A fibra dietética ou fibra alimentar é um carboidrato não digerível presente em alimentos derivados de vegetais. Ela tem dois componentes principais:
A fibra solúvel, a qual se dissolve em água, é facilmente fermentada no cólon em gases e subprodutos fisiologicamente ativos, e pode ser pré-biótica e viscosa.
Fibras dietéticas podem ser definidas como carboidratos complexos (com número de polimerização maior ou igual a 3, excluindo-se assim os mono e dissacarídeos) que não são digeridos nem absorvidos, no intestino delgado, pelas enzimas humanas.
O que é fibra alimentar ou fibra dietética? A fibra dietética ou alimentar é a parte comestível das plantas ou carboidratos que não é digerida nem absorvida pelo intestino delgado. Neste processo ela passa por uma fermentação total ou parcial no intestino grosso, melhorando assim o trânsito intestinal.
A fibra dietética é um componente essencial de uma dieta saudável. Está definida enquanto os compostos da planta que resistem a digestão pelo intestino humano, mas se submetem à fermentação completa ou parcial pelo microbiota do intestino.
A fibra crua é o resíduo obtido após o tratamento dos vegetais com álcalis e ácidos, sendo um conceito químico e não biológico.
23 curiosidades que você vai gostar
Fibras são compostos vegetais presentes nos grãos, verduras, legumes e frutas que não são digeridos pelo nosso organismo, passam quase que intactos pelo sistema digestivo e terminam sendo eliminados pelas fezes.
Farinha de arroz
Oferece uma boa porção de fibras e ainda possui vitaminas do complexo B, minerais, como fósforo e magnésio, e tem baixo índice glicêmico, o que significa que é absorvida mais lentamente pelo organismo, controlando a glicemia e aumentando a saciedade.
Atuando desde a ingestão até a excreção, a viscosidade das fibras ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo melhor digestão e aumento na sensação de saciedade. No intestino, atuam diminuindo o tempo de trânsito intestinal e aumentando o volume fecal, colaborando na regulação da atividade intestinal.
Incluem as pectinas, gomas, mucilagens, inulina e algumas hemiceluloses, FOS, beta-glucana e psyllium. As fibras solúveis agem no intestino, reduzem o tempo de trânsito intestinal, aumentando o volume e a maciez das fezes, reduz a diarreia e diminui a acidez (pH) do cólon.
Os alimentos ricos em fibras insolúveis são:
cereais integrais: farelo de aveia e de arroz, arroz integral, trigo integral.
verduras e legumes: vegetais folhosos, brócolis, legumes com casca.
frutas: maçã e pêra com casca, laranja, manga.
frutas secas: figo, uva passa, tâmara, damasco.
As fibras insolúveis têm como principal benefício melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre, pois elas aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos peristálticos, fazendo com que a comida passe mais rapidamente e com maior facilidade pelo intestino.
As fibras solúveis são as que, como o nome sugere, dissolvem na água e formam um gel que fica mais tempo no estômago e no intestino delgado, aumentando a sensação de saciedade.
Para usar as fibras para emagrecer deve-se consumir fibras em todas as refeições, todos os dias, porque elas trazem benefícios como diminuição do apetite e melhora do trânsito intestinal porque elas captam a água, formando uma espécie de gel no estômago e fermentam no intestino, facilitando a eliminação das fezes.
As fibras insolúveis não são solúveis em água. As principais são celulose, hemicelulose e lignina. Fontes de fibra insolúvel: grãos (feijão, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor), verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.
As fibras solúveis são um tipo de fibra encontrada principalmente em frutas, cereais, legumes e vegetais, que se dissolvem em água, formando uma mistura de consistência viscosa no estômago, o que aumenta a sensação de saciedade, pois o alimento permanece nele por mais tempo.
A ação fundamental destas fibras é a aceleração do trânsito intestinal. Isto se deve à extrema capacidade de retenção de água destas mesmas pois, absorvendo a água disponível, aumentam em volume distendendo a parede do cólon e facilitando a eliminação do bolo fecal.
À pectina é atribuído o efeito de retardar o esvaziamento gástrico. Para avaliar esta propriedade, Schwartz et al. (1988) suplementaram uma dieta isocalórica, com baixa concentração de fibras, com pectina da maçã em 12 indivíduos diabéticos tipo 2.
A inulina também é utilizada na indústria alimentar para adoçar e substituir parcialmente o açúcar, dar textura aos alimentos, melhorar o sabor e conferir propriedades prebióticas.
Essas fibras ajudam a diminuir a quantidade de colesterol absorvido pelo corpo, reduzem a absorção da glicose no intestino delgado, mantêm os níveis adequados de minerais, aumentam o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado, além de ajudarem na proliferação das bactérias benéficas e aumentarem o volume ...
Além de não fornecerem calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade prolongada, afinal, permanecem no estômago juntamente com os outros nutrientes por mais tempo, retardando a sensação de fome e o consumo de mais calorias.
Farinha de grão-de-bico
Como ainda concentra fibras e vitaminas aos montes, é considerada uma das mais nutritivas.
Fernanda Dias: 5 farinhas nutritivas para incluir na sua...
Farinha de Coco. A farinha de coco é feita com a polpa do coco. ...
Farinha de amêndoas. A amêndoa é uma oleaginosa rica em fibras, proteínas, minerais e gorduras saudáveis. ...
Farinha de aveia. ...
Farinha de linhaça. ...
Farinha de grão de bico.
7 tipos de farinhas que ajudam no emagrecimento
1- Farinha de linhaça. A linhaça é um alimento funcional, nutritiva e capaz de previnir doenças. ...
2- Farinha de quinoa. ...
3 – Farinha de soja preta. ...
4 – Farinha de feijão branco. ...
5 – Farinha de berinjela. ...
6 – Farinha de banana verde. ...
7 – Farinha de maracujá
Para te ajudar a atingir sua recomendação diária de fibras, fizemos uma lista com 10 alimentos rico em fibras. Confira!
Aveia em flocos (ou farelo de aveia) 4 colheres de sopa te fornecerão 4g de fibras.
Ameixa preta. ...
Grão de bico cozido. ...
Mamão papaia. ...
Arroz integral. ...
Quinoa. ...
Brocólis. ...
Feijão carioca cozido.
O que é bom para matar bactéria?
Como pega a bactéria Staphylococcus aureus?
Como que se brinca com arco e flecha?
Como reiniciar missão no GTA 5?
Como fazer cadastro em laboratório?
O que fazer para matar germes?
Como prestar serviço para Ambev?
Qual aplicativo para remover Conta Google?
Como marcar a prova prática no Detran?
Como remover uma conta do Google no PC 2021?
Como colocar a localização no Facebook pelo celular?
Como dormir sem fazer bruxismo?
Como se Brinca da brincadeira mamba?
Como desativar arquivos recentes do Photoshop?
Como sangrar macaco jacaré hidráulico?