Visão, um dos cinco sentidos
A órbita, os cílios, as pálpebras, a conjuntiva e as glândulas lacrimais ajudam a proteger os olhos.
As pálpebras são dobras finas de peles, superior e inferior, que protegem os olhos, Figura 1.
No ser humano, a membrana nictitante é uma protuberância cor-de-rosa no canto interno medial dos olhos, que já não tem mais as funções originais.
Córnea: é a parte transparente do olho, constituída por uma fina e resistente membrana. Tem como função a transmissão de luz, refração e proteção do sistema óptico. Coroide: é uma membrana rica em vasos sanguíneos, responsável pela nutrição do globo ocular.
Retina. A retina é a parte do olho onde se formam as imagens daquilo que é visto. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as informações para o cérebro através do nervo óptico. As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes.
E se temos pouca melanina, o olho é mais claro! E você já reparou que quando olhamos nos olhos de uma pessoa, percebemos que no meio da íris existe um círculo preto? Este círculo é a pupila, ela controla a entrada de luz nos nossos olhos para que possamos enxergar.
A estrutura interna dos olhos é complexa e funciona perfeitamente para garantir a captação de luz e interpretação das imagens. O olho é o órgão do sentido que está relacionado com a captação de imagens e percepção da luz. É por meio dessa estrutura que conseguimos ver o ambiente em nossa volta e, consequentemente, evitar situações de perigo.
Estruturas do olho humano Os principais componentes do olho são: Esclera : é uma membrana fibrosa que protege o globo ocular, sendo vulgarmente chamada de o “branco dos olhos”. É recoberta por uma membrana mucosa, delgada e transparente, denominada conjuntiva.
Anatomia do olho humano. Ilustração: BlueRingMedia / Shutterstock.com [adaptado] Uma camada externa e densa de tecido conjuntivo fibroso denominado esclera, a parte “branca” do olho. Na parte anterior é transparente e saliente, recebendo o nome de córnea, uma camada que cobre a íris.
Segundo Tirapelli, “a membrana mais externa das três é chamada de dura-máter, seguida da aracnóide, que recebe esse nome pela estrutura ser parecida a uma teia de aranha, e a pia-máter, que fica junto à superfície do sistema nervoso central”.
Como acompanhar entrega dos Correios em tempo real?
Como achar vazamento de gás em fogão?
Onde encontrar valor venal do imóvel?
Como é que é a folha do almeirão?
Como saber onde está o portal do The End?
Como descobrir o valor venal de um imóvel Curitiba?
Como é a palavra Subi no ônibus de trás para frente?
O que é a legenda de uma imagem?
Qual é o modo prático de fazer a tabuada do 10?
Como é dentro da bolsa de um canguru?