A fibra dietética ou fibra alimentar é um carboidrato não digerível presente em alimentos derivados de vegetais. Ela tem dois componentes principais:
A fibra solúvel, a qual se dissolve em água, é facilmente fermentada no cólon em gases e subprodutos fisiologicamente ativos, e pode ser pré-biótica e viscosa.
Fibras dietéticas podem ser definidas como carboidratos complexos (com número de polimerização maior ou igual a 3, excluindo-se assim os mono e dissacarídeos) que não são digeridos nem absorvidos, no intestino delgado, pelas enzimas humanas.
O que é fibra alimentar ou fibra dietética? A fibra dietética ou alimentar é a parte comestível das plantas ou carboidratos que não é digerida nem absorvida pelo intestino delgado. Neste processo ela passa por uma fermentação total ou parcial no intestino grosso, melhorando assim o trânsito intestinal.
A fibra dietética é um componente essencial de uma dieta saudável. Está definida enquanto os compostos da planta que resistem a digestão pelo intestino humano, mas se submetem à fermentação completa ou parcial pelo microbiota do intestino.
A fibra crua é o resíduo obtido após o tratamento dos vegetais com álcalis e ácidos, sendo um conceito químico e não biológico.
23 curiosidades que você vai gostar
Fibras são compostos vegetais presentes nos grãos, verduras, legumes e frutas que não são digeridos pelo nosso organismo, passam quase que intactos pelo sistema digestivo e terminam sendo eliminados pelas fezes.
Farinha de arroz
Oferece uma boa porção de fibras e ainda possui vitaminas do complexo B, minerais, como fósforo e magnésio, e tem baixo índice glicêmico, o que significa que é absorvida mais lentamente pelo organismo, controlando a glicemia e aumentando a saciedade.
Atuando desde a ingestão até a excreção, a viscosidade das fibras ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo melhor digestão e aumento na sensação de saciedade. No intestino, atuam diminuindo o tempo de trânsito intestinal e aumentando o volume fecal, colaborando na regulação da atividade intestinal.
Incluem as pectinas, gomas, mucilagens, inulina e algumas hemiceluloses, FOS, beta-glucana e psyllium. As fibras solúveis agem no intestino, reduzem o tempo de trânsito intestinal, aumentando o volume e a maciez das fezes, reduz a diarreia e diminui a acidez (pH) do cólon.
Os alimentos ricos em fibras insolúveis são:
cereais integrais: farelo de aveia e de arroz, arroz integral, trigo integral.
verduras e legumes: vegetais folhosos, brócolis, legumes com casca.
frutas: maçã e pêra com casca, laranja, manga.
frutas secas: figo, uva passa, tâmara, damasco.
As fibras insolúveis têm como principal benefício melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre, pois elas aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos peristálticos, fazendo com que a comida passe mais rapidamente e com maior facilidade pelo intestino.
As fibras solúveis são as que, como o nome sugere, dissolvem na água e formam um gel que fica mais tempo no estômago e no intestino delgado, aumentando a sensação de saciedade.
Para usar as fibras para emagrecer deve-se consumir fibras em todas as refeições, todos os dias, porque elas trazem benefícios como diminuição do apetite e melhora do trânsito intestinal porque elas captam a água, formando uma espécie de gel no estômago e fermentam no intestino, facilitando a eliminação das fezes.
As fibras insolúveis não são solúveis em água. As principais são celulose, hemicelulose e lignina. Fontes de fibra insolúvel: grãos (feijão, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor), verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.
As fibras solúveis são um tipo de fibra encontrada principalmente em frutas, cereais, legumes e vegetais, que se dissolvem em água, formando uma mistura de consistência viscosa no estômago, o que aumenta a sensação de saciedade, pois o alimento permanece nele por mais tempo.
A ação fundamental destas fibras é a aceleração do trânsito intestinal. Isto se deve à extrema capacidade de retenção de água destas mesmas pois, absorvendo a água disponível, aumentam em volume distendendo a parede do cólon e facilitando a eliminação do bolo fecal.
À pectina é atribuído o efeito de retardar o esvaziamento gástrico. Para avaliar esta propriedade, Schwartz et al. (1988) suplementaram uma dieta isocalórica, com baixa concentração de fibras, com pectina da maçã em 12 indivíduos diabéticos tipo 2.
A inulina também é utilizada na indústria alimentar para adoçar e substituir parcialmente o açúcar, dar textura aos alimentos, melhorar o sabor e conferir propriedades prebióticas.
Essas fibras ajudam a diminuir a quantidade de colesterol absorvido pelo corpo, reduzem a absorção da glicose no intestino delgado, mantêm os níveis adequados de minerais, aumentam o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado, além de ajudarem na proliferação das bactérias benéficas e aumentarem o volume ...
Além de não fornecerem calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade prolongada, afinal, permanecem no estômago juntamente com os outros nutrientes por mais tempo, retardando a sensação de fome e o consumo de mais calorias.
Farinha de grão-de-bico
Como ainda concentra fibras e vitaminas aos montes, é considerada uma das mais nutritivas.
Fernanda Dias: 5 farinhas nutritivas para incluir na sua...
Farinha de Coco. A farinha de coco é feita com a polpa do coco. ...
Farinha de amêndoas. A amêndoa é uma oleaginosa rica em fibras, proteínas, minerais e gorduras saudáveis. ...
Farinha de aveia. ...
Farinha de linhaça. ...
Farinha de grão de bico.
7 tipos de farinhas que ajudam no emagrecimento
1- Farinha de linhaça. A linhaça é um alimento funcional, nutritiva e capaz de previnir doenças. ...
2- Farinha de quinoa. ...
3 – Farinha de soja preta. ...
4 – Farinha de feijão branco. ...
5 – Farinha de berinjela. ...
6 – Farinha de banana verde. ...
7 – Farinha de maracujá
Para te ajudar a atingir sua recomendação diária de fibras, fizemos uma lista com 10 alimentos rico em fibras. Confira!
Aveia em flocos (ou farelo de aveia) 4 colheres de sopa te fornecerão 4g de fibras.
Ameixa preta. ...
Grão de bico cozido. ...
Mamão papaia. ...
Arroz integral. ...
Quinoa. ...
Brocólis. ...
Feijão carioca cozido.
Onde estão as nascentes dos rios?
Como colocar a barra de ferramentas do Google?
Como identificar um cão Labrador?
Como sair da conta da Netflix na TV Philips?
Quando uma pessoa se acha melhor do que a outra?
Como ser um bom líder de frente de caixa?
O que é uma pessoa Coitadista?
Como saber se é uma pedra de diamante?
O que significa uma família disfuncional?
Qual tecla substitui o Fn do notebook?
Como se comunicar com uma pessoa com deficiência visual?
Como Jesus liderou seus discípulos?
Como lidar com a geração Z no trabalho?
Como se tornar uma pessoa que não demonstra sentimentos?