O envelhecimento afeta a massa muscular e a força, densidade óssea, e pode fazer com que as articulações fiquem mais rígidas e menos flexíveis devido à redução da espessura da cartilagem.
Acontece uma perda de massa óssea que é caracterizada pelo desequilíbrio no processo de modelagem e remodelagem. As articulações sinoviais sofrem alterações nas cartilagens articulares. Com o aumento na espessura das fibras colágenas, a cartilagem torna-se mais fina e com rachaduras e fendas nas superfícies.
Conclui-se que as principais alterações encontradas no sistema musculoesquelético decorrentes do processo de envelhecimento normal são: a redução da massa óssea e muscular, diminuição da força, potência, resistência e flexibilidade muscular.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos apresentam osteoartrite. “É muito mais comum nos idosos devido ao envelhecimento da cartilagem, um processo degenerativo natural do nosso corpo”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.
O principal local onde o processo ocorre é o crânio, com o desaparecimento de articulações específicas entre os ossos, que são denominadas suturas. Esse processo normalmente ocorre a partir da quarta década de vida, como processo natural e diminui a capacidade de absorção de choques pelo crânio”, explica.
39 curiosidades que você vai gostar
A parte superior de cada osso sofreu alteração em sua densidade e passou a ter massa mais reduzida se comparada com a inferior. A concavidade aumentou em toda a extensão. Então, o encolhimento que vem com a idade tem como causa mudanças nos ossos mesmo e não nos discos entre eles.
Alguns tipos de artrite são: artrite reumatoide, artrite gotosa (gota), osteoartrite (artrose), artrite psoriática, artrite séptica (VOLPON, 2014). Doenças crônico degenerativas estão relacionadas ao envelhecimento e causam limitação funcional, sobrecarregando família e sistema de saúde.
O envelhecimento afeta a massa muscular e a força, densidade óssea, e pode fazer com que as articulações fiquem mais rígidas e menos flexíveis devido à redução da espessura da cartilagem.
A principal causa da osteoporose é o envelhecimento. Assim como o passar dos anos envelhece a pele, trazendo as rugas com a diminuição do colágeno, os ossos perdem cálcio, os poros aumentam e acarretam um risco maior de fratura.
Na terceira idade as doenças mais frequentes são do aparelho circulatório e respiratórioDoenças cardiovasculares: Infarto, Angina, Insuficiência Cardíaca.Derrames (Acidente Vascular Cerebral – AVC)Câncer.Pneumonia.Enfizema e Bronquite Crônica.Infecção urinária.Diabetes.Osteoporose.
No indivíduo idoso o músculo se torna menor e fraco, a perda da massa muscular se mantém constante entre 1-2% ao ano, a partir dos 50 anos, e a área de secção transversa tem uma redução de 25-30% e a força 30 a 40%, por volta do 70 anos (MCARDLE, VASILAKI et al.
Os tipos de fibras musculares também são afetados pelo envelhecimento. O número de fibras musculares que contraem mais rapidamente diminui muito mais do que o número de fibras musculares que contraem lentamente. Dessa forma, os músculos não são capazes de contrair tão rapidamente na velhice.
De acordo com Correia et al (2006) durante o processo de envelhecimento verificam-se importantes alterações no sistema neuromuscular que se traduzem numa tendência para atrofia muscular, conhecida por sarcopenia, e se manifestam numa redução de capacidades como a força máxima, a potência, a velocidade, a flexibilidade ...
Alterações fisiológicas que ocorrem no aparellho locomotor devido ao envelhecimento como perda de massa muscular, perda do equilíbrio corporal, diminuição da massa óssea e osteoartrose causam limitações às atividade da vida diária do idoso, comprometendo sua qualidade de vida e o tornando mais frágil e dependente.
Nos adultos a osteoporose e osteopenia estão relacionadas à perda dos hormônios sexuais (menopausa e andropausa) e ao envelhecimento em si. Nas crianças e adolescentes, a osteoporose quase sempre ocorre como decorrências de outras doenças.
Em torno dos 50 anos de idade, os alvéolos começam a perder elasticidade. Uma diminuição na capacidade vital ocorre com a perda da mobilidade da parede torácica, restringindo assim, o fluxo de ar corrente. A quantidade do espaço morto respiratório aumenta com a idade.
A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos. A doença, caracterizada pela diminuição da massa óssea, faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando a possibilidade de fraturas.
Assim, a saúde óssea do idoso é um fator importante a ser considerado no contexto de saúde-doença. Muitos estudos têm demonstrado que o consumo adequado de cálcio ao longo da vida previne doenças como a osteoporose, hipertensão arterial, obesidade e câncer de cólon.
A osteoporose é causada principalmente pela redução nos níveis do hormônio estrogênio, que faz com que o depósito de minerais e cálcio nos ossos não aconteça mais com tanta efetividade, resultando no enfraquecimento dos ossos.
Os ossos estão em um ciclo contínuo de desgaste e renovação. Perder alguma massa óssea com a idade é inevitável, mas o índice dessa perda é diferente em cada indivíduo. ... Com o envelhecimento, perde-se mais osso do que se produz e como resultado eles se afinam e começam a ficar cada vez mais suscetíveis a fraturas.
A redução da força estática e dinâmica, da endurance muscular e da mobilidade aumenta também os riscos de acidentes e lesões do aparelho locomotor.
Envelhecimento, nos seres humanos, é o processo de desgaste do corpo (ou das células), depois de atingida a idade adulta. As causas do envelhecimento ainda não são totalmente conhecidas; teorias propõem que acúmulo de danos (por exemplo, mutações no DNA) possa causar aumento de falhas no organismo.
As principais doenças que causam dores articularesArtrite Reumatoide. Entre as mais conhecidas das doenças que afetam as articulações, está a artrite. ... Artrose. No segmento, ela é também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite. ... Lúpus. O lúpus faz parte do grupo de doenças denominadas autoimunes. ... Tendinite. ... Luxações.
As doenças articulares podem prejudicar muito a qualidade de vida das pessoas.
...
Doenças articulares: como funciona o tratamento?Artrose. É muito confundida com a artrite, mas não se trata da mesma condição. ... Artrite. ... Reumatismo. ... Artrite séptica. ... Febre reumática.
As doenças crônicas que mais afetam os idosos são a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), Osteoartrite, as doenças neurodegenerativas, como, por exemplo, a Doença de Alzheimer e a Doença de Parkinson, as pneumopatias crônicas, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, e o câncer.
Quais os fatores etiológicos da doença periodontal?
Tem como abrir um processo pela internet?
O que acontece se perder passaporte no exterior?
O que colocar na inalação para bronquite?
O que é nosso número no boleto Santander?
Como configurar os botões do teclado?
Qual a melhor forma de tomar Boldo?
Porque as pessoas agem por impulso?
Qual a diversidade do povo brasileiro?
Quais os benefícios da terapia manual?
Qual é a fonte de energia que os seres vivos obtém para sobreviver?
Qual a maneira mais fácil de engordar?
Como fazer o Google voltar funcionar?