O que é evicção e quais os seus efeitos jurídicos?

Pergunta de Lia Camila Abreu Tavares Silva em 30-05-2022
(27 votos)

Evicção, então, consiste na perda total ou parcial de um bem adquirido, em regra, onerosamente, por determinação judicial ou administrativa, em virtude de motivo jurídico anterior à aquisição da coisa. É prevista no art. 447 do CC, pelo qual "nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção.

O que é evicção e quais são os seus fundamentos jurídicos?

Evicção consiste na perda parcial ou total da coisa em virtude de sentença judicial ou ato administrativo, atribuindo a coisa a terceiro em razão de motivo jurídico anterior ao contrato. Ou seja, é a perda da coisa pelo adquirente, porque o alienante não era o real titular da coisa que alienou.


Quais são os efeitos da evicção?

Na evicção parcial, o evicto pode requerer a rescisão do contrato e a indenização pela perda. No caso de existir interesse na continuidade do bem, é possível requerer somente a indenização. E, por fim, se a perda não for considerável, fará jus apenas a indenização.

O que é evicção explique?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

O que é evicção de imóvel?

No setor imobiliário, diz-se que acontece a evicção quando há perda total ou parcial do imóvel em face de terceiro, possuidor de direito anterior, através de decisão judicial. Caso seja realmente comprovado, aquele que comprou a unidade sofrerá a evicção e perderá o imóvel. ...

EVICÇÃO: CONCEITO, EXEMPLOS E PERSONAGENS DA AÇÃO #1 | DIREITO TOTAL


42 curiosidades que você vai gostar

Quando ocorre a evicção?

A evicção ocorre quando o adquirente de um bem perde a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, por uma situação preexistente (anterior) à compra.

O que é evicção no contrato de compra e venda?

A evicção, em uma explicação bem simples, é a perda de um bem adquirido (móvel ou imóvel), por motivo desse bem estar sendo reivindicado pelo seu real / verdadeiro proprietário, sendo que, referido bem estava sob resguardo ou mesmo posse do vendedor, ou era objeto de situação anterior a aquisição.

Quem responde pela evicção?

É prevista no art. 447 do CC, pelo qual "nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. ... A responsabilidade da evicção ocorre, em regra, nos contratos onerosos, pois o adquirente sofre um esforço patrimonial para adquirir o bem, devendo ser restituído.

Como se configura a evicção?

Ocorre a evicção quando o adquirente de um bem vem a perder, total ou parcialmente a sua posse e/ou propriedade, em razão de sentença/decisão judicial fundada em motivo jurídico anterior à aquisição da coisa.



Outras questões

Como solicitar carteira de estudante Digital?

Como ciberespaço tem?

Como ganhar cupom de 100 no Google Ads?

Onde tirar carteira de trabalho na quarentena?

Como ligar de graça para Tim?

Como os chás agem no organismo?

Como conseguir diamantes de graça no Free Fire?

Como tirar cera de depilação de plástico?

Qual é o nome da ferramenta que fura o chão?

O quê do behaviorismo existe na sala de aula?

Como tirar queratose da pele?

Por que o capitão Bill morreu?

Como ganhar V-Bucks no Fortnite 2021?

Como resgatar drops na BOOYAH?

O que a açúcar faz no cabelo?

Como o chuveiro elétrico pode aquecer a água de forma diferente nas posições verão e inverno se está sempre a uma mesma tensão de 220 V?

O que é bom para tirar caruncho de roupa branca?

Como é marcado o ciclo menstrual?

Como o bebê fica dentro da barriga com 8 meses?

Quais ervas tem no chimarrão?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com