A ÉTICA TELEOLÓGICA, defendida por autores com ARISTÓTELES é uma Ética consequencialista. Isto significa que a boa acção se deve medir pelas consequências. ... Por isso se diz que é uma Ética do Concreto, que diria com se deve atingir a felicidade e com se deveria ajudar a velhinha a passar a estrada.
A ética teológica, também denominada teologia moral, configura-se como um saber crítico sobre a práxis dos cristãos. É a parte da teologia que estuda as ações humanas a fim de ordená-las em função da vontade de Deus. ... Algo tão profundo transcende às normas morais.
A deontologia considera que o valor das ações não reside nas suas consequências ou nos seus efeitos, mas sim na intenção e na boa vontade, isto é, no cumprimento do dever. São morais não consequencialistas. A teleologia, por sua vez, considera que o objetivo da moral é alcançar uma vida boa, virtuosa e feliz.
A ética aristotélica é também conhecida como “Ética Teleológica”. ... Aristóteles afirma que tudo possui uma finalidade, que é ser feliz. Todas as ações humanas objetivam a felicidade, até mesmo objeto inanimados – como por exemplo, um livro; ele só será feliz quando realizarem seu objetivo: ser lido.
Tipos de éticaÉtica racionalista. ... Ética teleológica. ... Ética teológica ou cristã ... Ética deontológica. ... Ética utilitarista. ... Ética na Idade Média. ... Ética Moderna. ... Ética contemporânea.
15 curiosidades que você vai gostar
Os estudos teóricos da Filofofia Moral subdivide a Ética em diversas categorias, as principais são três: Ética Descritiva, Ética Metaética e Ética Normativa. Descreve o que é o Bem e o que é o Mal, através da apreensão empírica dos fenômenos morais.
Ética pessoal, que diz respeito à ação individual. ... Ética Pública (ou social), que diz respeito à responsabilidade da sociedade como um todo pelo bem comum. Ética Profissional, que diz respeito à forma particular de agir da pessoa em sua atividade profissional em benefício da comunidade a que pertence.
A ética é um saber prático e pressupõe três elementos fundamentais da filosofia aristotélica: o uso correto da razão, a boa conduta (eupraxia) e a felicidade (eudaimonia). ... Uma atividade conforme a razão – realização do que há de mais característico do ser humano – e a virtude (ARISTÓTELES, 1987, Livro I).
A ÉTICA TELEOLÓGICA, defendida por autores com ARISTÓTELES é uma Ética consequencialista. Isto significa que a boa acção se deve medir pelas consequências. Ou seja, o fim da acção é o que determina todo o agir. E o fim último e mais importante é a felicidade.
A ética religiosa está ligada ao realismo moral, pela qual os comportamentos corretos decorrem da vontade de Deus, que nos é dada através dos profetas, contendo a Bíblia e o Alcorão vários comandos decorrentes dessa revelação profética. ... Ética implica a análise da ação e seu resultado, resulta de um estudo causalidade.
Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral. Entretanto, ela pode decidir jogar a embalagem na via pública.
CONCEITO DE ÉTICA
A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.
Os princípios éticos são, enfim, fundamentos nos quais se fundam a ação humana dirigida para o bem. ... De acordo com Aristóteles, os valores éticos são os seguintes: coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça.
Em breve apresentação, a ética grega tem como objetivo, formar indivíduos apto à convivência em sociedade, bem como respeito a cultura e costume de regiões e sociedades. Tem como princípios fundamentais as normas legais da sociedade vigente, através de uma análise, mencionando extremos ali presente (bem e mal).
São duas perspectivas ou teorias sobre a acção ética. A ÉTICA DEONTOLÓGICA, defendida por Kant, valoriza a intenção da acção, de acordo com o dever, independentemente das consequências. Deontologia significa “teoria do dever” ou “estudo do que convém”, em termos de acção.
O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências. ...
A ética normativa não indaga por aquilo que é, mas por aquilo que "deve ser". A ética normativa é a ética do dever, pois desenvolve critérios para o juízo moral. ... Quando se fala de ética descritiva, entende-se a apreensão empírica e descritiva da moral existente, ou seja, descrevem-se atitudes e convicções morais.
Para Aristóteles, o objetivo da ética era a felicidade. A felicidade, para ele, era a vida boa; e esta corresponderia – como veremos adiante – à vida digna.
Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.
Neste sentido, podemos citar: ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
Exemplos de valores moraisJustiça. A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito. ... Honestidade. Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. ... Igualdade. ... Tolerância. ... Solidariedade.
As teorias éticas normativas propõem normas ou critérios que deveríamos levar em conta ao considerar como agir. Qual a coisa certa a se fazer? Quando tentamos responder essa questão estamos decidindo o que considerar moralmente relevante.
O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. ... O campo ético é, portanto, constituído por dois pólos internamente relacionados: o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas.
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
Respeitar todos os seres humanos, não exercer a violência e ajudar quem precisa são alguns exemplos dos princípios éticos mais comuns.
Como atualizar o CR-V Digital?
Como foi feita a bandeira do Brasil?
O que significa Provérbios 17 9?
Como remover plástico filme grudado?
Quais são os maiores astros do Universo?
O que significa Jericoacoara em tupi-guarani?
Quem precisa declarar Imposto de Renda 2021?
Qual é o papel da União no Sistema Nacional de educação?
Quais são os 5 conjuntos numéricos?
Quem é o mais rico Ronaldo Fenômeno ou Neymar?
O que Francis Bacon quis dizer com a frase Saber e poder?