Eritroblastose fetal é uma anemia hemolítica fetal (ou neonatal, como eritroblastose neonatal) causada pela transmissão transplacentária de anticorpos maternos direcionados às hemácias fetais. O distúrbio costuma resultar de incompatibilidade entre os grupos sanguíneos materno e fetal, geralmente os antígenos Rho(D).
A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre pela incompatibilidade sanguínea do Fator Rh materno e do bebê. A eritroblastose manifesta-se durante a gravidez de mulheres Rh- gerando filhos Rh+. Ela pode causar a morte do bebê durante a gestação ou depois do nascimento.
Eritroblastose Fetal: A Doença da Incompatibilidade Sanguínea entre Mãe e Feto. A eritroblastose fetal, também conhecida por doença hemolítica perinatal, ocorre quando existe uma incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê.
A eritroblastose fetal é doença que acomete o feto ainda dentro do útero, causando destruição das hemácias (hemólise), o que pode evoluir para insuficiência cardíaca fetal, edema generalizado e morte fetal intrauterina.
O sangue da mãe não pode entrar em contato com o sangue do feto. Por isso a placenta apresenta uma estrutura em que as vilosidades por onde passam o sangue fetal ficam imersas nos seios sangüíneos da mãe. A troca de gases é feita através dos capilares.
30 curiosidades que você vai gostar
Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.
A incompatibilidade sanguínea na gravidez ocorre quando o fator Rh (positivo ou negativo) do grupo sanguíneo da mãe é diferente do bebê. O agente Rh é uma proteína sanguínea que pode ou não estar presente no sangue humano. No primeiro caso, diz-se que a pessoa possui Rh (Rh positivo); no outro, Rh – (Rh negativo).
Os sintomas da eritroblastose fetal só podem ser notados após o nascimento do bebê, entre eles está a anemia, edema e icterícia (pele amarela) no recém-nascido. Porém, os exames pré-natais são essenciais para medidas preventivas.
A Doença Hemolítica Perinatal pelo fator Rh é causada pela incompatibilidade entre o sangue da mãe e do recém-nascido, levando a destruição de hemácias fetais e, sem tratamento os fetos mais severamente afetados podem morrer intra-útero.
Se os anticorpos anti-Rh atravessarem a placenta até o feto, eles podem destruir alguns dos glóbulos vermelhos do feto. Se os glóbulos vermelhos são destruídos mais rápido do que o feto pode produzir novos, o feto pode desenvolver anemia. Essa destruição é denominada doença hemolítica do feto.
Essa produção pode ocorrer em situações em que há troca de sangue entre mãe e feto como, por exemplo, no momento do parto, mas também em outras situações, como nos sangramentos de primeiro trimestre de gestação, transfusões sanguíneas prévias, procedimentos invasivos durante a gestação (amniocentese, biópsia de vilo- ...
A definição do tipo sanguíneo de uma criança depende de quais genes ela herda dos pais. A possibilidade de herança do tipo sanguíneo do sistema ABO, é a seguinte: Ambos os pais com sangue Tipo O: filhos terão sangue tipo O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo A: filhos podem ser tipo A ou O.
O tipo sanguíneo do seu filho depende dos tipos sanguíneos do pai ou da mãe. Existem resultados bem definidos para todas as combinações possíveis: O com O = filho pode ser apenas do tipo O. Nunca será A, B ou AB.
A única maneira de tratar a anemia causada nessas situações, e salvar a vida do feto, é fazer a transfusão de sangue durante a vida intrauterina”, explicou.
Prevenção da doença hemolítica do recém-nascido
Para evitar que uma mulher com sangue Rh negativo desenvolva anticorpos contra os glóbulos vermelhos do feto, ela recebe uma injeção de um preparado de imunoglobulina anti-D (Rh0) aproximadamente na 28ª semana de gestação e novamente 72 horas após o parto.
Os principais sintomas da anemia hemolítica são:dispneia (dificuldade de respirar);palpitações;fadiga;dor de cabeça;palidez;icterícia.
A equipe de enfermagem deve atuar na prevenção da DHRN, durante o pré-natal, a partir da verificação de incompatibilidade e teste de Coombs positivo, além de ser responsável em reconhecer a icterícia (WONG et al, 2006).
Como exemplo de complicações por incompatibilidade sanguínea temos a doença hemolítica do recém nascido (DHRN), também conhecida como eritroblastose fetal, uma patologia causada pela incompatibilidade entre o fator Rh da mãe e o do fator Rh do feto.
A criança pode nascer com vários problemas de saúde, pode apresentar anemia, surdez, edema generalizado (inchado em várias partes do corpo), deficiência e paralisia mental por não ter oxigenação suficiente para o desenvolvimento do sistema nervoso central, insuficiência cardíaca, fígado e baço inchados.
O diagnóstico inicia-se com triagem pré-natal dos antígenos e anticorpos maternos específicos, podendo ser necessária a avaliação paterna, títulos seriados de anticorpos maternos e avaliação fetal. O tratamento pode envolver transfusão fetal intrauterina ou transfusão neonatal.
A eritroblastose fetal é causada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto relacionada ao fator Rh e ocorre quando o sangue materno apresenta Rh- e o do filho, Rh+.
Quando a mãe tem um tipo sanguíneo Rh Negativo e o pai Rh Positivo existe a chance do bebê vir como o pai, ou seja, Positivo também. E isso é motivo para uma certa preocupação. O grande problema nesses casos é que o corpo da mãe, por não ter a mesma composição, enxerga o feto como um corpo estranho e tenta eliminá-lo.
O tipo de sangue de uma mulher influencia as probabilidades de conseguir engravidar, revela estudo norte-americano. As mulheres com tipo de sangue O podem ter menos probabilidades de engravidar. Estudo concluí que mulheres com sangue O tem óvulos de pior qualidade e em menor quantidade.
Pais O+ e A+
O pai é tipo A, nesses casos existem duas possibilidades no seu material genético = IAi ou IAIA. No caso de duplamente dominante (IAIA), qualquer que seja o i recebido da mãe, será suprimido pelo I dominante, a criança será obrigatoriamente tipo sanguíneo A, porque terá essa proteína em seu sangue.
A que distrito pertence caldas da rainha?
Qual a composição do queijo prato?
Quais são as ferramentas do Design Thinking?
Com quanto tempo se começa a ter sintomas de gravidez?
Quais legumes não podem ser congelados?
Quais são os exemplos de software aplicativos?
O que é Bolsa-auxílio faculdade?
Como vender como afiliado pelo Instagram?
O que significa caixa de pandora?
Quem é o vilão mais forte de Star Wars?