Educação Física A hidroginástica é uma atividade corporal realizada em um ambiente aquático que proporciona diversos benefícios físicos e para saúde. A hidroginástica é um tipo de atividade física que virou moda na década de 1980 e, desde então, vem ganhando público continuamente.
A hidroginástica é uma atividade física em que são combinados exercícios aeróbicos com a natação, o que proporciona diversos benefícios para a saúde, como perda de peso, melhora da circulação e fortalecimento dos músculos, por exemplo.
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.
- Hidro bola: Esse tipo de exercícios é praticado com bola; - Hidrostep: Muito similar ao sptep das academias, esse é feito embaixo d água. - Hidropower: Esse tipo de exercício é praticado de forma intensa. - Power abdômen: Exercício para trabalhar a região do abdômen.
Os equipamentos e exercícios de hidroginásticaElevações de pernas. Levante uma perna até tentar colocá-la em ângulo de 90º, segure por 5 segundos e abaixe-a. ... Empurre. ... Rotações (halteres) ... Pontapé de borboleta (braceletes) ... Saltos. ... Salto de pernas até o peito.
18 curiosidades que você vai gostar
A hidroginástica é indicada principalmente para gestantes, portadores de necessidades especiais, hipertensos e pessoas com doenças que afetam as articulações.
Alguns países como Alemanha e Estados Unidos usam a hidroginástica também como uma forma de terapia. Esse tipo de uso vem aumentando com força também no Brasil, porém grande parte do público que pratica hidroginástica são pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou estão sentindo as dores da idade.
Por meio de atividades físicas coletivas ou individuais, como jogos e esportes, a Educação Física promove experiências construtivas de convivência, cidadania e consciência corporal. Além, é claro, de estimular um estilo de vida saudável.
Nascida da evolução da hidroterapia, o exercício na água tem origem na Europa no século XVIII. Foi a Alemanha a pioneira da ginástica na água, vindo para o Brasil na década de 1980. Seus benefícios alcançam pessoas de todas as idades.
Em 40 minutos de hidro é possível perder cerca de 70 a 100 calorias. De fato, é considerado pouco em relação a algumas outras atividades físicas, mas nem por isso ela deixa de ser eficaz. Até porque, ela apresenta benefícios que só a prática pode oferecer.
Mexer-se com a resistência da água exige um pouco mais de esforço que o comum e isso faz com que a hidroginástica contribua com o emagrecimento saudável. Considerada uma atividades aeróbica, ela contribui para o bom funcionamento metabólico e os efeitos podem já ser notados a partir da quarta semana.
Na hidroginástica, há uma promoção do equilíbrio e da força dos membros, com ganho muscular. Dependendo da intensidade dos exercícios, pode queimar até 500 calorias em uma aula.
HIdroginástica é uma modalidade para qualquer pessoa. Este exercício foi trazido para o Brasil no ano de 1980, por J. Cleber. É uma ótima modalidade para qualquer pessoa e não tem contra indicação para quem está acima do peso ou em idade avançada.
1- A hidroginástica surgiu na Alemanha para atender inicialmente um grupo de pessoas com mais idade, que precisava praticar uma atividade física segura, sem causar riscos ou lesões às articulações e que lhes proporcionasse bem estar tísico e mental.
Este exercício nasceu após a evolução da hidroterapia que começou na Europa durante o século XVIII. Médicos brasileiros prescreveram banhos de mar para seus pacientes apenas no início do século XX. E foi na Alemanha que a ginástica na água nasceu chegando ao Brasil por volta dos anos 1980.
É importante ressaltar que fazer educação física na escola ajuda os alunos a se desenvolverem pessoal e socialmente. Eles trabalham como indivíduos, em times ou equipes, desenvolvendo conceitos de justiça, além de responsabilidade pessoal e social.
Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com a finalidade potencializar a sua capacidade intelectual, se baseando em ações associadas ao ambiente escolar, familiar e social.
A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.
A Hidroginástica é a principal modalidade para terceira idade e pessoas em recuperação motora. Com o passar do tempo, vertentes surgiram a partir da Hidroginástica como Acquagym, Ginástica Aquática, Hidroatividade e Aquaeóbica.
E o melhor de tudo, para aqueles aptos à realizar exercícios, a hidroginástica não tem contraindicação, crianças, adultos, idosos e gestantes, todos podem se exercitar na piscina com segurança e comodidade.
Devido a sua grande procura, a hidroginástica vem aumentando o número de adeptos na terceira idade. Ela propicia ao idoso o aumento de sua capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora.
“Ela é indicada para todas as idades, principalmente para quem nunca praticou exercício físico ou possui baixo condicionamento. Também é recomendada para gestantes e até mesmo crianças. Não traz nenhum risco para a saúde, mas é importante realizar uma avaliação antes de iniciar a atividade.
O Bacharel em Educação Física pode atuar em diversas áreas, com exceção da carreira de professor em instituições de ensino, exclusiva do licenciado. Ele pode atuar em: academias, ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, programas de atividades físicas e etc.
Vincent Pressnitz, um pastor silesiano, transformou um ambiente florestal em um lugar de banhos externos, colocando seus pacientes em programas de tratamento que incluíam duchas frias, massagem e cortes de lenha. Os médicos se preocuparam com seu sucesso e tentaram colocar um ponto final nessa prática.
Qual a diferença entre ética profissional e pessoal?
Como avaliar a diversidade microbiana?
Quais são os níveis de autismo?
Qual a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano?
Por que ensinar por competências?
Como funciona o horário dos judeus?
Quem tem úlcera pode tomar suco de couve?
Em que episódio Miguel sai do corpo do Dean?
O que usar para decantar a água da piscina?
Qual a importância de compartilhar histórias?
Qual a ordem que os dentes de leite caem?
Porque o Cerrado é o bioma mais ameaçado?
Qual a característica do neurônio sensitivo?