Geralmente, o registro da rubrica é feito quando há uma exigência por parte de uma lei específica. Além da abreviação, no momento do registro, também é preciso registrar a assinatura manuscrita. Logo, toda vez que a pessoa registrar um contrato em um cartório, poderá garantir que a assinatura e a rubrica são oficiais.
O que é Rubrica? É uma forma de assinatura abreviada, ou seja, uma assinatura menor do que a assinatura utilizada pelo indivíduo para se identificar. Muitas vezes, as pessoas utilizam apenas o seu primeiro nome ou a união das primeiras letras do seu nome e dos seus sobrenomes para formar a rubrica.
Abreviações e rubricas são permitidas. A única restrição é acrescentar nomes que não estejam registrados na certidão de nascimento.
Reconhecimento de firma por autenticidade – Assinatura na presença do tabelião, com maior autenticidade e segurança para as partes envolvidas. O preço em 2016 gira em torno de R$13,00.
Estude sua assinatura atual. Analise a legibilidade. É possível decifrar seu nome ou suas iniciais facilmente olhando para a assinatura? Decida se prefere usar letra de forma, cursiva ou uma mistura das duas. Olhe para letras específicas, particularmente suas iniciais.
Já parou para pensar se é possível usar qualquer tipo de assinatura no documento de identidade? Pelo menos no Brasil, não existe nenhuma lei ou regra que obrigue o cidadão a escrever de forma legível ou parecida com próprio nome. Abreviações e rubricas são permitidas.
Essa é a principal característica que as distinguem, assinatura e rubrica: assinatura é a inclusão por extenso de todos os nomes da pessoa. Já a rubrica seria apenas uma simplificação, um resumo estilizado da assinatura que pode se ater somente a primeira letra do nome, o primeiro nome ou a conjunção dos dois primeiros.
Normalmente, a rubrica possui aspectos de um pequeno desenho ou apenas de algumas letras unidas. Ela é utilizada principalmente para dar segurança jurídica para o documento que está sendo assinado. Um contrato com diversas páginas, por exemplo, deve ser assinado apenas na última folha e rubricado nas páginas iniciais.
A assinatura eletrônica emprega mecanismos de segurança, com criptografia ou não, para identificar e validar um signatário. Isso pode ser feito por meio de uma plataforma de assinatura eletrônica. Esse tipo de autenticação é aceito em diversos tipos de documentos digitais, como: relatórios empresariais. E muitos outros...
É comum também que pessoas criem formas diferentes de assinaturas, como espécies de desenhos ou grafias específicas. Essa é uma forma de tornar a assinatura distinta das de outras pessoas e deixar a identificação pessoal ainda mais segura. Precisa registrar no cartório? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que assinam contratos.
Como recuperar um homem de Câncer?
Como recuperar fotos que ficaram pretas no celular?
Como arrumar banco de couro rachado?
Como recuperar arquivos que foram apagados do Mac?
O que tem direito a receber quando se aposenta?
Como recuperar anotações do bloco de notas do celular?
Como recuperar as mensagens apagadas?
O que substitui o Nescau na dieta?
Como recuperar vídeo cortado do celular?
Como recuperar um backup excluído?
O que é Hipoatenuação da substância branca Periventricular?
Qual vitamina para bezerro fraco?
Quais adjetivos podem substituir a palavra baixa?
Qual o código de Boca do Acre?
O que pode substituir o Procv?
Como usar psyllium para substituir ovo?