O Entrópio é uma condição onde as margens palpebrais apresentam-se invertidas, em direção ao globo ocular. O atrito dos cílios e também da pele sobre a córnea e conjuntiva provoca sintomas irritativos e lacrimejamento, podendo chegar a quadros graves de úlceras perfuradas, inclusive com perda do globo ocular.
Tratamento de entrópio e ectrópio Em pessoas com entrópio ou ectrópio, colírios lubrificantes (lágrimas artificiais) e pomadas lubrificantes oftálmicas (para uso na hora de dormir) podem ser usadas para manter o olho úmido e aliviar a irritação.
Causas: Flacidez muscular ou dos tendões: com o passar dos anos, os músculos das pálpebras tendem a afrouxar e os tendões a se alongar. Esta é a causa mais comum de entrópio. Cicatrizes ou cirurgias prévias: queimaduras químicas ou por trauma ou cirurgias podem distorcer a pálpebra evertendo-a.
A oculoplastia ou plástica ocular é um procedimento cirúrgico com finalidade estética e restauradora. É indicada para tratar vários problemas das pálpebras, entre os quais o entrópio e o ectrópio. Um método para corrigir o entrópio e o ectrópio é a blefaroplastia, que é a cirurgia das pálpebras.
Nos pacientes com entrópio involucional (senil) é realizado um “encurtamento” da pálpebra inferior através de um corte cirúrgico realizado no canto lateral com pontos de fixação e remoção de parte do músculo orbicular com objetivo de restabelecer a pálpebra para sua posição correta.
Resumo: O entrópio consiste na inversão ou dobra das pálpebras, onde os cílios atritam constantemente com a córnea, levando ao desconforto ocular, epífora, blefaroespasmo, ceratite ulcerativa, dentre outros sinais.
Pode ser causado por uma série de condições como blefarites (inflamação da borda da pálpebra), dermatite atópica, dermatite seborreica, tumores da pálpebra, radioterapia prévia, hipotireoidismo, hipertireoidismo, Vogt-Koyanagi-Harada, lúpus, infecções por herpes zoster, sífilis, lepra e tracoma.
Situação patológica em que não se pode fechar completamentea pálpebra superior, o que pode levar à formação de queratite e de úlceras da córnea, por deficiente lubrificação da superfície ocular pelo líquido lacrimal.
A cirurgia de entrópio visa apertar a pálpebra e impedir que ela role para dentro. A cirurgia exata de que seu cão precisa depende da gravidade do entrópio. É possível que seu cão precise de mais de uma operação para curar o problema. Saiba mais sobre cirurgia veterinárias.
O entrópio é um distúrbio que faz com que as pálpebras rolem para dentro em direção ao olho. Pode afetar a pálpebra superior, a pálpebra inferior ou ambas as pálpebras. Um ou ambos os olhos podem ser afetados.
Outro tipo comum de entrópio em cães é o entrópio espástico (espasmos musculares fazem com que as pálpebras esfreguem contra os olhos). Esse tipo de entrópio geralmente se correlaciona com outros problemas oculares, que geralmente são dolorosos, como um corpo estranho no olho ou lesão ou dano à córnea.
O que é uma transformação isotérmica e qual sua equação?
Como é o processo de precificação?
Qual é o gênese do serial killer?
Como e por que a globalização ocasionou na década de 1990 um alto índice de desemprego no Brasil?
O que acontece se eu ficar 48 horas de jejum?
Como faço para entrar em sites de outros países?
O que as águas vivas se alimentam?
Quando é necessário fazer uma gastrostomia?
O que significa a cebola na macumba?
O que a cor amarela causa nas pessoas?
Quantos litros tem o tanque do Corolla 1.8 2005?
Quem tem hanseníase se aposenta?
Qual hortaliça dá mais dinheiro?
Por que a Lua não cai sobre a Terra?
Qual o primeiro esporte das Olimpíadas?
Quanto de sal vai na fritadeira elétrica?