Os epidídimos são canais localizados no interior da bolsa testicular (escroto) e são os responsáveis por armazenar os gametas. Algumas doenças podem causar a infertilidade masculina, afetando estruturas essenciais no processo até a formação de um novo ser.
O epidídimo é uma estrutura do sistema reprodutor masculino, tubo espiralado, altamente contorcido, responsável pelo armazenamento dos espermatozoides. É localizado no saco escrotal e é parte essencial do processo de reprodução. Os gametas masculinos são produzidos nos testículos e é nos epidídimos que eles amadurecem.
As causas mais comuns da epididimite são as bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis em homens mais jovens e adolescentes, e os bacilos coliformes Gram-negativos nos homens mais velhos. A sensibilidade afeta o epidídimo e muitas vezes o testículo.
O epidídimo estende-se longitudinalmente na borda posterior do testículo. Ele apresenta uma dilatação superior que ultrapassa o pólo superior do testículo, que é denominada cabeça; um segmento intermediário que é o corpo e, inferiormente, uma porção mais estreitada, que é a cauda do epidídimo.
O epidídimo é um tubo longo enrolado sobre si próprio que serve de conduto ao transporte de espermatozóides dos testículos para os canais deferentes. É nele que os espermatozóides amadurecem e adquirem as suas funções de motilidade progressiva e capacidade de fecundação.
29 curiosidades que você vai gostar
A cabeça do epidídimo recebe espermatozoides através dos dutos eferentes do testículo. A concentração de esperma aqui está diluída. O corpo (Corpus). Durante a passagem pelo corpo do epidídimo os espermatozoides amadurecem.
Ao mesmo tempo que pode provocar infertilidade, se não for tratada, a epididimite pode ainda causar outras complicações, entre elas a inflamação dos testículos, condição conhecida como epidídimo-orquite, e a formação de abscesso na região escrotal.
A epididimite e a orquiepididimite são diagnosticadas por exame físico, exame de urina e, às vezes, por ultrassonografia com Doppler. O tratamento inclui antibióticos por via oral, repouso no leito, analgésicos e aplicação de bolsas de gelo sobre o escroto.
Entre as principais complicações da epididimite aguda que não foi convenientemente tratada, está o risco aumentado de desenvolver abscessos que exigem intervenção cirúrgica e, num número menor de eventos, pode levar à infertilidade masculina.
Vermelhidão e inchaço do escroto; Ínguas na virilha; Dor durante o contato íntimo ou ao urinar; Presença de sangue no sêmen.
Geralmente na epididimite o mais comum é o paciente sentir dor testicular , vermelhidão e endurecimento localizado no testiculo acometido. O tempo para haver melhora da sintomatologia dependerá da gravidade da infecção. De forma geral, em até 15 dias os sintomas estão resolvidos.
Como a epididimite é uma doença causada, normalmente, por bactérias, o tratamento é feito à base de medicamentos antibióticos prescritos pelo médico. Todo o processo dura cerca de três meses para tratar completamente a doença.
Epididimite é o nome que damos à inflamação do epidídimo, estrutura tubular localizado na parte posterior dos testículos (se você não sabe o que é o epidídimo, mais abaixo explicaremos com detalhes). Já a orquite é termo utilizado para descrever uma inflamação em um ou ambos testículos.
Sinal de Prehn: alívio de quadro doloroso ao elevar a bolsa testicular do lado afetado. Não é patognomônico.
Como tratamento sintomático, pode-se indicar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno 600 mg, de 8/8 horas. Tratamentos não farmacológicos incluem elevação do escroto com suspensórios, aplicação de gelo no local e repouso.
A bolsa escrotal, além de proteger os testículos, tem a função de manter a temperatura deles em torno de um grau abaixo da temperatura corporal, fundamental para que ocorra a produção dos espermatozoides.
Reconhecemos como órgãos internos pertencentes ao sistema reprodutor masculino: o testículo, o epidídimo, o ducto deferente, ducto ejaculatório e a uretra, além das glândulas acessórias. Essas glândulas são responsáveis por produzir secreções que, junto com os espermatozoides, formam o sêmen.
As células de Leydig ou células intersticiais de Leydig são células que se encontram entre os túbulos seminíferos, no interstício dos testículos. Produzem a hormona testosterona, quando estimuladas pela hormona luteinizante (LH). Possuem um núcleo vesicular e arredondado e um citoplasma granular.
Dor que aumenta com o movimento, inflamação e inchaço que podem começar em um dos testículos e alcançar o outro, febre, mal-estar, calafrios, vômitos, náuseas, taquicardia, pele avermelhada (edema) na região do escroto, sinais de sangue no sêmen e na urina, dor durante o ato sexual, dificuldade de ereção e secreção ...
A orquite é a infecção dos testículos, mais frequentemente provocada por um vírus como o da caxumba.A orquite é geralmente causada por um vírus.O testículo incha e fica dolorido.A orquite é diagnosticada por meio de exame médico e exame de urina.
A orquite viral pode ser provocada pela caxumba, nos homens que a adquirem na puberdade, durante a evolução da doença. A orquiepididimite pode ser transmitida através de DSTs (doenças sexualmente transmitidas) como a gonorreia e a clamídia.
Embora as chances sejam pequenas, a epididimite também pode causar infertilidade e, portanto, deve ser tratada assim que diagnosticada. Dessa forma, é muito importante estar atento aos sintomas.
Durante o tratamento, o paciente não deve manter relações sexuais. Quando a orquite é provocada por ISTs, os parceiros também deverão ser submetidos ao tratamento.
A dor crônica nos testículos é aquela que já dura há mais de 3 meses e pode ser causada por duas situações, como varicocele e a hidrocele.
Os principais sintomas relacionados à inflamação dos testículos são:Ejaculação com sangue;Urina com sangue;Dor e inchaço nos testículos;Desconforto ao manusear os testículos;Sensação de peso na região;Sudorese testicular;Febre e mal estar.
O que fazer com um pai ausente?
Quem pode averbar tempo de serviço?
Quais os celulares mais vendidos 2021?
Quais são os membros de uma diretoria?
Qual fruta comer com candidíase?
Quais os requisitos para caracterização do cargo de confiança?
Quais são todas as funções orgânicas?
Qual a articulação intervertebral?
Quantas partidas da MD10 para ser ouro no LoL?
Quais são os sinais que identificam a disfunção denominada de estrias?