la, à partida, no primeiro parágrafo do texto. A missão, logo, é encontrar o que o candidato pretende argumentar, qual é a opinião dele sobre o assunto.
Há várias formas de se argumentar em um texto. Abaixo explicamos os três principais tipos de argumentação utilizados: Argumento de autoridade: é quando o autor do texto utiliza alguma frase, citação ou ideia de outra pessoa ou instituição de pesquisa, que ajude a embasar e fundamentar a opinião defendida; Argumento de comprovação: é o tipo de ...
A tese nada mais é do que a apresentação do tema a ser discutido e a sua opinião sobre ele. Pense assim, o seu leitor não faz ideia do assunto que será abordado – por mais que ele seja o corretor e já tenha decorado a proposta –, por isso você precisa informá-lo sobre o que será dito.
Argumento de autoridade: é quando o autor do texto utiliza alguma frase, citação ou ideia de outra pessoa ou instituição de pesquisa, que ajude a embasar e fundamentar a opinião defendida; Argumento por raciocínio lógico: é quando o autor do texto encontra um ponto lógico, que deixa óbvio e claro o porquê de defender aquele ponto de vista.
Já os argumentos estão em cada um dos parágrafos do desenvolvimento de uma dissertação: 1. N ão vamos erradicar os conflitos violentos de nossas vidas. 2. Dizer que a força pode ser necessária às vezes não é um chamado ao cinismo – é um reconhecimento da história, das imperfeições do homem e dos limites da razão.
O que alimenta a bobina de ignição?
O que se estuda na astrologia?
O que tem dentro da bainha de mielina?
Quais as atribuições da assembleia geral de credores?
O que é ação coletiva de trabalho?
Como funciona balança de dois pratos?
Como regularizar CNPJ pela internet?
Como é a cultura organizacional da empresa Google?
Como mudar a cara do Guarda-roupa?
Como deixar a tabela colorida HTML?
Como remover conta padrão do Google?
Como tirar uma conta do padrão?
Como colocar outra conta no Google Chrome?
Como mudar a assinatura do Free Fire?
Como referenciar um quadro adaptado?
Como mudar a cor da borda do input CSS?