A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.
Diferença entre hematoma e equimose
A equimose ocorre quando o sangue extravasado se infiltra e coagula nas malhas do tecido, já o hematoma são coleções sanguíneas produzidas pelo sangue derramado que descola da pele.
A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.
Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias. No entanto, fatores como diversidade biológica, localização, extensão e profundidade da lesão, cor da pele e tratamento são capazes de modificar a evolução do espectro equimótico.
Equimose periorbital bilateral são manchas escuras ao redor de ambos olhos geralmente associado a um golpe. Popularmente conhecido como "olho roxo".
33 curiosidades que você vai gostar
5) Sinal de guaxinim
Trata-se de uma equimose (área roxa) em torno das órbitas, simulando a mancha preta ao redor dos olhos do animal guaxinim. A fratura de um ou mais ossos da face pode apresentar este sinal: da base do crânio, osso frontal, osso nasal, osso maxilar e osso zigomático.
O Sinal do Guaxinim ou bléfaro-hematoma consiste em equimose periorbital bilateral. É um forte indicativo de lesão de base de crânio, e surge algumas horas após o trauma e indica trauma direto. As fraturas de base de crânio geralmente não são visualizadas em radiografias comuns, como raios X.
O que fazer: geralmente, a equimose desaparece espontaneamente, entretanto, se a área afetada estiver dolorida pode-se utilizar compressas frias ou gelo no local da lesão nas primeiras 24 a 48 horas e compressa quente após esse período ou tomar anti-inflamatórios como o ibuprofeno, por exemplo.
Quando se tratam dos hematomas roxos, isso quer dizer que já passaram da 1a fase (vermelha). A cor roxa dura uma média de 5 dias, enquanto, logo depois, vem outras fases e colorações. É uma evolução gradual dos tecidos envolvidos e costuma durar uma total de 15 dias ou um pouco mais para a resolução ser completa.
Outro aspecto de grande interesse médico-pericial é a tonalidade da equimose. De início, a coloração é avermelhada; depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
A maioria dos chupões tem o tamanho de lábios pequenos.
Isto pode variar, mas muitos têm menos de 2,5 cm de largura. Se a marca estiver muito maior, provavelmente é um hematoma comum. Pode ser também que a pessoa tenha vários chupões acumulados em um mesmo lugar!
As lesões purpúricas são subdividas pelo tamanho em petéquias (menores de 2 mm), sendo geralmente numerosas, ou púrpuras maculares (de 2mm a 2cm), ou equimoses (maiores de 1 cm). Outra classificação é em trombocitopênicas e não trombocitopênicas. Na primeira, há a diminuição de células plaquetárias.
Marcas inexplicadas na pele, incluindo pequenos pontos de cor vermelha ou púrpura (petéquias) ou manchas de cor púrpura (púrpura), hematomas (equimoses) ou pequenos vasos sanguíneos alargados e visíveis na pele ou nas membranas mucosas (telangiectasias).
Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, pode-se aplicar compressas de água morna, pois aumentam a circulação sanguínea local e ajudam a remover os coágulos formados. Para isso, deve-se molhar um pano em água morna e depois aplicar sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos.
Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
Os hematomas surgem quando o sangue, que geralmente circula pelas veias e artérias sem problemas, deixa o interior desses vasos sanguíneos e se acumula nas partes do corpo que sofreram uma batida.
Como evitar as fibrosesDrenagem linfática: auxilia a eliminação de líquidos e toxinas do corpo, que podem se acumular depois de uma cirurgia, contribuindo para a redução do inchaço. ... Ultrassom: pode ser utilizado em conjunto com a drenagem linfática.
Conheça algumas das orientações médicas mais comuns para evitar a fibrose:Evitar esforço físico. Além de evitar dores e lesões, fazer repouso depois de uma cirurgia também tem como objetivo evitar a formação de fibroses. ... Usar a cinca conforme orientação médica. ... Fazer drenagem linfática. ... Fazer sessões de endermologia.
Outras possíveis causas de hematomas são:
Deficiências de vitamina B12, vitamina C ou vitamina K; Doença de Von Willebrand, hemofilia e alterações da função plaquetária; Abuso de álcool; Desnutrição.
Olhos de Guaxinin: a equimose periorbital, popularmente conhecida como olhos de guaxinim, é uma condição caracterizada pela presença de grandes manchas roxas ao redor dos olhos, causadas por sangramentos internos na face.
Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são:Alteração no nível de consciência.Falas desconexas.Esquecimentos.Perda da orientação temporal.Náusea.Vômito.Ferimentos extensos.Sangue saindo pelo nariz ou pelas orelhas.
A avaliação por imagem do traumatismo crânio-encefálico (TCE), no atendimento emergencial, até o presente, deve ser realizada preferencialmente pela tomografia computadorizada (TC). A TC além de diagnosticar fraturas ósseas, também pode avaliar lesões parenquimatosas e hemorragias ou coleções extra-axiais.
Evidências de fratura de base de crânio:
Hemotímpano ou laceração do canal auditivo externo; Hipoacusia, disfunção vestibular; Anosmia; Paralisia facial precoce ou tardia.
Se uma fratura rompe a pele, bactérias podem entrar no crânio através dessa fratura, causando infecções e graves danos cerebrais. Por vezes, fragmentos do osso do crânio fraturado exercem pressão para dentro e danificam o cérebro. Estes tipos de fraturas são chamadas fraturas com afundamento.
Principais sintomas de fraturaDor intensa;Inchaço do local fraturado;Deformidade do local;Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;Presença de hematomas;Presença de ferimentos no local da fratura;Diferença de temperatura entre o local fraturado e o sem fratura;Dormência e formigamento da área;
Quantos anos dura um Apple Watch?
Qual a noite mais longa do ano 2021 no Brasil?
Quanto custa um refrigerante de 2 litros?
Como é feito a cirurgia de embolização?
Tem que misturar condicionador com tonalizante ou não?
Quais são os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais?
Porque o número 73 é perfeito?
Como fazer a bênção das alianças?
Quanto custa um teste genético?
O que quer dizer dias consecutivos?
Quais são os animais produtores e consumidores?
Onde está na Bíblia que Deus não nos abandona?
Quais o benefícios para quem trabalha na Ambev?
Como desentupir cano de escoamento de água?
Em que ano o Messi fez 91 gols?