Hipotensão intracraniana espontânea (HIE) é uma síndrome caracterizada por cefaleia postural, associada à baixa pressão liquórica, que inicia após adoção da posição ereta e alivia rapidamente com o decúbito1.
A hipotensão liquórica consiste no extravasamento de liquido cefalorraquidiano ocorrido por defeito espontâneo da dura-máter por deiscência ou afinamento focal espontâneo.
A síndrome de hipotensão liquórica decorre da produção ineficiente ou perda do líquor produzido. Pode ocorrer em eventos pós-operatórios ou pós-traumáticos, na presença de fístula liquórica, ou ser espontânea. Ocorre com relativa frequência após punções lombares para raquianestesia ou coleta de líquor.
Os sintomas dos pacientes com fístula liquórica são rinorréia clara, hialina, muitas vezes unilateral e que piora com esforço físico, tosse, espirro e mudança de posição da cabeça. Meningites de repetição sem causa aparente podem fazer parte do quadro clínico5.
Cefaleias de baixa pressão resultam quando o líquido cefalorraquidiano é retirado durante uma punção lombar ou se ele vaza por causa de um cisto ou rasgamento de uma das camadas dos tecidos que cobrem as meninges.
Quais os sintomas de cefaleia?
A principal etiologia de fístulas liquóricas é o trauma. Estão localizadas principalmente na placa cribiforme e no etmóide posterior. O teste diagnóstico com maior acurácia é a injeção intratecal de fluoresceína. O principal exame pré-operatório para localização do local da fístula é a CT cisternografia.
A fístula liquórica é o "vazamento" do líquido que circula ao redor do cérebro e da medula. O cérebro e a medula são envolvidos por um líquido cristalino, chamado líquor, que forma uma espécie de "colchão" e serve para proteger as estruturas nervosas contra agressões externas.
'Uma pressão contínua no cérebro' "Um dos sintomas raros que pessoas com perda de líquido cefalorraquidiano têm é uma estranha sensação como se alguém estivesse puxando seu cérebro até a medula espinhal." "É um sintoma muito difícil de explicar para alguém que nunca sentiu nada parecido".
O vazamento de líquido cefalorraquidiano é uma condição médica em que o líquido cefalorraquidiano (LCR), dentro do cérebro ou na medula espinhal, vaza por um ou mais orifícios na aracnoide e na dura-máter.
O tratamento para hipertensão intracraniana, normalmente, é feito em internamento no hospital e depende da sua causa. Porém, é comum que o tratamento inclua a injeção de remédios corticoides, diuréticos ou barbitúricos na veia, que diminuem a quantidade de líquido no crânio e reduzem a pressão.
Hipertensão intracraniana idiopática Para a HII ser diagnosticada, escaneamen ... Para a HII ser diagnosticada, escaneamen ... Especialidade neurologia Classificação e recursos externos Classificação e recursos externos CID - 10 G 93.2 CID - .2 ...
A doença foi renomeada em 1955 para "hipertensão intracraniana benigna" para diferenciá-la da hipertensão intracraniana devido a causas malignas (como o câncer). Hoje este termo não é mais utilizado pois foi considerado que a doença não pode ser considerada benigna, já que esta pode causar a cegueira do paciente.
As artérias intracrania- nas podem ser divididas em um sistema de condu- ção, um sistema de resistência, um sistema de tro- cas e um sistema de depósito ou reservatório (War- wick & Willians, 1979).
Como tirar mancha de vinagre de maçã de roupa branca?
O que é bom para tirar gordura do azulejo do banheiro?
Como justificar seu preço para o consumidor?
Como jogar Super Mario 64 no celular?
Como tirar bolor do silicone do box do banheiro?
Como jogar os jogos do Xbox Game Pass no PC?
Como ocultar mensagens no Instagram?
Como fazer uso do extrato de própolis?
O que acontecerá com o seu corpo se você caminhar diariamente?
Como instalar o Ubuntu no pen drive?
Como ajustar o parágrafo no Google Docs?
Como saber se eu tenho direito no renda Minas?
Como saber se eu ganhei na aposta esportiva?
Posso juntar vários arquivos PDF?
Como saber se tenho direito à cota racial?