Geralmente, o registro da rubrica é feito quando há uma exigência por parte de uma lei específica. Além da abreviação, no momento do registro, também é preciso registrar a assinatura manuscrita. Logo, toda vez que a pessoa registrar um contrato em um cartório, poderá garantir que a assinatura e a rubrica são oficiais.
O que é Rubrica? É uma forma de assinatura abreviada, ou seja, uma assinatura menor do que a assinatura utilizada pelo indivíduo para se identificar. Muitas vezes, as pessoas utilizam apenas o seu primeiro nome ou a união das primeiras letras do seu nome e dos seus sobrenomes para formar a rubrica.
Abreviações e rubricas são permitidas. A única restrição é acrescentar nomes que não estejam registrados na certidão de nascimento.
Reconhecimento de firma por autenticidade – Assinatura na presença do tabelião, com maior autenticidade e segurança para as partes envolvidas. O preço em 2016 gira em torno de R$13,00.
Estude sua assinatura atual. Analise a legibilidade. É possível decifrar seu nome ou suas iniciais facilmente olhando para a assinatura? Decida se prefere usar letra de forma, cursiva ou uma mistura das duas. Olhe para letras específicas, particularmente suas iniciais.
Já parou para pensar se é possível usar qualquer tipo de assinatura no documento de identidade? Pelo menos no Brasil, não existe nenhuma lei ou regra que obrigue o cidadão a escrever de forma legível ou parecida com próprio nome. Abreviações e rubricas são permitidas.
Essa é a principal característica que as distinguem, assinatura e rubrica: assinatura é a inclusão por extenso de todos os nomes da pessoa. Já a rubrica seria apenas uma simplificação, um resumo estilizado da assinatura que pode se ater somente a primeira letra do nome, o primeiro nome ou a conjunção dos dois primeiros.
Normalmente, a rubrica possui aspectos de um pequeno desenho ou apenas de algumas letras unidas. Ela é utilizada principalmente para dar segurança jurídica para o documento que está sendo assinado. Um contrato com diversas páginas, por exemplo, deve ser assinado apenas na última folha e rubricado nas páginas iniciais.
A assinatura eletrônica emprega mecanismos de segurança, com criptografia ou não, para identificar e validar um signatário. Isso pode ser feito por meio de uma plataforma de assinatura eletrônica. Esse tipo de autenticação é aceito em diversos tipos de documentos digitais, como: relatórios empresariais. E muitos outros...
É comum também que pessoas criem formas diferentes de assinaturas, como espécies de desenhos ou grafias específicas. Essa é uma forma de tornar a assinatura distinta das de outras pessoas e deixar a identificação pessoal ainda mais segura. Precisa registrar no cartório? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que assinam contratos.
Como proceder em caso de trabalho escravo?
Como funciona o Spotify para os artistas?
Qual a broca para furar madeira?
Como furar uma parede de um lado para o outro?
Qual a melhor impressora para imprimir em papel couché?
Como ganhar 50mb de internet grátis vivo?
O que posso montar com 20 mil reais?
Quanto custa 10GB de internet na Vivo?
Como funciona o programa Quem dá mais?
Quanto tempo leva recurso de multa?
Como funciona um recuperador de calor a pellets?
Quais assuntos vai cair no Enem 2020?
Como é o funcionamento do olho humano?
Como ganhar gemas no Brawl Stars de graça?
Como funciona o sistema de reembolso do Bradesco Saúde?