Chamamos de gestão financeira escolar a reunião de procedimentos administrativos que envolvem o planejamento das atividades que dizem respeito às finanças da organização, bem como a análise e o controle de tudo o que for relacionado a elas dentro da instituição.
Gestão escolar diz respeito a um conjunto de estratégias que o dono da escola deve traçar ao começo de cada ano a fim de guiar o seu negócio. Ela envolve as áreas pedagógica, administrativa, financeira, gestão de pessoas, marketing e comunicação.
Portanto, Gestão Escolar é a forma de administrar a escola como um todo. Para um completo desenvolvimento educacional, o profissional responsável pela área deve observar as necessidades e particularidades de cada setor, promovendo uma melhor relação e desenvolvimento das atividades.
A gestão financeira para escolas é a sistematização dos procedimentos administrativos relacionados ao gerenciamento financeiro da organização. Com o objetivo de assegurar a eficiência da escola, é preciso planejar as entradas e saídas de recursos com mecanismos de análise e controle.
No contexto do ensino público, a gestão escolar é essencial, uma vez que será responsável por manter um padrão a fim de cumprir com suas obrigações para com a sociedade. Dessa forma, é possível envolver alunos, responsáveis, docentes, demais servidores e a comunidade em geral.
Uma gestão financeira para escolas realizada com competência evita que a escola sofra com problemas de capital de giro, pois as contas ficam equilibradas sem precisar sacrificar a qualidade pedagógica do negócio, que é o principal foco da prestação desse tipo de serviço.
“A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionados com os meios financeiros necessários à atividade da organização.
Em suma, a gestão financeira, seja na área educacional ou não, deve seguir alguns princípios para obter êxito, são eles: Comprovação de gastos. VIEIRA, S. L. Educação básica: política e gestão da escola / Sofia Lerche Vieira. – Fortaleza: Liber Livro, 2008. p. 51-72 – (Coleção Formar).
No que tange ao financiamento da educação, em nosso país, temos instrumentos legais que regem essa dimensão da gestão, no que se refere à distribuição de recursos previstos pela Constituição Federal e LDB:
Qual espessura do fio para geladeira?
É normal o bebê nascer com 38 semanas?
Como faço pra ver meu holerite?
É considerados elementos pré-textuais na estrutura do TCC?
Infraestrutura e a superestrutura?
Quando a cultura do cancelamento começou?
O que significa a palavra enervando?
O que quer dizer a palavra providas?
Em vias providas de acostamento a conversao a esquerda deve ser feita?