O que é Feminicídio: Feminicídio significa a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino, classificado como um crime hediondo no Brasil.
Resposta: Feminicídio é um termo de crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou em aversão ao gênero da vítima (misoginia), mas as definições variam dependendo do contexto cultural.
A palavra feminicídio ganhou destaque no Brasil a partir de 2015, quando foi aprovada a Lei Federal 13.104/15, popularmente conhecida como a Lei do Feminicídio. Isso porque ela criminaliza o feminicídio, que é o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, a vítima é morta por ser mulher.
A princípio, podemos estabelecer os dois tipos de feminicídio especificados na Lei 13.104/15, ou seja, quando há:Violência doméstica;Misoginia e discriminação de gênero, que podem incluir violência sexual e física, pois, nesses casos, as mulheres são vistas como objetos;
Dessa forma, é o repúdio patológico e marginalização do gênero masculino, com a crença da inferioridade dos homens e que as mulheres deveriam ser superiores aos mesmos.
36 curiosidades que você vai gostar
A Lei do Feminicídio estabelece que, se um homicídio for cometido contra uma mulher como resultado ou em conjunto de violência doméstica e familiar ou como fruto do menosprezo ou discriminação em razão da condição da mulher (discriminação por gênero), o agravante feminicídio pode ser imputado.
Dados sobre feminicídio no Brasil
O estudo revela que, embora a morte em função da violência predomine entre os homens, cerca de 30,4% dos homicídios contra mulheres ocorrem no domicílio da vítima. Esse cenário de violência doméstica é ainda mais severo se analisada a questão racial.
Causas do feminicído no BrasilCAUSAS DO FEMINICÍDIO NO BRASIL.2.1 Manifestação de desprezo pela mulher e pelo feminino.2.2 Sentimento de posse sobre as mulheres.2.3 Dependência financeira.2.4 Violência Psicológica.A violência psicológica é considerada como um crime. ... 2.5 Número de mortes configuradas como feminicídio.
A maior parte desses crimes é praticada por homens que vivem ou viveram com a vítima, sendo namorados, parceiros sexuais ou maridos. Além dos altos índices de feminicídio, existem ainda muitos casos de estupro e lesão corporal gerada por violência doméstica.
Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Suas motivações mais usuais são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, comuns em sociedades marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino, como é o caso brasileiro.
Elementos tipificadores do crime de feminicídio
Com efeito, para que se configure a qualificadora do feminicídio é necessário que o homicídio discriminatório seja praticado em situação caracterizadora de (i) violência doméstica e familiar, ou motivado por (ii) menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
Qual o melhor pincel para recorte?
Qual a diferença entre epidemiologia descritiva e analítica?
O que é termo de quitação de contrato?
Qual a importância da organização do trabalho?
Qual é a novela mais longa do mundo?
Como calcular a área de um prisma pentagonal?
Qual o combustível mais forte a gasolina ou o álcool?
O que é ser uma pessoa de bom caráter?
Quais são os 4 tipos de ecossistemas?
O que é multimídia na educação?
Quanto ficou o INPC nos últimos 12 meses?
Quando vai sair o décimo terceiro do Bolsa Família 2021?
Qual o sal ideal para quem tem pressão alta?
Quais são os tipos de nadadeiras dos peixes?
Como ligar para o brasil de portugal?