Parnaíba, 12 de dezembro de 2007. A pecuária bovina no Brasil iniciou-se com animais da espécie Bos taurus, trazidos da Península Ibérica pelos colonizadores.
“Os bovinos passaram a ser domesticados e tudo isso foi em torno de 4,3 mil a 4,4 mil anos no Egito e naquela região da Mesopotâmia”, contou Picchi.
Sabe-se que o gado bovino foi domesticado há cerca de 10.500 anos no Crescente Fértil (Turquia, Síria e Iraque) a partir do auroque (Bos primigenius), que hoje em dia já está extinto. “Os auroques eram animais enormes: deve ter sido um processo bastante difícil domesticar um animal tão grande.
A partir da chegada dos portugueses ao território brasileiro, foram instituídas diversas práticas agropecuárias, com destaque para a criação de animais para usos variados. A pecuária, inclusive, foi um motor para a ocupação de regiões, como o interior nordestino e o extremo sul brasileiro.
Ana Pimentel de Sousa governava a capitania de São Vicente (com uma procuração concedida por seu marido) e, graças a uma ordem sua, as primeiras cabeças de gado chegaram ao Brasil em 1534. A pecuária se popularizou em 1550, quando a criação de gado se tornou expressiva em Salvador e acabou se difundindo pelo Nordeste.
27 curiosidades que você vai gostar
O histórico da bovinocultura de corte no Brasil tem início com a introdução dos primeiros animais no país, em 1532. Os primeiros 32 bovinos taurinos, naturais da Península Ibérica, foram trazidos por Martin Afonso de Souza para a Capitania de São Vicente, em São Paulo.
São Félix do Xingu lidera o ranking, com 2.4 milhões de animais, e Marabá subiu da quinta para a terceira colocação, com 1,3 milhão de bovinos. Chaves, no interior paraense, tem o maior número de bubalinos do Brasil, com 190.7 mil animais, o que representa 12,7% da produção nacional.
Corresponde à criação de animais para a produção de alimentos e o fornecimento de matérias-primas. Pode ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de corte (produção de carnes), leiteira (produção de leite) e de lã. Possui três modalidades: extensiva, intensiva e pastoreio nômade.
Como o desenvolvimento da pecuária influenciou na formação do território brasileiro. De modo geral, o desenvolvimento da atividade pecuarista foi de suma importância para que territórios inóspitos fossem ocupados e que nossas fronteiras extrapolassem os limites do Tratado de Tordesilhas.
O conceito de raças humanas foi usado pelos regimes coloniais e pelo apartheid (na África do Sul), para perpetuar a submissão dos colonizados; actualmente, só nos Estados Unidos se usa uma classificação da sua população em raças, alegadamente para proteger os direitos das minorias.
Com origem na Índia Ocidental, o Nelore foi trazido pelas tribos arianas cinco mil anos antes de Cristo. A raça nasceu com o cruzamento do Ongole, com mais de 14 raças diferentes. No Brasil, o animal chegou em meados dos anos 60, em Salvador (BA).
A chegada do gado no Brasil praticamente acompanhou os primeiros colonizadores portugueses. Os primeiros bovinos a chegarem à Bahia no século XVI eram gado zebuíno (Bos indicus), proveniente das ilhas de Cabo Verde.
A criação de gado. A criação de gado tinha como objetivo suprir o mercado interno. O gado bovino fornecia o couro, a carne e, além disso, era utilizado para mover a moenda dos engenhos. Apesar de sua importância para as diversas atividades da colônia, considerava-se a criação de gado uma atividade secundária.
Na época do Homo erectus, ancestral que emergiu por volta de 2 milhões de anos, a carne crua já era importante componente da alimentação diária. O controle do fogo, que permitiu o cozimento, só surgiria 1 milhão de anos depois. A prática de cozinhar os alimentos se tornou comum há 500 mil anos.
Como o gado começou a ser um recurso abundante, a carne, o leite e o couro também eram aproveitados. Assim, a pecuária foi se desenvolvendo para atender interesses internos da colônia. Era uma atividade econômica com objetivos diferentes da produção de açúcar, que era destinada à exportação.
Com a expansão das lavouras de cana-de-açúcar ao redor dos engenhos, era necessário encontrar pastagens cada vez mais distantes para a criação de gado. Para encontrar esses ambientes, os vaqueiros partiram para o sertão. Sertão é também definido como o local que não se encontra no litoral.
Em grande parte a pecuária brasileira está ligada à criação de gado (bovinos), embora seja considerada também a produção de suínos, aves, equinos, ovinos, bubalinos. Esse ramo tem como responsabilidade principal disponibilizar para o mercado alimentos como carne, leite e ovos.
Características da pecuária
A pecuária foi uma das primeiras atividades econômicas praticadas pelo homem, e consiste na criação dos diferentes tipos de animais para seu aproveitamento. Dependendo da espécie do animal criado, é possível aproveitar carne, leite, ovos, couro, lã, mel etc.
Seu objetivo é a criação de animais para fins econômicos e para o consumo. Os rebanhos podem ser bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).
A pecuária ocorre, geralmente, na zona rural e é destinada a produção de alimentos, tais como, carne, leite, couro, lã, etc. Existem dois tipos de pecuária: 1 - Pecuária de corte: destinada à criação de rebanhos com objetivo de produção de carne para o consumo humano.
Entre os séculos XVII e XVIII, a introdução e disseminação de gado eram correlatas ao crescente populacional humano e à busca por áreas de mineração. A busca por minérios e a captura de índios foram catalisadores do processo de interio- rização dos rebanhos bovinos no Brasil Colônia.
Em 1549, a caravela Galga trouxe bois, carneiros, cabras e cavalos de Cabo Verde e dos Açores para a sede do Governo Geral, em Salvador. Daí em diante, a Coroa Portuguesa passaria a enviar remessas anuais de gado rústico e mestiço, destinados ao trabalho nos engenhos de açúcar, arado e tração.
Animal foi trazido para o Brasil pelos portugueses.
Os principais tipos de criação de gadoExtensiva. A pecuária extensiva, um modelo mais tradicional, é aquela que utiliza grandes áreas de pasto para a criação. ... Semi-intensiva. A produção semi-intensiva é aquela que busca equilibrar o uso de confinamento e pasto. ... Intensiva.
O que representa a mãe na constelação familiar?
Quais são as fases do rigor mortis?
Por que trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil?
Qual é a nota mais difícil de cantar?
Como lucrar com compra e venda de ações?
Quais são os efeitos Fisiologicos da drenagem linfática?
Como saber quem se oxida é quem se reduz?
Como saber quem sofre redução é oxidação?
Como trabalhar identidade no berçário?
Como funciona o porte de arma para PM?
Como ver o perfil de alguém que me bloqueou?
Para que serve o mestrado e doutorado?
Qual a importância de trabalhar as frutas na educação infantil?
Como saber quem Descurtiu sua página no Facebook?
O que fazer quando recebe a carta de suspensão do direito de dirigir?
Como saber quem me ligou quando meu celular estava desligado vivo?