A família é o primeiro espaço de convivência do ser humano. Referência fundamental para qualquer criança que, independente de sua configuração, aprende e incorpora valores éticos e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações, juízos e expectativas.
Para começar, convide as famílias a conversar com as crianças sobre esse assunto a partir da leitura de um livro. Após a história, proponha aos pais ou responsáveis falarem sobre a cultura de sua família, de modo que as crianças percebam aspectos das tradições familiares.
Observa-se que as crianças ao descreverem a composição familiar, têm em mente a família constituída por pai, mãe e parentes, isto implica em dizer que para se formar uma família é necessário que se tenha no mínimo pai e mãe, não lhes basta possuir apenas um dos componentes.
Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.
43 curiosidades que você vai gostar
As metas familiares são as definições responsáveis por organizar e direcionar os objetivos que são comuns a todos os membros do núcleo da família. Pode ser a compra de uma casa ou de um carro novo, realizar uma reforma, sonhar com uma viagem ou mesmo economizar dinheiro para o futuro.
A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.
A atual definição de família engloba famílias formadas entre por tios e sobrinhos, avós e netos, onde só exista a figura do pai ou só da mãe, e até mesmo, entre irmãos. Não é necessário ter um vínculo sanguíneo de primeiro grau, para ser considerado parte da família.
O termo "família" é derivado do latim famulus, que significa "escravo doméstico". Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e à escravidão legalizada.
Qual a melhor cera para assoalho de madeira?
Como recusar proposta de acordo?
Como recuperar arquivos excluídos da lixeira do Windows?
Qual a diferença do suporte básico de vida para o suporte avançado de vida?
Quanto custa para implantar um dente da frente?
Como inibir a enzima aromatase?
Como identificar um triac na placa?
Como ver o histórico do Google no iPhone?
Como identificar um dominante?
Como diminuir a acidez da água para beber?
Como identificar un problema a resolver?
Qual o mecanismo de ação da adenosina e para que tipo de arritmia ela é utilizada?
Como saber se caixa d'água está vazando?
Como saber se tem verme nas fezes do cachorro?