Multibacilar: aqui temos a hansenÃase dimorfa, marcada por muitas manchas e placas, comprometimento de vários nervos e episódios de piora durante ou após o tratamento – as chamadas reações hansênicas ou estados reacionais.
Caracteriza-se, geralmente, por mostrar várias manchas de pele avermelhadas ou esbranquiçadas, com bordas elevadas, mal delimitadas na periferia, ou por múltiplas lesões bem delimitadas semelhantes à lesão tuberculóide, porém a borda externa é es- maecida (pouco definida).
De acordo com a classificação de Madri, a hansenÃase pode ser classificada em: hansenÃase indeterminada (paucibacilar), tuberculoide (paucibacilar), dimorfa (multibacilar) e virchowiana (multibacilar).
A alteração histológica caracterÃstica de hansenÃase tuberculóide é o granuloma de células epitelióides com quantidades variadas de linfócitos e células gigantes multinucleadas.
A duração do tratamento varia de acordo com a forma clÃnica da doença. Para pacientes com hansenÃase paucibacilar (PB) a duração é de seis meses e para pacientes com hansenÃase multibacilar (MB) a duração é de doze meses.
As complicações da hansenÃase, muitas vezes, se confundem com a evolução do próprio quadro clÃnico da doença. Muitas dependem da resposta imune dos indivÃduos acometidos, outras estão relacionadas com a presença do M. leprae nos tecidos e, por fim, algumas das complicações decorrem das lesões neurais caracterÃsticas da hansenÃase.
Aqueles são os que apresentam exames com poucos ou nenhum bacilo; já estes são os que apresentam em seus exames muito bacilos. De acordo com a classificação de Madri, a hansenÃase pode ser classificada em: hansenÃase indeterminada (paucibacilar), tuberculoide (paucibacilar), dimorfa (multibacilar) e virchowiana (multibacilar).
A infecção por hansenÃase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo perÃodo de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. A hansenÃase é uma das doenças mais antigas da humanidade.
Tocar a pele do paciente não representa risco significativo de transmissão da hansenÃase. Cerca de 90% da população têm defesa contra a doença. O perÃodo de incubação (tempo entre a aquisição da doença e da manifestação dos sinais e sintomas) varia de seis meses a cinco anos.
O que fazer para ganhar dinheiro em outro paÃs?
Como avaliar grau de escoliose?
Como saber se o animal foi envenenado?
Quanto tempo reinou Nebuzaradã na Babilônia?
Como saber se estou tendo um AVC ou infarto?
Como pintar a sala para parecer maior?
Como carregar fone com caixinha?
Como posso saber se tenho HPV na garganta?
O que aconteceu com o gentileza?
Como pintar o rosto Halloween?
Como saber se o filtro de água está funcionando?
Qual a forma correta de pisar na caminhada?
Como usar lápis preto em olhos pequenos?
Como montar telas mosquiteiro?
Qual é o melhor anti plágio?