O eritema multiforme é um distúrbio cutâneo inflamatório caracterizado pela presença de placas avermelhadas e salientes na pele que muitas vezes têm aspecto de alvos e, geralmente, se encontram distribuídas simetricamente por todo o corpo.
Para diminuir o incômodo causado pelas lesões existentes, pode-se aplicar cremes ou compressa de água fria na região pelo menos 3 vezes ao dia. Entenda o que é o eritema multiforme e principais sintomas.
E qual o tratamento? A chave do tratamento consiste em evitar a auto-medicação por parte do paciente. Além disso, uma vez tendo confirmação da substância suspeita, esta jamais deverá ser utilizada novamente. Casos leves podem ser resolvidos apenas com a retirada dessa medicação.
Tratamento. Eritema multiforme regride espontaneamente, assim, em geral, tratamento não é necessário. Corticoides e anestésicos tópicos e anti-histamínicos orais podem melhorar os sintomas e tranquilizar os pacientes.
Principais causas O eritema multiforme é um sinal de reação do sistema imunológico e pode ocorrer devido à alergia a medicamentos ou alimentos, infecções bacterianas ou virais, sendo o vírus do Herpes o vírus mais comumente associado a essa inflamação e levando ao aparecimento de feridas na boca.
Tipos
No caso do eritema ser decorrente de uma infecção bacteriana, é recomendado o uso de antibiótico de acordo com a bactéria responsável pela inflamação, e caso seja causado pelo vírus da herpes, por exemplo, é recomendado o uso de antivirais, como o Aciclovir oral, que deve ser tomado de acordo com a recomendação médica.
A resolução de um quadro de eritema pode deixar manchas escuras ou claras na pele mais comum em pessoas com a pele morena e negra. Essa manchas são chamadas de hipercromias e hipocromia residual. Podem desparecer sozinhas com o tempo e uso de clareadores ajuda clareamento das manchas escuras.
A erupção medicamentosa fixa é uma reação adversa comum, com envolvimento cutâneo, associada ao uso de inúmeros medicamentos.
O eritema multiforme é um sinal de reação do sistema imunológico e pode ocorrer devido à alergia a medicamentos ou alimentos, infecções bacterianas ou virais, sendo o vírus do Herpes o vírus mais comumente associado a essa inflamação e levando ao aparecimento de feridas na boca.
O eritema ocorre devido a uma expansão significativa dos capilares da pele em resposta a novos estímulos ambientais incomuns. Na patogênese do desenvolvimento desse eritema fisiológico, um papel importante é desempenhado também pelas características da estrutura da pele e capilares em lactentes.
Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 15:30 por Pedro Muxfeldt . O eritema é uma lesão dermatológica que se manifesta por vermelhidão cutânea mais ou menos intensa e que desaparece ao se aplicar pressão sobre ela. O eritema é frequentemente localizado, mas pode se estender por uma região maior da pele.
Dadas as causas da formação de eritema em crianças podem identificar os fatores de risco: um bebê prematuro tem um potencial de pele adaptável menor, portanto, mais propenso a desenvolver eritema;
Portanto, o principal motivo para o aparecimento do eritema no bebê é uma espécie de adaptação da pele ao ambiente externo. O eritema ocorre devido a uma expansão significativa dos capilares da pele em resposta a novos estímulos ambientais incomuns.
Para que serve o chá de camapu?
Como deixar uma cobra em conserva?
Quando o leite materno não é recomendado?
Como tomar ciprofloxacino antes ou depois das refeições?
Quantos comprimidos de Pill Food devo tomar por dia?
Como dar um Feliz aniversário simples?
Como plantar cana do brejo em vaso?
Para que serve o pedialyte Max?
Quanto tempo orlistate faz efeito?
Quais são as indicações para transfusão de sangue?
Como usar o Wi-Fi da moderninha?
Como analisar uma nuvem de palavras?
Qual o efeito do enantato de testosterona?
Como funciona a avaliação do MEC?