O que é evicção e quais os seus efeitos jurídicos?

Pergunta de Lia Camila Abreu Tavares Silva em 30-05-2022
(27 votos)

Evicção, então, consiste na perda total ou parcial de um bem adquirido, em regra, onerosamente, por determinação judicial ou administrativa, em virtude de motivo jurídico anterior à aquisição da coisa. É prevista no art. 447 do CC, pelo qual "nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção.

O que é evicção e quais são os seus fundamentos jurídicos?

Evicção consiste na perda parcial ou total da coisa em virtude de sentença judicial ou ato administrativo, atribuindo a coisa a terceiro em razão de motivo jurídico anterior ao contrato. Ou seja, é a perda da coisa pelo adquirente, porque o alienante não era o real titular da coisa que alienou.


Quais são os efeitos da evicção?

Na evicção parcial, o evicto pode requerer a rescisão do contrato e a indenização pela perda. No caso de existir interesse na continuidade do bem, é possível requerer somente a indenização. E, por fim, se a perda não for considerável, fará jus apenas a indenização.

O que é evicção explique?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

O que é evicção de imóvel?

No setor imobiliário, diz-se que acontece a evicção quando há perda total ou parcial do imóvel em face de terceiro, possuidor de direito anterior, através de decisão judicial. Caso seja realmente comprovado, aquele que comprou a unidade sofrerá a evicção e perderá o imóvel. ...

EVICÇÃO: CONCEITO, EXEMPLOS E PERSONAGENS DA AÇÃO #1 | DIREITO TOTAL


42 curiosidades que você vai gostar

Quando ocorre a evicção?

A evicção ocorre quando o adquirente de um bem perde a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, por uma situação preexistente (anterior) à compra.

O que é evicção no contrato de compra e venda?

A evicção, em uma explicação bem simples, é a perda de um bem adquirido (móvel ou imóvel), por motivo desse bem estar sendo reivindicado pelo seu real / verdadeiro proprietário, sendo que, referido bem estava sob resguardo ou mesmo posse do vendedor, ou era objeto de situação anterior a aquisição.

Quem responde pela evicção?

É prevista no art. 447 do CC, pelo qual "nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. ... A responsabilidade da evicção ocorre, em regra, nos contratos onerosos, pois o adquirente sofre um esforço patrimonial para adquirir o bem, devendo ser restituído.

Como se configura a evicção?

Ocorre a evicção quando o adquirente de um bem vem a perder, total ou parcialmente a sua posse e/ou propriedade, em razão de sentença/decisão judicial fundada em motivo jurídico anterior à aquisição da coisa.



Outras questões

Para que serve o chá de benzetacil?

Como identificar hipertireoidismo no exame de sangue?

Como usar a pedra para amolar faca?

Qual é a largura da chita?

Qual planeta está mais próximo da Terra hoje?

Para que serve sombra para sobrancelha Ruby Rose?

Qual é o ponto de vista do autor?

O que é dever à liberdade?

Que tipo de decoração combina com você?

Para que serve pó de pemba vermelha?

Quais são as características da rede urbana?

Onde encontrar livro folha e termo na certidão de nascimento?

O que é cidadania de acordo com a Constituição?

O que é período em uma dízima periódica?

O que é impugnar a penhora?

Como ver o planeta Saturno hoje?

Como se chamam os mamíferos?

O que é bondade na filosofia?

Como saber o tamanho do pino da fonte?

É possível integrar a horta com a sala de aula?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com