As frações são quocientes entre dois números inteiros e são utilizadas para representar números racionais. A ideia principal da utilização de frações é a de indicar quantidades menores que a unidade, ainda que as frações possam indicar números maiores que 1, como é o caso dos números inteiros.
Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional. Na fração, o número acima da linha é chamado de numerador.
Representar uma fração é bem simples, o denominador indica a quantidade em que a parte inteira foi dividida, e o numerador indica a quantidade de partes que consideramos.
Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro. Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total.
As duas únicas regras para montar uma fração são:Numerador e denominador devem ser números inteiros;O numerador nunca pode ser zero, pois não faz sentido dividir algo por zero.
29 curiosidades que você vai gostar
O que é 1/2:
1/2 é o mesmo que meio ou metade de algo, utilizado para se referir a fração de determinada coisa que deve ser dividida igualmente em duas partes separadas.
Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente.
Fração aparente é um tipo de fração imprópria, sendo que os numeradores são múltiplos dos denominadores, ou seja, ao dividirmos o numerador pelo denominador iremos obter valor inteiro como resposta. A fração representa dois inteiros completos, pois 6 : 3 = 2, assim considerada aparente.
- fração própria: o numerador é menor do que o denominador; - fração imprópria: o numerador é maior do que o denominador mas não é múltiplo do mesmo; - fração aparente: o numerador é um múltiplo do denominador.
7 ÷ 8 ou sete oitavos ou 7 por 8 é o mesmo que 0,875. 0,875. Paramos por aqui!
Exemplos: 1/2 (um meio) 1/3 (um terço)
Como ler ½? A fração se lê como sendo "um meio".
Exemplos de leitura de fração: 1/2: um meio. 2/3: dois terços. 3/4: três quartos.
Portanto, a fração ½ deve ser lida como “meio”.
1 xícara = 240 ml. 1/2 xícara = 120 ml.
1/2 xícara = 50 g. 1/3 xícara = 33 g. 1/4 xícara = 25 g.
240 gramas = 240 ml = 1 xícara (chá). 120 gramas = 120 ml = 1/2 xícara (chá).
Exemplos de leitura de fração:/2: um meio./3: dois terços./4: três quartos./5: quatro quintos./6: cinco sextos./7: seis sétimos./8: sete oitavos./9: oito novos.
Frações aparentes são frações onde os numeradores são múltiplos dos denominadores. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Portanto, podemos concluir que as frações aparentes também podem ser frações impróprias.
Fração aparente
Quando em uma fração o numerador é múltiplo do denominador então esta é chamada de aparente. As frações aparentes são um caso particular das frações impróprias e seu valor é um número que pertence ao conjunto dos inteiros.
*FRAÇÃO IMPRÓPRIA: é uma fração em que o numerador é maior que o denominador. Exemplos: 5/4, 8/3, 6/4... *FRAÇÃO APARENTE: é uma fração imprópria em que o numerador é multiplo do denominador.
Como monetizar canal do YouTube 2021?
O que acontece com pessoas que comem carne humana?
Como monitorar o PC de outra pessoa à distância?
Como fala as pessoas que moram em Portugal?
Como chama a atenção do Crush?
Como moldar moldeira de dente?
Como se chama as questões de assinalar?
Como encontrar a equação de uma função?
Qual o nome da sede do governo?
Como fazer um Planner com o canva?
Quais são os métodos de acompanhamento de nível de satisfação do cliente?