Concordamos que o gênero é uma construção social, realizada por meio das relações interpessoais e enfatizada nas interações das pessoas com o contexto em que estão inseridas, que faz estabelecer relações de poder entre os sujeitos do mesmo gênero ou distintos.
Lembre-se de uma coisa: discutir e debater é a principal forma para dialogar sobre qualquer tema. O objetivo de trabalhar a problemática da diversidade de gênero na escola não é promover a erotização dos alunos, mas, sim, esclarecer e enfatizar o respeito!
Dicas para trabalhar a diversidade na escola
Falar sobre gênero e sexualidade é parte da construção do respeito à diferença, uma criança que chega em casa e só conhece uma única forma de convívio com o outro, tem na escola a oportunidade de conhecer outros modos, que não necessariamente o preconceito e a violência com o que lhe é diferente.
Estudar Gênero significa estabelecer um recorte sobre aspectos da realidade social existente – no presente e/ou no passado – que têm como peça fundamental a organização de papeis sociais baseada numa imagem socialmente construída acerca do que foi consolidado como sendo masculino ou feminino por exemplo.
A educação sobre gênero seria uma forma de combater desigualdades sociais pautadas na oposição entre “homem e mulher” ou “feminino e masculino” e nos estereótipos sobre sexualidade.
Já a diversidade de gênero, ao contrário da orientação sexual, consiste no gênero com o qual o indivíduo se identifica independentemente de seu sexo biológico. ... Um exemplo seria uma mulher que se identifica com o gênero masculino, mas que não faz uso de hormônios e nem realiza uma cirurgia para retirar os seus seios.
Acredita-se que o termo “ideologia de gênero” apareceu pela primeira vez em 1998, em uma nota emitida pela Conferência Episcopal do Peru intitulada “Ideologia de gênero: seus perigos e alcances”. O evento nacional que reúne bispos de todo o país é uma tradição da Igreja Católica no mundo inteiro.
O tema diversidade de gênero (redação) pode ser abordado por meio de diferentes formas. Em comum, todas convergem para a realidade contemporânea , sobretudo no Brasil, em que está em alta ponderar essa questão ser debatida nas escolas é uma necessidade ou faz parte de um tipo de doutrinação ideológica.
Por Valdiceia Ribeiro – Ibirapuã, Bahia. O trabalho com a questão de gênero na escola possibilita ao aluno uma visão diferenciada dos papéis sociais difundidos entre a população nas suas várias esferas, exaltando valores como o respeito ao próximo e o tratamento digno livre de qualquer forma de preconceito.
Diversidade de gênero no Brasil A sexualidade e a diversidade de gênero ainda são vistas com alta carga de preconceito por alguns setores mais conservadores da sociedade brasileira. Estatísticas afirmam que o Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo, mas esses dados são incompletos e tornam impossível comprovar sua veracidade.
Como trabalhar a igualdade de gênero na sala de aula? Enquanto a mídia teima em reforçar os estereótipos de gênero e uma cultura machista, mostrando comerciais com mulheres que cuidam da casa, dentre outros exemplos, professores buscam formas de levar o debate para dentro da sala de aula.
Como abrir uma estamparia virtual?
O que é preciso para montar uma padaria?
Para que serve as duas câmeras do A10s?
Como funciona uma piscina inflável?
Como funciona o sistema de apart-hotel?
Quanto custa para montar uma pizzaria pequena?
Como funciona compra internacional no Mercado Livre?
Quantas pessoas cabem em uma piscina de mil litros?
Como identificar uma palavra-chave?
Quando pode ser cobrada a taxa de condomínio?
Como funciona o microscópio óptico e eletrônico?
Como começar uma sorveteria do zero?
Como funcionava a política na República Romana?