O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
Ocasionada pelo consumo de cigarros, álcool, exposição solar, poluição e estresse, a produção excessiva desses átomos causa um desequilíbrio celular e a oxidação da melanina do cabelo - além de também prejudicar o alinhamento das cutículas e gerar uma série de problemas na pele.
ALBINISMO. Trata-se da ausência de melanina associada a uma condição genética. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde, nos EUA, aponta cerca de 17 mil pessoas com esta condição em todo o mundo. Entretanto, não é apenas a cor da pele, olhos e cabelos que indicam albinismo.
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele.
40 curiosidades que você vai gostar
“Os indivíduos com o tom de pele mais escuro, graças à presença de maior quantidade do pigmento melanina no corpo, tem uma síntese prejudicada de vitamina D, já que a melanina é capaz de dissipar 99,9% da radiação UV absorvida pela pele”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.
A melanina é um tipo de proteína produzido nos melanócitos a partir de um aminoácido essencial chamado tirosina. É essa proteína a principal responsável por colorir a pele e pelos dos seres humanos, além de proteger o DNA das células contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol.
Algumas peles, pelos, cabelos e olhos recebem a melanina o que lhes confere a cor marrom e quando mais concentrada o preto. Assim, quanto maior for a concentração de melanina na pele, mais escura será a pessoa. Assim, os loiros, de pele clara, olhos azuis ou verdes, possuem menos melanina que os morenos.
A melanina é uma proteína presente no corpo que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Ela é gerada pelos melanócitos - células que ficam na camada superior à derme - e, normalmente, apresenta coloração amarronzada.
Esse tipo de melanina é encontrado em muitos sistemas naturais, desde plantas como a bananeira até fungos. Sua presença na pele e nos cabelos protege contra lesões produzidas pela luz solar e por poluentes.
Um peeling químico é uma forma de remover a hiperpigmentação e revelar pele nova e uniformemente pigmentada. Os tratamentos com laser têm um efeito semelhante aos peelings químicos, mas o tratamento pode ser aplicado de forma mais precisa.
Dicas para estimular a produção de melaninaAlimentos ricos em vitamina A, especialmente em betacaroteno (como a cenoura, batata doce, espinafres, couve galega, manga, mamão, papaia) são excelente aliados na formação e manutenção de um bronzeado mais saudável. ... – sumo de 1 laranja. ... – 1/2 manga. ... – 1 fatia de abacaxi.
" A melanina é uma pigmentação que temos na pele, que é ativada quando entramos em contato pelo sol. Quando tomamos sol, nosso orgnismo se defende por meio da melanina, que é uma barreira". Mas não pense que é só comer certos alimentos e fim da história.
Melawhite. Atua inibindo a ação da enzima tirosinase, responsável pela produção da melanina. O Melawhite consegue minimizar manchas pré-existentes e até mesmo manchas adquiridas com a idade. Ele também ajuda a reduzir o bronzeamento da pele e pigmentações como sardas e manchas senis.
Além disso o álcool impede um sono tranquilo, o que também acelera o aparecimento de rugas, pigmentação, e perda da elasticidade da pele.Vinho Branco. Foto: iStock. ... Comidas Salgadas. Foto: iStock. ... Comidas Apimentadas. Foto: iStock. ... Energéticos. Foto: iStock. ... Cafeína. Foto: iStock.
5 – Ficar bronzeado: Tomar sol, moderadamente, estimula a produção de melanina, que é o hormônio que dá o tom mais escuro à pele, impede a absorção de mais raios UVB, protegendo o corpo contra seus efeitos tóxicos.
Indicado para auxiliar o tratamento do vitiligo!
O Chá de Mamica de Cadela, também conhecida como Mama-Cadela, algodão-do-campo, algodãozinho, amoreira-do-campo, mururerana, apé, conduru, inharé, é um arbusto amplamente conhecido por auxiliar no tratamento do vitiligo.
Para vitiligo pode ser usado o chá de cipó-de-São-João, sob a forma de banhos diários ou infusão alcoólica. Muitas espécies nativas podem ser cultivadas, não havendo necessidade de serem coletadas na natureza. São exemplo o jaborandi, a carqueja, a salsaparrilha e a espinheira santa.
Existem cremes e pomadas que podem auxiliar no tratamento de vitiligo, a função deles geralmente é fazer as manchas retornarem à cor natural. Podem ser utilizadas pomadas como imiquimod, tacrolimus e pimecrolimus, que mostram bons resultados.
Na década de 70 e 80 o hospital utilizava plantas indianas, com bons resultados medicinais, para tratar o vitiligo e outras doenças. Atualmente são utilizadas outras plantas, como a Acariçoba (Hidrocotileumbelata), que agem no sistema nervoso e é ótimo para a pele e o tradicional Açafrão (Curcuma longa).
Orientações de uso da Tintura de Flor de São João:
Tomar diluídas em água 1 x ao dia em jejum. Fazer intervalo após 60 dias de uso contínuo. Creme: usar somente à noite. Lavar a pele pela manhã e não tomar sol porque pode provocar queimaduras por ser fotossensibilizante.
Além do uso para consumo próprio, a “mama-cadela” também contém diversas propriedades medicinais, podendo ser usada no tratamento de vitiligo, bronquite, úlcera gástrica, resfriados, dentre outras condições de doenças.
A mama-cadela possui ação fotossensibilizante, anti-helmíntica, antimicrobiana e depurativa.
...
Para que serveInflamações;Infecções por parasitas, bactérias e fungos;Má-circulação;Doenças reumáticas;Problemas respiratórios, como resfriado, gripe e bronquite, por exemplo.
De acordo com crenças populares, o barbatimão pode ser usado para emagrecer devido à sua capacidade de reduzir o espaço dentro do estômago.
O sol produz os raios ultravioletas UVA e UVB que, em demasia, causam danos à saúde. Eles penetram profundamente na pele, podem provocar alterações nas células e têm efeito cumulativo. Ou seja, a exposição durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumentam o risco de problemas na pele na fase adulta ou na velhice.
Como saber se o carro está com impedimento?
Como deixar meu cabelo loiro dourado?
Quando vai sair o edital do Encceja 2021?
Como tirar um Beija-flor da cozinha?
Como manter a micropigmentação por mais tempo?
Quem foi o ganhador do Hiper saúde?
Como acabar com rachaduras nos pés com Listerine?
O que é bom para tirar tinta de caneta das mãos?
O que fazer quando as mãos estão dormentes?
Como remover Pop-ups do Chrome?
Como funciona um hospital público veterinário?
Quanto tempo esperar com termômetro digital?
Como desativar todos os códigos do GTA San Andreas PC?
Como tirar informe de rendimentos Santander no caixa eletrônico?