O guandu é uma leguminosa arbustiva da família das fabáceas com folhas alternadas trifolioladas; folíolos largos e ovais, folíolo terminal peciolado, enquanto que os laterais são sésseis e flores amarelas.
Além de ser fonte de fibras, proteínas e vitaminas importantes, o andu é rico em diversos sais minerais: cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro e zinco. Por conta disso, ele é fundamental para a saúde dos ossos, músculos, do cérebro e ajuda a manter o sistema circulatório em bom funcionamento.
O guandu deve ser semeado no período chuvoso entre novembro e dezembro. O espaçamento a ser empregado e a quantidade de sementes dependerão do uso a que se destina o plantio.
Características do feijão guandu
O guandu é um arbusto semiperene, de crescimento ereto/semiereto e que pode rebrotar após cortado. O ciclo de produção varia de 90 até 180 dias aproximadamente, isso porque o guandu é uma planta sensível ao fotoperíodo.
Características botânicas: Arbusto ereto , ramificado , pubescente ,até 130cm de altura , folhas compostas trifolioladas , folíolos pubescente em ambas as faces , 4-7 cm de comprimento.
25 curiosidades que você vai gostar
Benefícios do guanduCrescimento, manutenção e fortalecimento de ossos e dentes;Bom funcionamento do sistema imunológico;Regulação da pressão arterial;Melhora da saúde do coração e do metabolismo;Aumento da energia;Entre outros.
As folhas e flores de guandu são utilizadas na medicina popular principalmente na região Norte do Brasil na forma de chás contra hemorragia, em gargarejo contra inflamação da garganta, tosse e bronquite. Em outras regiões são empregadas contra febre, tosse, úlcera, dores diversas e inflamações.
Quando colher? Os grãos ficam maduros 100 dias após o plantio. Façaa colheita quandoas vagensestiverem secas e coma cor marrom.
O feijão guandu é uma planta da família Fabaceae que pode ter um ciclo de vida variando de curto a tardio, (90 a 180 dias). É um arbusto semidecíduo, com porte variando de 1 a 4 metros de altura.